Esqueça os browsers que tem no seu Android! Chegou o Firefox Fenix
Um browser (navegador) é provavelmente a ferramenta mais importante de qualquer sistema operativo. Neste segmento (dos browsers) existem várias soluções, no entanto, o Google Chrome é o mais popular e provavelmente um dos mais completos.
Recentemente a Mozilla anunciou que estava a trabalhar no Firefox Fenix e hoje disponibilizou a versão Preview.
O Firefox é um dos principais browsers usados no universo Android. Tal como o Google Chrome, este browser consegue cativar os utilizadores e garantir uma excelente experiência de utilização e navegação.
A Mozilla quer tornar-se ainda mais forte no segmento Android e está a trabalhar no Firefox Fenix. A partir de hoje já podem experimentar a versão Preview.
Firefox Preview alias Fenix
O Firefox Preview vem com o motor GeckoView, que garante a melhor fluidez deste browser. Além disto, a Mozilla refere que este é um browser que garante a melhor segurança e privacidade da informação. Comparativamente ao Firefox, o Fenix oferece uma interface mais simples, robusta e com uma melhor organização.
Como obter o Firefox Preview
Para obter o Firefox Preview deve seguir os seguintes passos:
- Juntar-se ao grupo Fenix Nightly do Google Groups
- Converte-se num tester do Firefox Preview
- (https://play.google.com/apps/testing/org.mozilla.fenix).
- Obter o Firefox Preview da Google Play.
Por agora esta é apenas uma versão Preview (considerada beta) e em breve a Mozilla deverá lançar a versão final. O Fenix é open source e todos os trabalhos podem ser acompanhados via GitHub.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Será que terá força pra bater de frente com o Chrome?
Dois pontos positivos a favor do Firefox:
– Não usa motor Blink (seu diferencial frente a uma cópia de browsers baseados no Chromium)
– Completa game de extensões que podem ser instaladas na versão para smartphone, enquanto o Chrome não possibilita o mesmo.
Quanto mais extensoes colocares no Browser, mais lento este fica e mais infos envia para esses programadores.
No maximo, não sao necessárias mais do 4 extensoes para o Firefox.
Para alem disso, quase todas as extensoes existentes sao puro lixo.
O segredo passa por uma boa analise ao about:config e exercer as modificaçoes necessárias ai mesmo.
E quem disse aqui que vais colocar inúmeras extensões? No Chrome nem tens essa possibilidade, aí tens de ter root, bancar o hacker e criar seu próprio hosts, utilizar browsers que roubam suas informações tipo Opera, Brave e Samsung Browser (que vem com adblockers) ou então terás que instalar um app chamada Blokada ou AdAway (isto porque estou a me limitar a falar em adblockers).
E ficas a usar o Chrome e ficas limitado. Se te preocupas tanto com “dados enviados para os donos das extensões” deverias ficar bem mais ao usar um browser como Chrome e seus derivados. Lembra-te da Google!
Danilo, por descuido meu, eu nao escrevi para o mercado de smartphones, mas sim para o ambiente desktop. Mas no meu smartphone uso Firefox e chega conjuntamente com 3 extensoes e nao tenho bicharada.
Ah ok, mas me refiro apenas a smartphones.
Chrome é da Google e Android é da Google. Todos os Androids (se não a maioria) vem com Chrome pré-instalado.
Pessoas que usam Android em sua maioria são leigos, logo não sabem da existência de outros browsers, mantém o Chrome instalado = Aumentando o domínio do Google.
“Um browser (navegador) é provavelmente a ferramenta mais importante de qualquer sistema operativo” – Ri-me
Se virmos um brower como uma arvore de natal com 40 extensoes, nao deve andar muito longe da verdade!!!!
Mas é verdade, o browser que te dará acesso a internet, aos sítios.
Se não queres acesso a internet, não pagues pela mesmo e use teu computador para brincar com Paint.
+1
Não diria a mais importante mas sim a mais utilizada.
Ele deve usar telnet, irc.
chrome é feito por uma empresa com foco em publicidade
firefox é feito por uma empresa com foco em… browser!
Concordo em parte com a afirmaçao sobre o Firefox e ate estou muito a vontade, porque e o meu unico browser.
No entanto, o Firefox envia dados para analise a Goggle, vejamos:
browser.newtabpage.pinned;[{“url”:”https://google.com”,”label”:”@google”,”searchTopSite”:true}]
browser.safebrowsing.provider.google.advisoryName;Google Safe Browsing
browser.safebrowsing.provider.google.reportURL;https://safebrowsing.google.com/safebrowsing/diagnostic?client=%NAME%&hl=%LOCALE%&site=
browser.safebrowsing.provider.google4.updateURL;https://safebrowsing.googleapis.com/v4/threatListUpdates:fetch?$ct=application/x-protobuf&key=%GOOGLE_SAFEBROWSING_API_KEY%&$httpMethod=POST
gecko.handlerService.schemes.mailto.1.uriTemplate;https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s
etc., etc.
Firefox, continua a ser um EXCELENTE browser, contudo carece de bastantes modificaçoes em termos de corresponder a uma navegaçao mais “limpa”.
Existem versões do Firefox sem isto, como Waterfox e Basilisk. Já se quiseres usar os produtos do Google com máximo de privacidade tens o Bromite e Ungoogled Chromium.
Sim, eu conheço, no entanto eu estava por lapso a debater para o ambiente desktop.
Mas vamos lá continuar…
Waterfox, como sabes é uma versão que tem por base o Firefox ESR, em que uma das suas mais valias, é precisamente permitir a utilização de addons que nos dias de hoje não são permitidos utilizar nas versões mais recentes do Firefox Quantum.
Depois o Waterfox, não é totalmente imune a privacidade, queres ver:
extensions.legacy.exceptions;testpilot@cliqz.com,@testpilot-containers,jid1-NeEaf3sAHdKHPA@jetpack,@activity-streams,pulse@mozilla.com,@testpilot-addon,@min-vid,tabcentertest1@mozilla.com,snoozetabs@mozilla.com,speaktome@mozilla.com,hoverpad@mozilla.com
NOTA: repara em ( testpilot@cliqz.com ), isto quer dizer se não sabes, que todo o histórico quer do Waterfox bem como do Quantum são enviados para a Cliqz, sendo que o mesmo é idêntico no Firefox Quantum, ora repara:
extensions.legacy.exceptions;testpilot@cliqz.com,@testpilot-containers,jid1-NeEaf3sAHdKHPA@jetpack,@activity-streams,pulse@mozilla.com,@testpilot-addon,@min-vid,tabcentertest1@mozilla.com,snoozetabs@mozilla.com,speaktome@mozilla.com,hoverpad@mozilla.com
Se quiseres ler mais (https://blog.mozilla.org/press-uk/2016/08/23/mozilla-makes-strategic-investment-in-cliqz-to-enable-privacy-focused-search-innovation/)
No fundo estamos perante uma “nova tecnologia” denominada Human Web (https://gist.github.com/solso/423a1104a9e3c1e3b8d7c9ca14e885e5)
Repara agora com o escrevi no post para o Firefox Quantum e agora para o Waterfox
services.sync.prefs.sync.browser.newtabpage.pinned;true
browser.safebrowsing.provider.google.advisoryName;Google Safe Browsing.
browser.safebrowsing.provider.google.reportURL;https://safebrowsing.google.com/safebrowsing/diagnostic?client=%NAME%&hl=%LOCALE%&site=
browser.safebrowsing.provider.google.updateURL;https://safebrowsing.google.com/safebrowsing/downloads?client=SAFEBROWSING_ID&appver=%MAJOR_VERSION%&pver=2.2&key=%GOOGLE_API_KEY%
browser.safebrowsing.provider.google4.updateURL;https://safebrowsing.googleapis.com/v4/threatListUpdates:fetch?$ct=application/x-protobuf&key=%GOOGLE_API_KEY%&$httpMethod=POST
gecko.handlerService.schemes.mailto.1.uriTemplate;https://mail.google.com/mail/?extsrc=mailto&url=%s
Depois, porque é que a search engine default do Waterfox é o Bing é não por exemplo o DuckDuckGo ou o Ecosia ou StartPage, pensa nisso também.
Olha a ordem no about:config relativamente ao tema (search engine):
browser.search.order.1;Bing
browser.search.order.2;Qwant
browser.search.order.3;DuckDuckGo
Afinal Danilo, nem o Waterfox escapa por isto não devemos acreditar em todo o que lemos em web sites, nem em tudo o que os programadores no dão como prova de isençao!
Podia dar-te mais exemplos em como o Waterfox não é bem aquilo que diz ser.
Depois temos um problema bastante importante em quase todos os forks, são as actualizações de segurança e nesse capitulo, o Waterfox sofre desse mal.
Danilo, são as minhas argumentações baseadas em factos reais, por isso valem o que quiserem, mas a mim o Waterfox não me convence.
Ele não falou apenas do Waterfox.
E se queres tanta segurança e privacidade desligue-te da Internet e vai viver na selva, mas cuidado para que os satélites não te vejam.
Onde conseguiste estes dados? Pode passar o sítio?
Danilo, são alguns anos de dedicação e estudo relacionados com o Firefox e o Tor Browser (são os meus 2 únicos) e conseguir que estes 2 web browsers sejam bastante melhores no quesito Segurança, Privacidade e Anonimato o mais possível.
Caso desejes aprofundar mais o tema, vais ter de o fazer por ti mesmo, lendo:
https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Mozilla/Firefox/The_about_protocol
http://kb.mozillazine.org/About:config_entries
https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Mozilla/Preferences/Mozilla_networking_preferences
http://kb.mozillazine.org/Category:Security_and_privacy-related_preferences
Depois fica ao teu critério estudar mais e mais, ficando sempre atento a todas as novas versões do Firefox, existem alterações mais ou menos óbvias e outras obscuras nestes procedimentos.
Por último, então não é que o Tor Browser, também não é assim tão seguro como dizem ser?!
Vais pesquisar no Tor por beacon em about:config, e lá vais encontrar o valor=true, devia estar “false”…., mas tens mais algumas falhas e algumas delas são as mesmas do Firefox!
Mas afinal o que é o beacon? É um recurso que permite a qualquer web site, enviar data de rastreio, mesmo que tenhas terminado a visita a esse mesmo web site!!!!
Um bom ponto de partida, assim muito apressadamente, é simplesmente implementares no Firefox algumas das directivas apresentadas em about:config oriundas do Tor Browser, mas…cuidado com o que vais alterar, na medida em que algumas dessas directivas não devem ser alteradas (exemplo: tudo relacionado com as definições nativas do Tor).
Lamento, não te poder dizer muito mais por esta via, é melhor não criar “mais ruído”!
E se utiliza Windows , a microsoft recebe alguns dados…
Se utilizas Mac, Ios , a apple recebe dados…
Um bom artigo, era mesmo, falarem sobre os melhoramentos a ser introduzidos no Firefox directamente ao about:config, e gastarem menos tempo a falarem sobre addons da treta!!
Já tenho o Firefox Fenix já há um bom tempo.Tal como tenho também o Reference Browser,também da Mozilla,há já um par de meses.É o que dar andar em fóruns como no Reddit e ver o que se anda a passar. 🙂
Se seguir os vossos apelos no que toca a browsers julgo que terei que mudar de programa a cada duas semanas. Tenham lá um pouco mais de contenção com os títulos sff…
Já me inscrevi.
Só acho wow o Firefox não devia usar o Google Groups pra isso… Motivo óbvios.
“Motivos óbvios”, quais?
Justamente por que a Google tem um browser próprio chamado Google Chrome. E o Google já domina muito a internet, sendo o Firefox opensource deveria usar alguma plataforma que também fossem opensource e não se render as vontades do Google.