PplWare Mobile

Fundador da Waze: “A nova geração não vai aprender a conduzir”

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Jorge says:

    Ainda bem, assim acaba-se de vez com os incidentes e acidentes provocados pelas labregas e pelos labregos que conduzem com o focinho virado para o “smartphone”.

  2. SANDOKAN 1513 says:

    ” “Não vamos conduzir carros, talvez apenas nos meios rurais. A nova geração não vai conduzir, nem vão aprender a conduzir”. As cidades do futuro vão ser dominadas por carros e autocarros autónomos sem condutor.” Muito preocupante, sem dúvida. Carros autónomos ?? Autocarros autónomos ?? Eu não me estou a ver a andar nisso. Isto se chegar a essa altura da minha vida.

  3. GeekFan says:

    Eu não gosto de conduzir, para mim tá optimo. Qual o interesse em saber conduzir? Antigamente e hoje em dia é preciso saber conduzir para nao provocar acidentes

  4. GeekFan says:

    Eu não gosto de conduzir, para mim tá optimo. Qual o interesse em saber conduzir? Antigamente e hoje em dia é preciso saber conduzir para nao provocar acidentes

    • Vitolas says:

      Tal como para fazer qualquer coisa na vida é necessário se saber o que se está a fazer para não fazer asneira, que teoria.

      O simples ato de conduzir é das coisas que mais faz mover o mundo de hoje em dia, queres um exemplo? Vai ver como foi quando os motoristas de pesados de mercadorias fizeram só dois ou três dias de greve.

  5. AlexS says:

    Totalitarismo continua avançar com a tecnologia.

  6. Cláudia Santos says:

    Conduzir é apenas “mais uma” coisa que estas novas gerações inúteis nunca vão conseguir fazer. Mas o Mc vai dar-lhes trabalho certamente. Estou super ansiosa para poder explorar estas gerações de cérebros de feijão.

    • R. Gomes says:

      Infelizmente, nem isso as novas gerações irão fazer, porque a inteligência artificial irá tirar boa parte dos seus empregos. As novas gerações ficarão abstraídas de tudo, não haverá sequer grande interesse em que participem de forma ativa na sociedade, porque se não tiverem alguma forma de poder, serão na realidade apenas objetos de diversão Hoje deixam de trabalhar, amanhã deixam de conduzir e com o tempo deixarão de pensar, porque até os livros serão censurados à luz das “novas moralidades”. A modernidade será o motor das novas ditaduras mundiais, as pessoas passarão a ser inúteis para tudo, vendendo-se a felicidade em potes de vida virtual.

      • JL says:

        E vocês são diferentes deles em que aspeto ?

        • R. Gomes says:

          Em tudo. Desde a vivência que não mais passará a existir, passando pela consciência do futuro que se avizinha até ao facto de ter visto vários mundos para além do ocidente.

          • JL says:

            LOOL, ena,. até já andou por outros mundos. muito bom.

            Por acaso eles até são mais inteligentes que os mais velhos, pois recebem mais informação e não perdem tanto tempo a decidir.

            Ou seja, o ser humano evolui, e por isso quando mais anos passam mais inteligentes são e mais capazes ficam, o resto é a mania dos mais velhos se acharem superiores em tudo.

        • R. Gomes says:

          Vale mais andar por muitos mundos do que não andar por nenhum. É chamada a lei das compensações e a vida tem muitas assim.
          No fundo, existem aqueles que irão comentar com uma bola de cristal, arranjada num qualquer bazar chinês, ao fundo de uma esquina de rua, enquanto outros haverão que vêem nas nuvens os sinais do tempo. Mas os que compram bolas de cristal a pilhas, não podem nunca entender os que vêem o tempo através das nuvens. Lá está a tal lei das compensações.

          • JL says:

            Quem comentou com uma bola de cristal foi você, repare bem:

            “Infelizmente, nem isso as novas gerações irão fazer, porque a inteligência artificial irá tirar boa parte dos seus empregos. As novas gerações ficarão abstraídas de tudo, não haverá sequer grande interesse em que participem de forma ativa na sociedade, porque se não tiverem alguma forma de poder, serão na realidade apenas objetos de diversão Hoje deixam de trabalhar, amanhã deixam de conduzir e com o tempo deixarão de pensar, porque até os livros serão censurados à luz das “novas moralidades”. A modernidade será o motor das novas ditaduras mundiais, as pessoas passarão a ser inúteis para tudo, vendendo-se a felicidade em potes de vida virtual.”

            Portanto, ou bola de cristal ou máquina do tempo……

            Lei das compensações ? LOOOOL, gostei dessa parte, bom humor.

      • Zé Fonseca A. says:

        Captain fantastic está à distância de um bosque perto de si

      • R. Gomes says:

        Eu estou a usar a mesma bola de cristal que tu usas. O que te faz pensar que o teu positivismo é mais científico que o meu negativismo? Nem sei bem se o teu humor vem do facto de me estares a responder a mim e não o contrário, ou se pelo simples facto de eu poder usar tantas bolas de cristal, como o número de reflexos de uma sala de espelhos. Podia basear-me em Aldous Huxley, George Orwell ou Ray Bradbury… Podia falar das estatísticas modernas, na demissão de Sam Altman ou a estratégia militar chinesa assente na robotização. Podia falar sobre Geoffrey Hinton ou Stephen Hawking… E que eu veja, até agora só vi “Lols” da tua parte. Deve ser por isso que me vou abstrair da magnetização do poder de idiotice que leio do lado contrário.

        • JL says:

          Eu fiz previsões onde ?

          Só fiz uma pergunta.

          Então esses também vão ao futuro e voltam ?

          O Stephen Hawking também faz previsões de futuro ? LOOOOL

          Claro que só vê “lols” meus, eu não uso bola de cristal.

          Magnetização do poder ? boa, gostei dessa também, lol.

          • R. Gomes says:

            Então se não usaste, não estás a responder a nada, logo, a tua opinião vale o mesmo que uma pinha na lareira…

            E tens a certeza que o Stephen Hanking não foi só uma das mentes que colocou em questão do surgimento de uma inteligência artificial? Não? Tens a certeza? Absoluta? Vai lá fazer uma pesquisasinha na internet. Vai lá. Eu dou uma pequena ajuda.pesquisa por coisas de há mais de 10 anos e verás como tens andado perdido nesta vida.

          • JL says:

            Colocar a questão é diferente de estar aqui a fazer previsões disto e daquilo.

            Eu não perco tempo a pensar no futuro, mas no presente, para quê no futuro não me arrependa…

          • R. Gomes says:

            Mas não foi colocada nenhuma questão. Pelo menos pertinente, porque tirando palha nada acrescentaste ao tema, tirando fundamentos atirados ao vento, sem qualquer fundamento. Mais, vê-se que discutes sem qualquer conhecimento de nada, nem percebo porque raio te expões desta forma aqui…

          • JL says:

            Fundamento sobre o quê? É preciso fundamento do que é viver o presente ?

            E você acrescentou alguma coisa com previsões sem sentido ?

            Conhecimento do futuro ? Agora acertou em cheio, mas isso é algo que nos toca a todos.

  7. R. Gomes says:

    Fundamento sobre o tema que está a ser falado, a Inteligência artificial e a forma como ela se posiciona na vida da sociedade. Não saber sequer que Stephen Hanking era um dos principais questionadores da própria inteligência artificial, lançando vários artigos sobre o tema, é uma forma de pura heresia à intelectualidade. Basta usares o cérebro e o tio Google dá-te logo a resposta, portanto, antes desta tua figura, já te tinhas poupado a muito.

    Pior ainda é a questão da futurologia, como se grande cérebros pudessem ser colocados numa posição de cartomantes e não houvessem casos de grandes personalidades estarem à frente do seu tempo. Como se Aldous Huxley fosse um mero astrólogo e não tivesse escrito durante a década de 30, uma das obras que mais impacto tiveram na sociedade. E que ainda hoje está perfeitamente atual, usando exemplos tão modernos, como é o caso do surgimento dos úteros artificiais, a integração da inteligência artificial em ferramentas laborais e artísticas, a forma como pode ser manipulada e usada de forma errada até a própria cibersegurança que hoje é um árduo desafio.

    É engraçado esta tua divagação sobre futurologia, porque acho que ninguém entende exatamente o que estás a fazer… Não tens uma bola de cristal, mas falas muito sobre futurologia, sendo o tema introduzido por ti, sem tu próprio saberes bem porquê. Simplesmente vieste aqui atirar um disparate como quem atira um foguete e espera que rebente… A tua ideia era ser engraçado, nunca foi outra coisa.

    Estás a falar de um tema sem dizer rigorosamente nada, sem acrescentar qualquer rigor científico, sem adicionar nada verdadeiramente palpável, mas pior ainda, faltando à verdade no rigor do conhecimento, o que é muito grave e mostra como acesso à informação não é a mesma coisa que deter conhecimento. Não tens qualquer conhecimento sobre o que falas, nem do passado, quanto mais do futuro, nem cabe na cabeça de ninguém esta tua desconversa. Num só post meu revelo mais ingredientes de estudo do que tu na soma de todos os teus posts… Sinceramente… Nem sei para que preço tempo com um tonho…

    • JL says:

      Eu não me dirigi a si sobre esse tema, veja lá bem onde lhe coloquei uma questão ao qual você não respondeu..

      • R. Gomes says:

        Dirigir-se sim.
        E eu não tenho que lhe responder a nada. Respondi na sequência do comentário anterior, não seu, portanto, o seu tempo se antena expirou. Leia qualquer coisa para ver se aprenda algo. Passar bem.

        • JL says:

          Eu leio, e bastante, até comentários sem nexo como o seu.

          Passe bem, bom domingo.

          • R. Gomes says:

            Nota-se… Sim, sim…
            A começar pela ilha do tesouro, naquela fase do pirata que entra na estalagem… Ho Ho Ho! 15 homens no baú do morto! Ho Ho Ho! E uma garrafa de rum!

            Adeus, adeus!
            Arrivederci!!!

          • JL says:

            Então viu isso num dos mundos que visitou ?

          • R. Gomes says:

            Não! Fiz, algo que nunca fizeste!!! Fui aos confins da cultura a e li a ilha do tesouro de Robert Louis Stevenson… Ai se soubesses o que é… Até me senti o Hucklebey Finn a percorrer a Geórgia com o seu amigo… Só faltava ouvir Geórgia in my mundo do Ray Charles.

            É claro que a inteligência artificial te daria todas essas respostas, bastando para isso usar o copilot… Mas nem assim…

          • JL says:

            Ah, e com isso descodifica e prevê o futuro, boa. E encontrou o tesouro ?

            Não entendo onde foi buscar a inteligência artificial para este artigo, quando nada tem a ver esse assunto. LOL

          • R. Gomes says:

            Não? Queres um desenho? Se quiseres explico-te como tem funcionado em parte a programação de plataformas com a inteligência artificial ou achas que os carros vão conduzir sozinhos por milagre do Espírito Santo… Ai eu estou adorar cada calinada que dás… Coitadinho não sabe o que é machine learning, inteligência artificial ou blockchain. Achou que vinha aqui meter-se comigo e cavou um buraco do tamanho do conto de fadas do Stephen King. Ai minha nossa, agora é caso para dizer lol mas bem grande. Isto vai ficar guardado nos anais da internet. Obrigado JL por nos proporcionares nome tia tão hilariantes. Vou batizar a tua alcunha: o tonho!

          • JL says:

            Os carros não precisam de inteligência artificial para conduzirem sozinhos.

            Pode fazer um desenho, mas isso é algo ridiculo de explicar a um programador. Haha

            E também não precisam de machine learning nem nada dessas tretas, só precisam de saber o código e pouco mais.

            Pode chamar lhe o nome que quiser, essa é a prova que me está a tentar intimidar porque tem argumentos.

          • JL says:

            *intimidar-me porque não tem argumentação.

            Fique bem.

      • R. Gomes says:

        Que parvoíce enorme acabaste de dizer. Mas é um disparate tão colossal que devem haver ossadas a darem cabeçadas dentro dos túmulos. Os carros não conduzem totalmente sozinhos, essa afirmação é falsa, embora possas ver um carro a fazer má obras sozinho. Isso acontece porque os carros são equipados por um piloto automático, mas à semelhança do que acontece com os aviões, os carros não tomam decisões. Nunca poderiam, porque para isso é necessário uma entidade evolutiva que analise hipóteses e faça uma escolha, como é o caso da inteligência artificial.

        Ora, se fosses menos tonho e tivesses o cuidado de pesquisar, coisa que não sabes efetivamente saber, saberias de antemão que a responsabilidade do piloto automático é totalmente humana. Se um erro ocorre, o piloto automático desliga. Se digitares um comércio errado, o piloto automático desliga-se. E tal como disseste, o piloto automatico segue efetivamente instruções, sendo o ponto da questão, a cão é humana, acontecendo em tenpo-real ou calculada por antecipação. A programação é feita por humanos, o que significa que existe toda uma pré-programacao que determina um conjunto de comportamentos definidos, mas nunca relega a responsabilidade à máquina.

        O que estás a dizer é um disparate autêntico, não é comparável e demonstra um nível de ignorância a toda a prova. Os projetos do futuro envolvem exatame te a possibilidade de ligar a inteligência artificial ao próprio modo de piloto automático, precisamente para relegar a responsabilidade para a máquina e não depender diretamente do ser humano. Isso sim é condução automática, algo que um modo automático só por si não poderia fazer porque não foi compelida para essa função.

        Outro exemplo claro disso é o facto da própria Tesla querer integrar a inteligência artificial nos seus carros. Ora se os carros conduzem sozinhos, como disparatamebte dizes, então porque raio iria o dono da empresa introduzir inteligência artificial neles? Não é preciso muito para se perceber a razão, porque o que dizes é falso.

        Ora se a noticia diz que as gerações futuras não precisarão de aprender a conduzir, isso significa que o foco da responsabilidade irá para a inteligência artificial,algo que não açontece neste momento, senão, o título da notícia seria outro… Isso é óbvio!

        Se estás tão certa da babuzeira que dizes, agarra num Tesla e testa a condução em modo automático numa estrada de serra. Se reparares, o carro conduz, mas não a dada altura emite avisos aos condutor. Na realidade se a estrada for bastante cinuosa, o próprio carro está programado para alertar o condutor da sua necessidade intervenção.

        Por isso, mais uma vez, digo-te, deixa de fazer estás figuras. Podes consultar na internet à tua vontade. Ainda este ano, a Tesla pensa lançar um milhão de carros com inteligência artificial… Por isso faz-nos um favor e poupa-nos dos teus delírios e disparates e analisa as coisas antes de falar.

        • JL says:

          Todos pensam e ninguém lançou.

          Mas onde falam no artigo nesse assunto.

          Mais uma vez digo: para conduzir precisa de AI para quê? Vai aprender novas formas de conduzir ?

          Num futuro os carros comunicam entre eles, logo todas as situações são previsíveis.

          Deixe o entusiasmo para outros assuntos, eu só impliquei consigo sobre a sua enorme presunção sobre os demais, e que cusiosamente continua.

          • R. Gomes says:

            Eu já respondi à questão. Há muito tempo.

            Não preciso de provar que são falsas, porque até uma criança pode atestar isso. O google dá-te esses resultados, muito antes de te explicar alguma coisa. É simples, agarras em tudo o que disse e pesquisas na Internet, nada é inventado.
            Até se quiseres digo-te que a tesla tem um repositório na GitHub que podes fazer donwload de ficheiros e que podes colocar o carro a tocar e a acender luzes sozinhas, etc, etc… Isso é inteligência artificial? Não. O artigo tem alguma coisa haver com inteligência artificial? Sim tem tudo, pois o dono da Waze esclarece o seu pensamento durante o artigo e toca muitas vezes no assunto. Stephen Hawking era cartomante? Não, mas fez diversas artigos a falar sobre inteligência artificial e os perigos da mesma, ainda em 2018 tens algo sobre isso. Os carros e aviões conduzem sozinhos? Não na realidade. O que existe é um conjunto de algoritmos que permite processar um conjunto de instruções com base num cenário controlado. Mas se houver uma só variável que saia fora da programação, depende diretamente da intervenção do ser humano, isto para além de não mudar o código fonte do sistema, a não ser que alguém o faça e atualize os repositórios oficiais.

            Não estou minimamente chateado.
            Estou adorar a tua figura, ainda por cima ela fica visível, bem à vista de todos ou não fosses tu o “Tonho”. loool

          • JL says:

            Não precisa ou não consegue ?

            Esse ficheiro faz parte do software do carro, que isso tem a ver, serve para gerar um ficheiro que se carrega no carro para fazer isto:

            https://pplware.sapo.pt/motores/wtf-700-carros-tesla-a-dar-show-de-luzes-e-recorde-mundial-video/

            Não, o homem waze diz isto, não leu ?

            “Uri Levine referiu que só uma rede de transportes completa, rápida e gratuita vai conseguir tirar carros das cidades. O fundador da plataforma Waze acredita também que “Não vamos conduzir carros, talvez apenas nos meios rurais. A nova geração não vai conduzir, nem vão aprender a conduzir”. As cidades do futuro vão ser dominadas por carros e autocarros autónomos sem condutor.”

            E como já vimos, carros autónomos não precisam de ter AI.

            Stephen Hawking apenas citou em vários artigos que a AI é uma ameaça à existência humana.

            Mais uma vez, não é por intimidar as pessoas que consegue ter razão, nem ser superior a eles, essa até foi a razão da minha intervenção lá em cima.

          • R. Gomes says:

            Lindo!
            ora está a mesmo a ir por onde quero.
            Vamos pegar por partes.

            1 – O link que pôs é apenas um tutorial de como alterar um efeito de animação do carro, mas o repositório do github tem muitas funcionalidades do que está a mostrar. Mais uma vez, tiro pela culatra, deixo a link para que tenha acesso a muitas novidades: https://github.com/teslamotors

            2 – O senhor, não é o homem, porque é feio dizer essas coisas, mas seguindo o seu projeto napoleônico, o senhor Uri Levine disse várias coisas, inclusivamente isto: https ://www.dinheirovivo.pt/empresas/tecnologia/uri-levine-nao-devemos-criar-limitacoes-antes-de-uma-inovacao-existir-17437117.html

            Se quiser ver na realidade, o artigo verdadeiro sobre este assunto, porque muitas noticias daqui têm por base outras fontes de imprensa e servem para uma abordagem sintética das coisas, deixo aqui algo mais completo sobre a mesma noticia:

            https ://sicnoticias.pt/mundo/2023-12-01-A-nova-geracao-nao-vai-aprender-a-conduzir-fundador-do-Waze-e-o-futuro-da-mobilidade-23e2b312

            Repare só na questão que é colocada ao senhor. Repare bem, porque se vir a resposta que acabou de ter amabilidade de partilhar conosco, é na sequência de uma pergunta especifica. Vem na sequência de uma questão sobre inteligência artificial. Essa é a verdadeira fonte desta noticia. Mas se quiser, pode continuar a ler artigos deste senhor que explica a sua visão do mundo com essa tecnologia.

            O senhor Stephen Hawking não só citou, como tem livros lançados por ele, abordando o tema em questão. Tem artigos e mais uma vez vocês continua a cometer o mesmo erro. Parece a Anabela de Malhadas. Veja este artigo traduzido pela BBC brasil: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/12/141202_hawking_inteligencia_pai

            Tem aqui outro artigo de opinião de 2017, sobre o mesmo tema e do mesmo cérebro, obviamente, na revista Galileu: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/11/inteligencia-artificial-pode-substituir-todos-os-humanos-diz-hawking.html

            Mas se quiser uma referência portuguesa sobre o mesmo assunto, podemos dar a conhecer o artigo da visão que utiliza as questões colocadas no livro: “Grandes respostas às grandes perguntas”, lançado precisamente por quem? Stephen Hawking. Portanto, o que está aqui a dizer é totalmente falso e grave. Porque está deturpar a verdade.

            Se quiser até lhe empresto o livro, pode adquiri-lo através da Bertrand ou da Wook. Posso até deixar o link do mesmo.

            Sabe é que no meu tempo tinha que se ir buscar livros. Vai continuar a ser enxovalhado em publico. Vamos passar para a parte das referências literárias? Tem a certeza que quer ir por aí?

          • JL says:

            Tiro pela colatra onde ?

            Eu disse: “Esse ficheiro faz parte do software do carro, que isso tem a ver, serve para gerar um ficheiro que se carrega no carro para fazer isto:”

            e você responde com o link do software para gerar esse ficheiro com exemplos, depois diz que é um tiro pela colatra.

            Realmente está bem informado (NOT). LOL

            2- voltou outra vez a intimidar ? perdeu novamente os argumentos ?

            Totalmente falso como ? eu disse:

            “Stephen Hawking apenas citou em vários artigos que a AI é uma ameaça à existência humana.”

            E você vem com artigos que confirmam isso e diz que eu sou falso ?

            Não está na altura de mudar o discurso de perdedor ?

          • R. Gomes says:

            E é um tiro pela culatra, porque acabei de ter a certeza que você nem sabe o que o link é, para não dizer que o tesla que diz ter, deve estar na terra dos sonhos do Stephen King, depois de ter passado o túnel com morcegos. Se tivesse percebido o tamanho da rasteiro, perceberia exatamente o porquê da resposta soar a ridículo.

            A segunda não é referente ao Stephen Hawking, apeteceu-lhe saltar a questão, porque obviamente que não tinha lido a noticia, só agora percebeu o erro crasso que cometeu.

            A terceira questão, que diz ser a segunda, mas afinal é a terceira, porque nem no rigor de contar segue lógica alguma, você pode reler o que escreveu e passo a citar que “Stephen Hawking apenas citou…”. Ora o argumento que diz é falso, porque o senhor não apenas citou, Na minha terra citar é sinónimo de referir ou citar, o que significa que está a deturpar a resposta oficial, assim como texto que escrevi, porque lhe convém e por desconhecia a existência do livro.

            Continuo a aguardar que me fale tecnicamente de como um automóvel conduz autonomamente sem recurso à inteligência artificial. Vá explica lá qual é a alternativa à inteligência artificial, já que até mudou o nome do nick, naquela altura para não sabe tudo, deduzo que já saiba alguma coisa. Vamos estamos várias pessoas à espera de ler o que vai dizer. Até agora disse zero sobre qualquer matéria técnica, Zerinho… Tanto no funcionamento das coisas, quanto ao sistema operativo do carro, ou até ao funcionamento do mesmo… Você é sinónimo de Tonho e ficará para sempre o Tonho.

          • JL says:

            Você é que não sabe que link é esse, já lhe disse e volto a repetir, é o software que cria o ficheiro da sequencia de luzes que se passa para o carro, quer o link do software ? aqui tem:

            https://github.com/teslamotors/light-show

            Quer que deixe aqui fotos do carro ? que pretende ?

            Eu percebi ? voltei a dizer o mesmo, você é que mudou de assunto. Não se faça desentido.

            Eu digo que o argumento é falso ? onde ?

            De como conduz ? simples, da forma como já o fazem e sem AI, carro não tem nem pode tomar decisões de condução, tem sim de obedecer aos parâmetros que lhe foram impostos, se decidir é tomar ações consoante as condições, e se isso é inteligência artificial, então ela existe desde a criação do primeiro computador seja ele digital ou não, já que tomavam decisões dentro do mesmo processo comparativo de condições…

          • R. Gomes says:

            Então mas diz lá que link é esse?
            Estás a partilhar um link que vem do que partilhei, com certeza sabes o que esse link é? Não és programador? Então? aiiii….

            Não tens um tesla?
            Então já são dois argumentos a teu favor, sabes o que isso é, certo?

            Então diz onde mudei de assunto?
            Tu saltaste uma pergunta, então diz onde está a mudança.

            Dizes que o carro conduz sozinho. Sim senhor, então faz um vídeo demonstrativo e até te pago a estadia no local, se cumprires todos os requisitos. Sais de Lisboa em direção ao Fundão, só com 50% de bateria. O carro tem que fazer uma paragem em 3 povos e só depois segue para o fundão, sempre sozinho. Não podes colocar uma única vez a mão no volante e só podes colocar o cabo no carro quando for necessário carregar, mas o carro tem de ir sozinho abastecer. Nunca podes usar as mãos e o carro nunca pode dar sinal de intervenção do condutor. Mostra, desafio-te.

          • JL says:

            Sei, e já disse várias vezes que link é esse, lamento que não leia ou que não saiba ler.

            Leia o que escreveu e entende logo onde mudou, até foi buscar as luzes do tesla.

            Conduz sozinho nas condições que ele está programado para o fazer, não sabe que na europa ainda não está homologado ou autorizado a fazer toda a condução sozinho ?

            Lisboa – Fundão faço com apenas 1 carga, se sair com 50 % só preciso carregar 20 minutos pelo caminho, conduzir não é colocar o cabo no carro, ou é ?

            Ele não faz a condução sozinho porque isso é proibido, mas onde disse que ele conduz sozinho ?

            Para quem diz que lê muito, nem um texto sabe ler.

          • R. Gomes says:

            Então estás errado. Porque o que disseste não responde à pergunta e como programador deverias saber…

            Eu já li.
            Queres que tire um printscreen do que postaste e por cima do mesmo artigo estar lá Inteligência Artificial e essa resposta ser a sequência do tema? Queres tonho!

            Estás a mentir. Não vais fazer com uma carga, se parares numa terra pelo meio. Tanto faz ser em Alpedrinha, três povos, onde quiseres, os pontos que te dei são propositados. Já sem paragens, chegavas já muito em cima da barreira critica. Eu sei porque já fiz, logo, a pergunta não é inocente. Desafio-te a testares. É que há uma parte que não é possível fazer por autoestrada

            Então afinal voltamos ao mesmo. Não é preciso inteligência artificial, não tem learning machine, o carro não precisa de nada disso para conduzir sozinho. Disseste que o tesla já conduzia sozinho sem esse recurso, portanto, a Tesla e outras marcas vão introduzir inteligência artificial para quê? Até tens acima a dizer que os carros comunicam entre si e que não precisam de nada disso… Se calhar devem fazer ICMP uns aos outros… Ou então ARP… O que te parece? Depois mudas de tema e dizes que não sabes tudo… E os aviões vão ter inteligência artificial para quê se não precisam?

            Os carros, aviões o que tu quiseres, tudo irá obedecer às ordens dos seres humanos, ou supostamente deveria ser assim, porque caso contrário, os seres humanos deixam de ter propósito no mundo. Mas não essa a questão central da inteligência artificial, nem nunca foi. Se as gerações futuras não precisam de aprender a conduzir, é porque são as máquinas a terem o controlo, porque é suposto o ser humano não intervir. Podes ler a própria definição de auto-pilot no google se quiseres e verás que é aí que entra a inteligência artificial. Mais ainda, existem vários casos em tribunal que provam que nenhum carro conduz verdadeiramente sozinho, a tesla por causa de um anuncio que fez tem recebido diversos processos de tribunal com acidentes graves. Podes consultar artigos no Publico, só para citar uma fonte.

            Estou à espera da tua resposta técnica Tonho.

          • JL says:

            Eu já lhe respondi várias vezes, e peço que deixe de chamar nomes, se perde o respeito é porque perdeu a razão.

            Eu sei muito bem qual é a autonomia do carro, tendo ele 200 mil kms, não me venha com histórias que não conheço carro.

            Learning machine não é AI, e eu não disse que não tinha learning machine, é por isso que comunicam entre os datacenters.

            O senhor do artigo fiz que não precisam de conduzir porque:

            “As cidades do futuro vão ser dominadas por carros e autocarros autónomos sem condutor.”

            A tesla não tem AI em nenhum sistema de “auto-pilot”.

            Não vou dar mais nenhuma resposta a quem me ofende.

          • R. Gomes says:

            Loool!

            Vão ser conduzidos por carros e autocarros, como os anões enviados lá dentro… Looool

            Então e diz-me lá, és programador em que? Conta lá.

            E esse Tesla de que cor é o o teu conversor de energia do teu Tesla? Conta lá.

          • JL says:

            Até podem ser autónomos em muitas situações, outras controlados à distância…

            Sou programador em linguagens de baixo e alto nível.

            É amarelo com pintas vermelhas.

          • R. Gomes says:

            Baixo e alto nível? Mas em Ada? Loool

            Então, mas tens ou não tens ou não tens um Tesla. Então é difícil responder-te a essa pergunta?

          • JL says:

            Não sabe o que é programação em baixo nível ?

            Cor de alumínio, já que não é pintado, contente ? Se quiser posso enviar fotos.

            Mas agora fiquei curioso, de que conversor está a falar ? É que ele tem vários, mas são todos da mesma cor. Lol

        • JL says:

          Eu tenho um Tesla e sei como funciona, não é a determinada altura, é quando o seu sistema de câmaras e radares não consegue detectar toda a estrada.

          Não é a AI que vai corrigir isso, são melhores sensores e sistemas de detecção.

          • R. Gomes says:

            E não deteta por duas razões. Primeiro porque os sistemas são imprecisos e segundo porque não têm uma inteligência evolutiva que calcule novos padrões e mude fórmulas que tinha interiorizado. Se tens um Tesla mais me ajudas e mais bárbara é a discussão que colocas. Se no dia a seguir fores para a mesma estrada, o carro comete exatamente o mesmo erro, porque a máquina não muda o próprio código. Ora aí tocaste no ponto crucial, exatamente onde queria que tocasses. Teria que ser um humano a mudar o próprio código e até te digo que como o sistema do carro é Linux, este tipo de programação é mais “fácil” disto acontecer, bastando uma atualização ao próprio sistema diretamente dos seus repositórios. E ponho fácil entre aspas, porque não quero menosprezar o trabalho que dá programar um recurso destes.

            A notícia é na sequência de toda a evolução tecnológica, mas sobretudo na evolução da inteligência artificial. Aí está o teu erro mais uma vez e continuas na persistência de cometer o mesmo erro de não pesquisar e não consultares a informação antecipadamente. O senhor Levine diz exatamente isso nesse artigo. Ele diz que os carros vão ser autónomos precisamente pelo incremento da inteligência artificial. Sem ela, os carros não podem ser autonomos, dependem de ação humano. Acabaste de dar um tiro no próprio pé, porque a noticia completa é exatamente sobre inteligência artificial.

            Não estou a inventar. Desafio-te a procurares na internet e vais perceber que tens estado este tempo todo em erro. Tinhas estado melhor se estivesses calado. Eu vi logo que não tinhas e entendido nada da notícia se é que a leste. Tu não fazes a mínima ideia do que dizes, porque nem sabes como funciona um sistema destes… Bizarro…

          • JL says:

            Lá porque alguem diz que tem de ser, não quer dizer que tem de ser, existem alternativas, a AI não resolve esse problema, não precisa de mudar padrões nenhuns, precisa sim de obter mais informação, e os Tesla já fazem isso, tal como disse antes, a comunicação entre veículos resolve todos esses problemas, e sim, também pesquiso e também vejo outras opiniões.

          • R. Gomes says:

            Pois… Mas assim já estás a mudar o tema do assunto outra vez, pareces um pouco camaleônico. Conforme vais perdendo os argumentos, vais fugindo à linha lógica da discussão. Então afinal confirmas que o artigo é sobre isso? Outro tiro nos pés… Então afinl, confirma-se que nunca tiveste razão, portanto, discussão sem nexo.

            E já agora, quais são as alternativas, uma vez que não apresentaste nenhuma até agora. E nem vejo qualquer linha de teor técnico do que apresentaste. Estás a falar em alternativas… Quais? Acabaste de dizer que não é necessário Machine Learning, agora já existem alternativas… Confuso isso! lol

            Se tivesses um tesla, saberias que a comunicação entre veículos só se dá para a detecção de obstáculos no meio da estrada, mas não é isso que faz o sentido direcional da viatura. Se reparares no ecrã central, existem umas linhas azul berrantes que é o desenho das guias que estão na estrada. Se não existirem linhas orientadoras no chão, nem por GPS seja possível detectar a orientação do transito, o carro perde o controlo, embora continue a manobrar sozinho, o que não significa que tenha capacidade de decisão, o que singifica que se não colocares a mão ao volante, o carro vai sair fora da linha, os próprios vendedores da tesla alertam para isso. Assim, como também tens Internet no carro graças à starlink, curiosamente outra empresa que pertence ao mesmo dono da Tesla.

            Eu só leio que pesquisas muito, mas até agora não acertaste numa única questão técnica… E nem sei como tens coragem de continuar um assunto que te está cilindrar à força toda, nem sei o que está a arrastar cada vez mais para um poço negro… Tu estás falar sobre algo que dominas, a tua opinião é totalmente infundada.

          • Não sei tudo says:

            @JL
            Porque não aceitas que não es a ultima batata do pacote em termos de conhecimento e/ou então descansa um bocadinho enquanto carregas as pilhas do teu mais que tudo, sem igual ontem, hoje e no futuro próximo, melhor do mundo (e arredores) Tesla(s) onde todos os outros produtos não-a-pilhas são maus investimentos, os seus proprietariados são burros/ignorantes e como tal, nunca podem ter uma opinião/comentário valido ou construtivo sem que tu venhas a contrapor ???? Pareces uma criança mimada e birrenta em que só os teus brinquedos são bons. parece trauma mas, fica descansado que traumas tem cura a partir do momento que se aprende a ouvir e aceitar opiniões diferentes sem ter que fazer birras

            Cansa ter de passar pelos teus comentários arrogantes e na maioria dos casos despropositados e ridículos…para ler e aprender sobre outras opiniões interessantes !

            @ R. Gomes
            Obrigado pelos teus comentários construtivos, claros e interessantes. Não desperdices tempo a bater bolas com tonho(s)

          • JL says:

            Eu não fugi ao tema, em lado nenhum do artigo o tema é sobre AI.

            Eu falei da alternativa, não leu ?

            Em lado nenhum nenhum disse que era só para deteção de obstáculos, a comunicação serve para muito mais que isso.

            O sentido direcional da viatura é dado pela leitura das camaras e sensores.

            Errado, os teslas não usam apenas as linhas da estrada, usam também os veiculos que nela circulam, diferenças de cor da estrada para a berma.

            Errado, os teslas não têm starlink, usam a rede 4G.

            Quem não acerta uma é você, que até pode pesquisar muito, mas como se vê, informação incorreta ou até falsa.

          • JL says:

            @Não sei tudo

            As pilhas não se carregam.

            Eu disse que são maus investimentos ? onde ?>

            Eu disse que são burros e ignorantes ? onde ?

            Não consegue ver onde eu impliquei ? até porque é um assunto que nada tem a ver com carros ? é dificil de ler ?

            Trauma parece ter você, e para inventar sobre aquilo que não foi dito.

            Obrigado por ser mais um a dar-me razão, no que toca à falta de argumentos, já que passam sempre para o ataque pessoal quando isso acontece, enfim, comum e previsível.

          • R. Gomes says:

            Eu não sou a última batata do pacote, mas simplesmente não posso compactuar com a disseminação da ignorância, o que são coisas completamente diferentes, porque estás a prestar um péssimo serviço à sociedade no seu todo. Primeiro por estares a entrar numa discussão sobre uma área em que não dominas minimante, segundo por prestares falsas informações técnicas que não correspondem à verdade e terceiro porque este último post descreve-te como és e o teu verdadeiro objetivo aqui dentro.

            Nunca houve intenção tua de teres um debate sobre nada, simplesmente armaste-te em pirómano e quiseste inflamar uma discussão sem nexo para patamares de muito baixo astral. Tu simplesmente vieste ao meu post com esse o objetivo de “manchar” as coisas, só que o tiro saiu-te pela culatra e brincadeira deixou de te agradar. E como já ando nestas coisas de fóruns há muitos anos, ainda antes das redes sociais existirem e serem a verdadeira rede social da antiguidade, então já conheço os perfis dos utilizadores mesmo antes de eles fazerem o segundo post, por isso sabia o que te iria arrastar para dentro de um poço. E assim caíste que nem um pato!

            Acontece aos melhores, sobretudo aos piores… lol

          • JL says:

            Não sei se entendeu, mas a minha pergunta foi apenas:

            “E vocês são diferentes deles em que aspeto ?”

            Quem está a ser ignorante é você, até já lhe disse antes quais os pontos.

            Se são falsas, prove que o são.

            A minha intenção foi sempre a mesma, saber porque é que você e a outra pessoa se acham superiores aos demais, mas parece que isso o deixou muito incomodado, chegando ao ponto de me chamar nomes e meter todos os autocolantes possíveis, portanto só me está a dar razão.

            Eu ando desde que existem as BBS, também já tinham fóruns de discussão, portanto ando deste os primórdios da internet. Lá está, mais um argumento da superioridade humana. looool

            Quem arrastou isto foi você, que escreve longos textos que na maioria dos casos nem leio, só queria saber a razão por se acha mais superior que os demais. Mas como vê, cada texto que escreve, dá mais uma pista, a última é que: “já ando nisto há muitos anos, já sei mais que vocês, BLA BLA”

          • R. Gomes says:

            Então! És programador de linguagens de alto nível e baixo nível ou não és!??? Não vacila camarada! Até recitaste André Sardet, parecia magia. Gosto de ti desde aqui até à luuaaaaa

            Programador, com um Tesla e estás a aqui todo o dia… Tu não és um programador. Tu és a inteligência artificial, caraças. Tu tens que ser engarrafado e vendido meu.

            Eu pagava, juro, pagava para te ver instalar um arch Linux numa Raspberry, sem o script de instalação. Jurooo…. Havia de ser giro. Vou tirar prints disto para partilhar no insta. Eu não posso morrer sozinho a rir.

            Fica, fica com a última palavra. Ganhaste. Mas só com uma condição. Nunca pares de existir. Looool

          • JL says:

            Já disse que sou.

            Não posso estar aqui todo o dia porquê? Só faço 8 a 9 horas por dia, além disso estou de férias, os programadores não são escravos.

            Instalar um Linux num Raspberry também é serviço de programador ? Ou será que é serviço para qualquer um que saiba ler e tenha o mínimo de noções básicas de CLI ?

          • R. Gomes says:

            Ainda por cima!?. Estás de férias a esta altura? Nesta altura do campeonato. Grande categoria!

            Não é nada pá… Compilas tudo para pascal e fazes drop a tempdb e depois shrink no apt update! Ouve sais de lá com um Windows 12.

          • JL says:

            Existe altura para se ter férias ?

            Ena, que grande sopa. Lol

          • R. Gomes says:

            Tu podes tudo. Eu até caso contigo. Ouve, tu és programador de linguagens de alto e baixo nível, tens um Tesla, “programas em pascal”, programas em C, assembly e Java, vais de férias nesta altura, trabalhas 8 a 9 horas por dia, ouve, tu não és um programador! Tu és um príncipe prometido que vem numa manha de madrugada reclamar o trono.

            Mais, eu casava contigo. Paletes de programadores a terem sonhos impróprios contigo. Estás a ver aquela moça bonita, mas discreta que chega ao bar, olha para ti e faz-te olhar uma segunda vez e pensar: “oh minha nossa!”. Depois chega perto de ti e diz Terna é a noite de F. Scott Fritzgerald! Tu já passaste essa fase. Amei.

      • R. Gomes says:

        Não, por acaso não sei, porque és programador tanto aqui como na Patagônia.

        O carro só traz um conversor, porque o outro é instalado pelo técnico da Tesla. E curiosamente esse conversor que permite converter a energia para que ser usado fora de casa tem um pormenor que não referiu. Tem uma luz verde. Curioso tem um Tesla, mas não disse um único pormenor do carro. E sim se for à loja oficial, haverá lá muitos à escolha sim verdade, mas isso até o pateta sabe e não saiu da Disney.

        Bem, isto foi giro, deu-me para rir um bom bocado, mas eu vou trabalhar. É claro que não posso ser um programador de baixo nível e ter um Tesla que isso não está ao alcance de todos… Agora se fosse um programador de back and,mas isso não chega ao baixo nível, porque o arp bate no namespace que faz ricochete stdio.h e reflete num array. E trama esta isto tudo… Deve ser do ICMP lá de cima.

        Se o Cervantes fosse vivo escrevia um novo livro. O tonho do sarronco. Era best-seller. Bem Silvana do arroz amargo. Fui! Arrivederci!

        • JL says:

          Obvio, se sou programador sou aqui e até na lua.

          Portanto mais uma vez tenta ser superior aos outros e só diz asneira.

          O que fala não é um conversor de energia, é sim um esve, “electric vehicle suply equiment”, ou seja, éo equipamento que fornece e controla a corrente AC que é fornecido ao carro, ele não converte nada, quem faz isso é o carregador a bordo do carro

          Já agora, eu posso usar qualquer evse, de qualquer marca no meu carro, tal como qualquer outro carro pode usar esse da Tesla.

          Portanto lê muito, mas aprende pouco. Até nos termos que tenta ser engraçadinho se troca todo, mistura termos usados em redes com ficheiros usados em linguagens de programação, mas enfim, já todos vimos que você tenta mostrar que sabe , mas não “pesca” nada do assunto, tenta ser engraçado, mas só faz figura de triste.

          • R. Gomes says:

            Epa vai mas é pentear macacos, mas há lá alguém que programe em mais de 1000 linguagens… É maluco… Isso é divisão das linguagens que se faz academicamente para se saber as características de cada uma…

            Tu nem em pascal programas! Programas em mais de mil linguagens, tens um Tesla e tens tempo para estar aqui? É maluco. Gente sem noção. Só algumas linguagens demoram anos a prender. Anos! Ai minha nossa… E ele vem aqui só para ter a última palavra. O tonho!!! Ai que lindo

          • JL says:

            Onde disse que programo em mais de 1000 linguagens ? Por acaso em baixo nível só programo nas que existem, que são 2.

            Os programadores não têm direito a férias ?

            Em pascal aprendi mas não programo, neste momento só C, Java, Assembly, e algum código máquina quando é necessário.

          • JL says:

            Ah, eu tinha 12 anos e já sabia programar tanto em basic como assembly.

            O levar anos depende da sua capacidade de aprendizagem, já tenho mais de 30 anos nesta atividade.

  8. Vitolas says:

    O não aprender a conduzir é só uma gota no oceano do que estas novas gerações não vão querer fazer, pensam que a IA vem ai e vai fazer tudo por eles, continuem a pensar assim, bem na vida vão ficar aqueles que aprenderem aquelas profissões que cansam o corpo e em que a malta suja as mãos como canalizadores, eletricistas e por ai fora, se hoje em dia já existe escassez e os poucos (muito poucos) que trabalham bem recebem muito bons ordenados daqui a 20/30 anos imagino.

  9. Yuri says:

    Poucos sabem hoje em dia…. E se quem programar os carros for um desses… Vai ser lindo… Eheheheheheh

  10. Nuno Anjos says:

    Dhuuu e novidades?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.