Fenprof: Alunos recebem dinheiro em troca de passwords do Zoom
As aulas através da TV e internet são, por agora, a solução para o Ensino Básico. As soluções digitais estão disponíveis, mas é preciso algum conhecimento para as ter a funcionar em segurança. Depois de um Youtuber se ter infiltrado em aulas online, chega agora a informação que há alunos a receber dinheiro em troca de passwords.
A denúncia é da Federação Nacional dos Professores (Fenprof).
O Zoom é uma das plataformas mais populares para videoconferências. No último mês a quantidade de problemas de segurança reportados tem sido muito, mas há também questões que vão mais além da própria plataforma (E não têm propriamente a ver com o Zoom). De acordo com Mário Nogueira da Fenprof...
A Federação Nacional dos Professores está a recolher informação para apresentar queixa na Procuradoria-Geral da República contra quem gravou e transmitiu no YouTube aulas online que deveriam ter decorrido em circuito reservado. Há alunos a receber dinheiro em troca de passwords!
O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) também já se pronunciou sobre o tema e referiu que a divulgação das sessões, ministradas na plataforma Zoom, não resultou de uma falha no sistema, mas sim de "comportamentos humanos mal-intencionados".
Fonte oficial da Polícia Judiciária referiu ao JN que, à partida, "não haverá crime", uma vez que os autores da intromissão possuíam a identificação e a palavra-passe das reuniões.
A Federação exige ao Ministério da Educação que garanta, "com muita urgência, a utilização segura de plataformas de reunião online ou, apresente alternativas à sua utilização, para que professores e alunos possam desenvolver o seu trabalho com um mínimo de tranquilidade".
Como aconteceu o acesso "indevido" ao Zoom?
Após a criação das aulas virtuais, cada sessão pode ter um identificador e respetiva password. O professor tem, por norma, a ação de moderador e administrador da sessão. Se essa informação for passada a terceiros, é possível entrar numa sessão sem qualquer problema ou truques.
À Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) não tinham chegado até esta sexta-feira queixas contra o acesso indevido a aulas e a consequente divulgação de imagens de professores e alunos. A PJ não recebeu, igualmente, qualquer participação similar à situação agora noticiada.
No site do CNCS é possível aceder a um conjunto de documentos com boas práticas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
o problema disto tudo é a falta de educação que hoje em dia se tem visto na juventude
Nada que umas boas palmadas não resolva 🙂
palmadas bem enfiadas!
O problema disto tudo é que os paizinhos e mãezinhas não sabem dar educação aos miúdos. Provavelmente porque também não a têm.
Passwords do zoom, links do google meet, links do teams … skype etc…
Google Meet se for bem configurado é possível (GSuite Educação) manter um controlo mais apertado. Inclusive monitorizar quem estava nas reuniões e quem entrou, etc.
Antigamente se um miudo fizesse porcaria levava no mínimo 6 palmadas!! Vieram alguns especialistas e disseram que não se podia bater nos miúdos!! Resultado é isto!!
a violência é a arma dos incultos que não têm capacidade de dialogo, estamos no século 21, 21 séculos e ainda pensam como os bárbaros? todos querem progresso mas pelos vistos não é a todos os níveis.
Bárbaros? Eu e milhões fomos sujeitos a essa “barbaridade” a que chamam educação e cá andamos, a saber viver em sociedade e a sabermos nos comportar perante os outros.
Foi o resultado da “barbaridade”, no meu caso da geração do fim da década de 80.
A de agora, a quem não se pode gritar mais que de 60 décibeis senão ficam logo traumatizados, está-se a ver o resultado.
Violência deve ser usada em momentos certos. Não devemos viver dela. Abre a mente.
O problema as vezes nem é a educação em casa e sim a influência que estão sujeitos com os amigos.
Adorei o facto de a CMTV ter-se referido ao Youtuber como pirata informático, quando era mais que óbvio que os dados das sessões provinham de terceiros (alunos). Não houve qualquer acesso indevido a dados ou exploração de falhas de segurança, só mesmo miúdos estúpidos a boicotar as aulas! Também vai ser muito “divertido” quando reprovarem de ano 😉
Achas que alguém vai reprovar? O ME vai dizer para passarem todos, coitadinhos…
Deviam por não na CMTV tb. Ou então fechar aquilo.
Pois é meu amigo, mas é que nem todos funciona igual. Ninguem é igual, existem personalidades distintas, meios distintos, e se com dialogo nao funciona, existe a dança da lambada que os afirma bem.
Antigamente havia 3 aperto de porcas, uma era em casa onde os pais davam um aperto na porca solta, o segundo era na escola, que era dado mais um acerto nas porcas, e o terceiro era na tropa onde ficavam com as porcas todas bem afinadinhas.
Hoje em dia é o que se vê.
Bem haja.
Desculpem a ignorância, nunca usei ZOOM…. Mas os professores não são os moderadores? Não tem capacidade de aplicar BAN ? ou no mínimo um MUTE ?
Se entrar um estranho numa sala de aulas real o Professor também só fica ali a ouvir sem tomar medidas?
Se a aplicação permite essas funções, nada disto abona a favor dos professores, só demonstra a falta de capacidade de lidar eficazmente com um problema com solução simples.
Mas parece que é mais fácil queixar-se do que solucionar.
Com isto não pretendo defender ninguém, mas as coisas só chegam até certo ponto por que se permite ou facilita.
Faz-me lembrar, aqueles que preferem tirar fotos ou filmar alguém em dificuldades do que intervir e com isso ainda demonstrar aos outros que estavam lá, mas nada fizeram, apenas deixam acontecer.
Quando se assume a ignorância, o que é à partida um bom sinal, não se deve fazer afirmações com a convicção de alguém que sabe o que está a dizer. É um contra-senso. Claro que há professores digitalmente ignorantes. Coitados, com licenciaturas dos anos 70 e 80, não devem ter aprendido muito sobre cibersegurança. Mas acha mesmo que são todos ignorantes e as aulas podem decorrer com intrusos a serem banidos? Estamos a falar de aulas ou de sessões de conversa em família?
Sim, os professores são os moderadores e podem tomar medidas para que a coisa corra bem. As aulas que eu vi serem trolladas no YouTube simplesmente estavam mal configuradas. Ao que parece os professores não se deram ao trabalho de aprender a usar o Zoom. Não estou a dizer que a atitude dos alunos fosse correta, mas isto é a internet, o que estavam à espera?
Numa das aulas que vi, o aluno dizia: ” Oh professor faça Alt+F4 que cala os alunos todos”. E o professor fez mesmo Alt+F4 😀 !!! A sério???? O professor não sabia o que ia acontecer. Claro que quando o professor saiu da sessão um dos alunos ficou automaticamente como host e o que seguiu era previsível.
Bom dia, o Zoom dá a possibilidade de criar uma sala de espera e ninguém entra sem autorização do anfitrião ainda que tenha o ID e a Password.
Pode-se também depois de todos os alunos entrarem através da sala de espera e da autorização dada bloquear a aula de modo a ninguém mais perturbar a mesma.
Acredito que nem todos os professores consigam lidar com a situação, mas as ferramentas estão lá é preciso saber usá-las.
Cordiais saudações
É muito lindo falar, experimente ter uma sessão agendada de 1 hora, com 25 alunos e que eles entram às mexinhas.. Uns porque acham que chegar atrasado é cool, outros porque as ligações à net são más e não conseguem ligação ou vai abaixo… É tão fácil falar…
O problema é termos quem pensa que de um momento para o outro podemos passar do presencial para o online num estalar de dedos…
Mais, vejo aqui comentários de meninos de gerações ou classes que nunca lhes faltou nada, eu estou ligado à área da formação/educação já lá vão 25 anos.. Durante 2 anos preparei a maior parte das minhas aulas a ler livros, depois na escola com acesso a computador treinava… Sabem porquê, na altura um computadir tinha um preço pelo menos 3 X superior aos de hoje, e is neus paus não me podiam ajudar, não é como agora que é só facilidades… Por isso antes de falarem é escreverem, pensem que poderão estar a ofender alguém ainda que não seja intencional
Entra alguém na sala virtual que não é aluno, é bani-lo, ver a quem pertence as credenciais e chumbar o miúdo que as vendeu. Não estou a ver o grande problema. Os professores deviam perder uma hora ou duas a ver todas as funcionalidades da plataforma onde estão a dar aulas.
Já está identificado o meliante.
Tem 20 anos. Tinha receio que escapasse por ser menor. Já levou um valente cagaço mas não chega.
https://www.jn.pt/justica/identificado-jovem-que-acedeu-a-aulas-online-para-as-perturbar-12090358.html
Só por acaso! O problema, não terá partido de dentro? Será que estás aulas interessam ao dono dos professores sagrados? Esteve muito calado entre fevereiro e está notícia!
Na verdade, pareceu-me que o personagem já estava a aproveitar o acontecimento na lógica: como veem por este episódio não há condições para o ensino à distância … o melhor é não dar esse trabalho aos professores.
Mas ir acertar a manobra com o youtuber, não fez. Ameaçou que o punha em tribunal, vamos ver se põe ou não.
E – dado que não consegue impedir o ensino à distância e o ensino presencial é um risco que lhe parece excessivo dada a idade dos professores – tem razão em insistir para o Ministério da Educação melhorar as condições e formação dos professores para o ensino à distância.
O que fará cada professor em concreto vai depender muito da dedicação que já tinha ou não tinha.
Isto é falar sem saber os alunos é que deram as passwords por livre vontade sem receber nada em troco estes tele jornais Atualmente são uns parasitas só para ganhar dinheiro metem um homem na prisão sem ter feito o que disseram
A educação faz-se em casa e nas escolas. Acontece que, atualmente, os professores não têm competência nem autoridade para dar educação aos seus alunos porque os ” paizinhos”, em vez de agradecer, vão logo à escola pedir responsabilidades. Há uma inversão de valores na n/ sociedade, infelizmente.
estamos entregues aos bichos , o pior é que o salazar bate nas costas e foge e quem esta a traz e que tem a culpa