Flightradar24: Faça o tracking de aviões no mundo em tempo real
Na internet existem serviços para quase tudo. Até quando pensamos que, por exemplo, na área da aeronáutica, tudo é mais limitado, eis que temos acesso a um conjunto de informação curiosa.
Quer saber informações sobre os voos? Quer saber onde anda determinado avião? Conheça o serviço Flightradar24.
FlightRadar24: Veja informações sobre voos e aviões
FlightRadar24 é um serviço que pode ser usado via web browser ou recorrendo a aplicações para Mac OS, iOS e Android, e que permite, em tempo real, saber informações detalhadas sobre voos de todo o mundo. Este serviço mostra-nos a situação do espaço aéreo internacional e disponibiliza informações detalhadas sobre centenas de voos em trânsito pelo mundo.
De onde partiram, que aeronaves estão a usar e para onde estão a voar, sempre com o suporte dos mapas do Google Maps/Earth. As aeronaves partilham as suas localizações e dados, por exemplo:
- Airline: TAP Portugal
- Flight: TP438
- From: Lisbon, Lisboa (LIS)
- To: Paris, Orly (ORY)
- Aircraft: Airbus A319-111 (A319)
- Reg: CS-TTP
- Altitude: 38000 ft (11582 m)
- V/S: -128 fpm
- Speed: 472 kt (874 km/h, 543 mph)
- Track: 42°
- Hex: 495290
- Squawk: 4714
- Pos: 41.1664 / -6.078
- Radar: N-LEVX1
Desta forma recolhemos algumas informações interessantes sobre a própria aeronave, tendo em conta a sua rota de voo.
Segundo informação do próprio site, este alberga dados em tempo real de milhares de aviões. Por razões de segurança, em voos sobre o território controlado pela Administração Federal da Aviação (FAA, dos EUA), esta determinou que todos os aviões são mostrados com cinco minutos de atraso.
Com as últimas atualizações, este serviço ganhou, por exemplo, a possibilidade de escolher o tipo de mapa, escolha dos data sources do serviço (ex.ADS-B), e outras personalizações do serviço como a escolha das métricas de apresentação de algumas informações, etc. Algumas das funcionalidades estão bloqueadas, uma vez que existe uma versão paga e que disponibiliza todas as opções.
O utilizador pode ainda aplicar filtros e uma das últimas funções é a possibilidade de ter um widget no sistema.
As tecnologias usadas são conhecidas, até porque existem vários sites deste tipo de conteúdos. É usada a ADS-B, tecnologia que equipa atualmente 60% da frota de aeronaves civis que cruzam os céus do planeta.
Estes sinais, propagados pela aeronave, são usados pelas empresas de transportes que disponibilizam para que os serviços como o FlightRadar possam compilar e colocar sobre os mapas. Existem, de acordo com o site, cerca de 500 recetores espalhados pelo mundo que captam e enviam as informações para o serviço.
Este artigo tem mais de um ano
Grande artigo, obrigado por me dar a conhecer esta novissima app que tanto jeito dara. Excelente mesmo
Novíssima? Como assim?
Pensai exatamente o mesmo. Isto já tem uns bons anitos, que a página, quer a App.
Já tem uns valentes anos que já existe este site e app
dentro do tema https://www.radar-live.com/
Ou também o radarbox
http://Www.radarbox.com
Com uma pen sdr de 8 euros qualquer um de vocês poderá receber no conforto de casa ADS-B e até outras gamas de transponder, ACARS, entre outras frequências, sem internet.
Depois com um software gratuito, a mesma pen SDR até podem escutar torres de controle, e milhentas frequências de diversos serviços, satélite, meteorologia, etc
Tudo sem internet:)
explica como é isso
Mundo da radiofrequência boys, sem net:
Uns videos:
https://www.youtube.com/watch?v=LCiz9aRD1yU
https://www.youtube.com/watch?v=o1KhiKV-8z4
outras escutas para além dos transponders:
https://www.youtube.com/watch?v=9BNj8-muP2o
https://www.youtube.com/watch?v=Bo0GqS_24gE
Satélite militar, escuta :
https://www.youtube.com/watch?v=7mdPYU4y4bY
Desenvolve aí.
Esse site é BRUTAL… e mesmo a versão não-paga já diz muita coisa mesmo…
Uso o https://pt.flightaware.com
Também existe o http://adsbexchange.com que além de usar o ADS-B, também segue os transponders MLAT, geralmente usado na aviação militar.
Além disso foi desenvolvido por um português.
O interface gráfico do ADSBEXCHANGE pode ser usado por quem tem a pen SDR que o técnico MEO fez referência, e partilhar na net para quem quiser. O MLAT (Multilateration) que realmente foi desenvolvido pelos militares, neste momento é usado por todos os aviões equipados com transponders.
Correcto, só que praticamente todos usam agora o ADS-B, ficando o MLAT como backup ou redundância. Já a aviação militar continua apenas e só com MLAT.
Neste momento não é obrigatório para todas as aeronaves estarem equipadas com transponders com ADS-B , tem quem que ter pelo menos Mode A/C para que o processamento central do MLAT consiga fazer os cálculos para saber onde a aeronave se encontra. O MLAT acaba por ser uma forma das empresas de controlo de tráfego aéreo não terem que manter os radares secundários (SSR), que tem um custo muito mais alto, uma manutenção mais cara e possibilidade de mais avarias, uma vez que tem uma parte mecânica associada também. O ADSB-B neste momento pode não ser um sistema tão fiável como o MLAT, pois a informação que a aeronave envia para os recetores em terra pode ser errada e dependente do sistema de GPS da mesma. Os aviões militares tem a permissão de não ligar os transponders e assim ficarem “cegos” para os radares secundários ou os MLAT.
Muito filtrado e virado para apenas para aviacão de passageiros.
Quem se interessa por este tema quer ver tudo o que anda no ar quer seja aeronaves civis, militares, de instrução, balões, etc e para esse fim só existevum site com TUDO :
globe.adsbexchange.com
Não conhecia, até mostra os aviões militares a chegar e a partir da Polonia e Ucrânia, pensava que esses estivessem ocultos.
Eles escolhem estar visíveis ou não
Que tipo de antena usa?
para escutar vários serviços e não só , aconselho uma discone de espectro largo. O bom é que podes autoconstruir uma com pouco dinheiro, e até torna o processo mais fantástico.
Eu tenho esta ligada a uma pen sdr: https://www.hamradio.com/detail.cfm?pid=H0-003652
E para a onda curta tenho um fio de cobre que sai do telhado e passa por 4 arvores e tem 173 metros, mas não tem de ser assim tão grande só para escuta, uma vez que também a uso para transmissão de onda curta.
Uma antena também muito boa e que pode ser autoconstruída é uma slim jim:
https://www.youtube.com/watch?v=igHQ3EsE5Bk
Esta antena é fantástica para escuta de toda banda aérea, VHF, UHF, e também escuta muito bem a frequência dos transponders:
https://www.youtube.com/watch?v=igHQ3EsE5Bk
Eu comprei uma antena Diamond X50, e uma G5RV para HF, mas ainda não as montei, serão o ideal?
São ambas boas (mesmo não sendo totalmente ressonantes para a frequência dos transponders) e servem para o efeito perfeitamente uma vez que na frequência dos 1050 mhz , do alto dos 10000 metros onde andam os aviões (nem todos) a transmissão não tem obstáculos, e ficas já com meia estação pronta se um dia quiseres transmitir depois de se tirar a licença na Anacom
Obrigado