Festival MEO Kalorama gerou mais de 7 terabytes de tráfego
A primeira edição do MEO Kalorama já terminou, mas deixará saudades aos cerca de 112 mil festivaleiros que por lá passaram entre os dias 01 e 03 de setembro.
Segundo dados recentes da MEO, os festivaleiros geraram mais de 7 terabytes de tráfego, sendo que 1 TB de dados de tráfego foi já na rede 5G.
MEO Kalorama: o primeiro festival de uma nova geração
Com uma identidade diferente, o MEO Kalorama assumiu-se como o primeiro festival de uma nova geração, que juntou a música com bandas de referência, a arte urbana e práticas e princípios de sustentabilidade.
De forma a garantir uma resposta mais rápida às necessidades de comunicação dos milhares de pessoas que estiveram no recinto, o MEO reforçou as infraestruturas do festival com fibra ótica de última geração, garantindo a cobertura Wi-Fi bem como rede 5G em todo o espaço. Este investimento deu a possibilidade aos festivaleiros de usufruírem de uma rede de máxima qualidade e segurança, garantindo-lhes a vivência de experiências únicas ao longo de três dias.
Ao todo foram contabilizados mais de 7 terabytes de tráfego, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Ao nível da rede móvel importa destacar o tráfego em 5G, a rede móvel de última geração que marcou a sua estreia em festivais de verão do MEO com cerca de 1TB de dados gerados.
O sucesso tecnológico desta primeira edição do MEO Kalorama deveu-se ao empenho de uma dezena de equipas da Altice Portugal, responsáveis pelas montagens e monitorização de todas as infraestruturas.
O MEO foi também responsável por garantir as comunicações da organização, patrocinadores, imprensa e parceiros de media. As emissões da SIC e Rádio Comercial – incluindo as emissões em direto com comentários, entrevistas, e outros conteúdos - foram suportadas pelo serviço MEO, chegando assim ao público que acompanhou o festival a partir de suas casas.
Este artigo tem mais de um ano
A isso chama-se poluição digital.
Qual o impacto a nível energético, ou seja quanto foi a fatura da luz … pode ser em bitcoins
Pena ter sido a única coisa que gerou….
So isso? Minha internet caseira vivofibra de 200mbps em 1 mes deu 10TB no mes passado com o uso de torrent ligado direto em upload
Aqui foi 2TB de dados na Vodafone 400/100, mas apenas a fazer downloads.
Isso é devido ao upload dos arquivos torrents do site yts.mx. Minha internet so tem 100mb de up. Eu estou assustado com o Rock in Rio 2022 que esta acontecendo agora. Em 4 dias somente, foram gerados 79TB somente de 1 operadora, a TIM. Tem mais 2 operadoras que sao maiores ainda, e nao divulgaram os dados. Nao tenho os dados de outras operadoras pois nao terminou o festival ainda. É bem provavel que 7TB do festival MEO Kalorama seja somente de 1 operadora, a patrocinadora
Esses dados do festival MEO estao baixos, deve ser de 1 operadora. O Rock in Rio de 2019 gerou 173 terabytes somente de 1 operadora, a OI. Ninguem divulga os dados completos de todas as operadoras somadas nao sei porque. Provavelmente porque é a patrocinadora, assim quer que os dados que foram divulgados naquele ano seja somente dela. Eu acredito que o rock in rio de 2022 deve chegar acima de 500TB se somar todas as operadoras. Mas eles nao falam isso de forma oficial, pois eles anuncia somente os dados da patrocinadora.
É isso mesmo. Somente a patrocinadora pode divulgar seus dados, ou seja 1 operadora. Rock in Rio 2022 terminou e foram transferidos 133 terabytes pela patrocinadora TIM (lembrando que a TIM é a menor das operadoras ainda). Entao temos muito mais dados escondidos na realidade. Assim deve ser o festival de Kalorama tambem
Muito interessante a informação, mas por acaso estive lá no dia 2 e o que posso dizer quanto à frase:
“Este investimento deu a possibilidade aos festivaleiros de usufruírem de uma rede de máxima qualidade e segurança, garantindo-lhes a vivência de experiências únicas ao longo de três dias.”?!!
Várias tentativas de acesso à rede sem sucesso. E mais tarde, após alguma insistência e uma página que demorava a abrir, lá era solicitado o contacto telefónico com validação por SMS pois claro, para efeitos de marketing.
Uma press release muito bonita, mas quem lá esteve sabe como foi a nível de “5G” do MEO e Wireless.