FC Porto sofre golpe informático. Saiba como roubaram os dragões
A notícia está a ser avançada pelo Diário de Sevilla. Segundo o meio de comunicação espanhol, os Dragões terão perdido 90 mil euros num esquema que "limpou" meio milhão ao Anderlecht. O roubo usa uma técnica já muito conhecida.
FC Porto roubado em 90 mil euros
O Jornal Recorde traz alguma informação sobre o ataque. Num esquema de ataque muito conhecido, o man-in-the-middle, as comunicações do FC Porto terão sido intercetadas por criminosos que, sem as partes saberem, vigiavam a troca de informação.
O golpe informático terá rendido aos cibercriminosos 90 mil euros dos cofres dos dragões e meio milhão ao clube belga. Segundo as informações, os atacantes estariam radicados em Sevilha.
Este golpe, em grosso modo, terá levado a que os atacantes se infiltrassem na rede de comunicações do FC Porto, para perceber como os serviços da equipa portista tratava do pagamento de faturas. Depois, como usualmente acontece, estes intrusos terão alterado os dados de pagamento e comunicado com os clientes como se fossem os serviços da equipa portuguesa.
Quando o dinheiro depois é transferido para a conta dos cibercriminosos, estes voltam a transferir o dinheiro para uma outra conta, por forma a dificultar e demorar o tracking que as autoridades tentam fazer. Segundo o Record, desta vez os burlões desviaram mais de dois milhões de euros de várias empresas na Europa.
Citando o 'Diário de Sevilla', a informação refere que a polícia espanhola deteve sete pessoas numa operação denominada 'Lucus', que começou com a denúncia de uma cadeia de perfumarias que tinha perdido 200 mil euros com este esquema.
Este artigo tem mais de um ano
Escândalo. Um negócio de portas abertas como este, imagino como seja a infraestrutura deles, assente na confiança do seus utilizadores e na FW de perímetro.
Não percebes nadinha de informática, está visto
Acalma-te que isso ainda te acontece e depois tens de esconder por vergonha
Podem até nem ter entrado na rede do FCP, mas sim do outro parceiro. Ou, até, n ter entrado em rede nenhuma.. Isto é mais básico do que parece, e por isto mesmo é que assusta.
Se a do FCP é má, imagina a do Benfica que lhe sacaram anos de emails…
Uma coisa são emails, outra é dinheiro… acho que é bem pior não? Embora o insolvente depois tentasse manipular os emails e acabou por pagar uma boa indemnização ao Benfica…LOOOOOOL.
A culpa ė de um certo clube
Quando é para expor certas pessoas até concordo, para sacar dinheiro facil… Tenhamos calma ao bater palminhas, porque os proximos podemos ser nos…
Como a história está contada dá ideia que comunicaram ao FCP novos NIB/IBAN (dos larápios) para pagamento de faturas, verdadeiras, de fornecedores, e os serviços do FCP transferiram para lá o dinheiro.
Isto não devia ser assim. O NIB/IBAN dos fornecedores tem que estar num “ficheiro mestre” e não pode ser alterado sem rigorosos procedimentos de confirmação e de autorização. Quando se paga uma fatura de um fornecedor o NIB/IBAN tem que ser automático, não pode ser digitado. Senão, além de erros de digitação (apesar dos NIBs obedecerem a um algoritmo para evitar enganos) pode dar origem a falcatruas. Alguma coisa vai mal pelos serviços de contabilidade e tesouraria, não é só a parte da segurança informática.
Tudo a roubar o FCP. Onde está o VAR quando mais é preciso? XD
IF Benfica ganha jogo then Arbitragem = Impecável
Else
IF Porto ganha jogo then Arbitragem = Porcaria
Depois da nomeação que foi, certamente que será o contrário dessa instrução