EuroPass: Aprenda a criar uma carta de apresentação online
Uma carta de apresentação serve essencialmente para apresentar a candidatura, informar do envio do currículo e solicitar a realização de uma entrevista. A carta de apresentação deve ser breve, formal e simples. Na sua estrutura deve estar presentes vários elementos, mas nada melhor que ter um modelo já pronto.
Depois de mostrarmos como criar um Curriculum Vitae, saiba como criar uma carta de apresentação online.
Uma carta de apresentação pode ser utilizada em duas situações distintas: em resposta a um anúncio ou ao fazer uma candidatura espontânea. Nesta carta devem constar várias informações, em especial:
- Identificação do candidato (nome, morada e contacto telefónico)
- Estar endereçada ao Presidente/Diretor dos Recursos Humanos ou ao Presidente/Diretor da empresa
- Indicação de como tomou conhecimento da oferta de trabalho e identificação do anúncio a que responde com indicação da respetiva referência;
- Indicação da função a que se candidata
- Habilitações e adequação das características do candidato ao cargo, fazendo referência a experiências de trabalho anteriores e/ou interesse
- Desenvolvido na área
- Referência à disponibilidade para uma entrevista
- Referência ao envio do currículo em anexo
- Despedida cordial, data e assinatura.
Como criar uma carta de apresentação online?
Criar uma carta de apresentação é relativamente simples na plataforma Europass. De referir que esta plataforma visa ajudar estudantes e trabalhadores de toda a Europa a apresentarem as suas qualificações e experiências no mercado de trabalho “de uma forma simples, de modo a serem facilmente compreensíveis”.
Para criar uma carta de apresentação basta aceder aqui e depois carregar em Criar uma carta de apresentação.
Em seguida devem importar uma carta de apresentação já criada anteriormente ou então carregar em Criar nova carta de apresentação. Para este tutorial vamos escolher a segunda opção.
O próximo passo é preencher os campos solicitados. Dados pessoais, dados da pessoa/organização a quem este documento se destina, conteúdo e considerações finais.
Depois de tudo preenchido basta escolherem o modelo para a carta de apresentação.
Por fim é só descarregar a carta de apresentação que foi criada com base nas informações inseridas. Caso estejam autenticados na plataforma, podem guardar a mesma na vossa biblioteca da plataforma.
A Comissão Europeia apresentou em julho deste ano as novas funcionalidades na plataforma Europass. Recentemente mostramos aqui como criar rapidamente um CV e agora uma carta de apresentação. Se precisarem de algum tipo destes documentos agora já sabem onde os podem fazer, de forma gratuita e com modelos já feitos.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Posso garantir que a carta de apresentação é completamente inútil.
Trabalhei mais de 1 década em recrutamento e sei do que falo.
Aliás, nos tempos que correm até o próprio CV não serve para nada.
Verdade… Tenho constatado o mesmo
olá
então o que tem peso?
No mercado português é capaz de ser verdade. No estrangeiro é precisamente o oposto, maior parte das vagas exige uma carta de recomendação e praticamente só essa é lida (dá demasiado trabalho “ler” um CV) -.-
Não, carta de apresentação não é completamente inútil.
É muito usado em perfis séniores, quanto mais não seja porque estar a olhar para um CV de imensos anos de projectos e funções e estar a descortinar se é pertinente ou não é dose.
Desta forma a pessoa que concorre tem a oportunidade de explicar porque considera ser indicada para a função, que experiência pertinente tem (sendo “pertinente” a palavra a reter) ou considera ter.
De resto, o CV está longe de não servir para nada… é a primeira coisa que se olha. Seja sob que forma for, nem que seja olhando para a tua página no LinkedIn, a primeira coisa que se vai ver é o curriculum vitae (literalmente, “trajecto de vida”) e ver se tem interesse.
Se fores um recruiter preguiçoso, nem abres o perfil e só olhas para a job description que aparece no resultado da pesquisa e fazes spam, mas isso já é contigo e se preferes atirar barro à parede ou realmente ser profissional.
Ainda há empresas que continuam a valorizar quem tem carta de apresentação, no entanto não sei até que ponto neste momento se usa.
De qualquer maneira é um bom artigo :).