Facebook: Não faça parte de esquemas? Remova a sua identificação
São cada vez mais os utilizadores que usam a rede social Facebook. No entanto, são também cada vez mais os esquemas que circulam com vista a ganhar alcance nas publicações, mas também para roubar dados dos utilizadores.
Já lhe aconteceu aparecer na sua timeline uma mensagem que não é sua, mas que está lá identificado? Se quer tirar essa publicação da sua timeline, remova a sua identificação.
Os esquemas são vários e nem sempre é fácil perceber como fazemos parte deles. Na rede social Facebook acontece de tudo e recentemente é comum ver publicações com centenas de pessoas identificadas.
Em algumas publicações o objetivo é apenas aumentar o alcance, mas também há esquemas com vista a roubar dados e posteriormente fazer chantagem com a vítima.
Como posso remover a identificação de uma foto ou publicação?
Remover a identificação de uma foto ou publicação é relativamente simples. Para isso basta ir à publicação onde está identificado, carregar no "menu" dessa publicação e depois escolher Remover identificação.
Ao remover uma identificação no Facebook, tenha em atenção o seguinte:
- A identificação deixa de aparecer na publicação ou foto, mas continua visível para o público com o qual é partilhada;
- As pessoas podem ver a publicação ou foto em locais como o Feed de Notícias ou os resultados de pesquisa.
Além de remover a sua identificação, se perceber que é um esquema deve sempre denunciar a mesma. O mesmo deve acontecer com notícias falsas.
A rede social Facebook continua a ser a maior do mundo, mas cada vez mais outras tecnológicas apontam o dedo à privacidade. O mais recente foi o CEO da Apple, Tim Cook, que criticou a política de privacidade do Facebook e que acusa a rede social de espiar os utilizadores.
Por falar em privacidade, já viu que configurações tem feitas no seu perfil da rede social?
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Há também a opção de pura e simplesmente deixar de ser identificado automaticamente de vez, isso é feito nas opções de segurança. Problema resolvido de vez 🙂
Pior é roubarem-nos uma foto de outro serviço, criarem 160 perfis com ela e 160 nomes diferentes…. para conseguir que apaguem a foto e removam os perfis falsos, precisei de investir 160 euros num advogado, para intimar a rede social a remover aquela foto. Para me darem a identificação da empresa (sei que está situada em Matosinhos) era preciso avançar com uma acção judicial que ficaria, nunca em menos de, 8000 euros. Como apagaram a foto e enviaram a listagem dos 160 perfis, que tinham sido bloqueados, acabei por não ir para a frente e saber quem era que estaria a vender a minha imagem para promover algo ou alguém.
Um tema que não tem nada a ver, e desculpem me desviar do assunto, mas quer no Facebook, quer no Instagram, estou diariamente a ser bombardeado com pedidos de mensagens de contas falsas (sex bots) a enviarem links falsos, com supostas fotos, quando na verdade é um vírus. Estou farto de denunciar essas mensagens, no entanto, o sr. Zuckerberg nada faz para remover essas contas, ou tomar outras medidas necessárias.
O que recomendam para atenuar este problema?
Apagar as contas nas redes sociais.
Segunda opção, se quiser manter as contas: meter as contas privadas e só aceitar quem realmente conhece pessoalmente… recuse todas as outras.
Terceira opção, se quer aceitar novas pessoas desconhecidas, é abrir o perfil e ver se aquilo tem “ar” de ser falso, quase sempre dá para “cheirar” a trafulhice.
Já tive conta no Instagram, antes de me expulsarem da rede, e os outros perfis estavam constantemente a apagar-me/ bloquear-me porque só utilizava aquilo para ver outros perfis… logo nem todas as contas que parecem falsas, são, mas as probabilidades são muito elevadas.
Nas opções de mensagem só quem tu segues é que te pode enviar mensagem.. Nunca mais me chatearam.. E se alguém me quer mandar mensagem que me siga
Nas fotos em que fomos identificados (por algum amigo) e agora aplicamos esta opção, a outra pessoa recebe alguma mensagem?
….que título de artigo é esse??? a sério?
Facebook: não quer fazer parte de esquemas? Remova a sua identificação