Facebook vai colocar 20.000 hotspots em locais rurais da Índia
O Facebook é muito mais que uma 'simples' rede social.... é uma empresa que tem dedicado uma significativa parte do seu tempo, e dinheiro, no investimento em soluções para levar Internet a, quase, todo o Mundo.
Depois do drone para levar Internet a locais remotos, agora Zuckerberg anuncia a colocação de 20.000 hotspots em locais rurais da Índia para que, estas comunidades, usufruam de um serviço Wi-Fi mais barato e acessível.
O conceito é o Express Wi-Fi que se encontra inserido no projeto Internet.org, que já falámos aqui, e cujo objetivo é alargar a acessibilidade à Internet a vários povos do Mundo, sobretudo aos que se encontrem mais isolados.
Making the world more open and connected. - Zuckerberg
O Express Wi-Fi começou a ser implementado na Índia em 2015, através de vários operadores diferentes, tendo foco sobretudo no comércio, cujas lojas puderam promover os seus produtos e serviços através dos cerca de 700 hotspots localizados em 4 locais da Índia: Uttarakhand, Gujarat, Rajasthan e Meghalaya.
Atualmente o serviço encontra-se ativo na Índia, Quénia, Tanzânia, Nigéria e Indonésia.
20.000 hotspots para locais rurais da Índia
Uma vez que a ideia é encontrar soluções para levar Internet a todo o Mundo, o Facebook, em parceria com a Bharti Airtel, empresa de telecomunicações, vai colocar 20.000 hotspots, espalhados por locais rurais da Índia, para que o serviço Express Wi-Fi consiga estar disponível para milhões de indianos que necessitam de uma ligação rápida à Internet e acessível a nível de custos. Os hotspots deverão ser colocados já nos próximos meses.
Segundo Ajai Puri, COO da Bharti Airtel:
We are delighted to be a part of this initiative to provide affordable access to high speed data to users across India, particularly in the underserved segment. We believe this will help in empowering millions of Indians by bringing them online and contribute to the Government’s Digital India vision.
A notícia foi também divulgada pelo próprio Mark Zuckerberg no seu Facebook:
O serviço estará disponível em pacotes diários, semanais ou mensais e oss clientes poderão usufruir do serviço Express Wi-Fi, através da criação de uma conta, podendo aceder à Internet via browser ou via app.
Para além da Bharti Airtel, o serviço Express Wi-Fi do Facebook está ainda a delinear parcerias com outras operadoras como a AirJaldi (Uttarakhand), LMES (Rajasthan), Tikona (Gujarat) e Shaildhar (Meghalaya).
Mais informações | Internet.org
Este artigo tem mais de um ano
Boa decisão por parte do Zuckerberg, para tentar desenvolver estes países que ainda estão um pouco atrasados, para os tempos em que vivemos.
Boa acção sim senhor , vivem sem comida , sem rede de água potável…a lista é longa…mas vamos colocar lá internet que o mundo tem de estar ligado…boa Zuck….