EuroLLM: “ChatGPT” europeu já está disponível. Experimentem!
Chama-se EuroLLM-9B e é um modelo de linguagem avançado desenvolvido na Europa, treinado para dar resposta em 24 idiomas oficiais da UE e 11 outras línguas estratégicas.
EuroLLM tem know how português
Utilizando supercomputadores como o MareNostrum5, o modelo foi pré-treinado com milhões de tokens e pós-treinado para instruções e conversações multilingues. Supera outros modelos europeus em benchmarks multilingues e de tradução. Foi Desenvolvido por várias instituições, com destaque para o Instituto Superior Técnico e a Unbabel. O projeto é apoiado pela EuroHPC e pela União Europeia.
O EuroLLM já está disponível é open source e está disponível no repositório HuggingFace. Sendo open source, pode ser usado em qualquer empresa, a título individual, etc. Este modelo EuroLLM vai incluir funções que já existem no ChatGPT, como a interação com voz, análise de imagens, etc.
Os idiomas suportados pelo EuroLLM-9B são: búlgaro, croata, checo, dinamarquês, neerlandês, inglês, estónio, finlandês, francês, alemão, grego, húngaro, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, polaco, português, romeno, eslovaco, esloveno, espanhol e sueco. Adicionalmente, abrange árabe, catalão, chinês, galego, hindi, japonês, coreano, norueguês, russo, turco e ucraniano.
Vai dar ao Hugging Face, o LLM não tem site próprio?
Eu por acaso já tenho uma solução montada onde posso testar modelos do HuggingFace.
Mas seria muito interessante o PPLWARE fazer um artigo explicando como a pessoa “comum” pode fazer este tipo de testes.
top
Exactamente! Lmstudio, anything LLM gtpchat, Jan, etc. Lmstudio talvez agora melhor , com um modo servidor melhorado. Acarreta mais configurações, mas com gestor de downloads directamente do repositório do Hugginface
Infelizmente e contra as minhas expectativas ficou muito baixo nos benchs comparativamente contra llama 3.2 8B, qwen 2.5 7B entre outros. Principalmente em MMLU e MMLU Pro. Melhorar daqui pra frente e não baixar os braços. Foi o primeiro modelo.
Ao contrario do linux que ninguem usa e ja anda morto ha decadas este tem potencial de criar uma alternativa viavel a software americano. Infelizmente em sistemas operativos não ha concorrencia a macos e windows
Receita de bacalhau à Brás:
Preparação
Passo 1
Descasque as batatas e corte-as em palitos muito finos, para obter batatas-palha. Coloque-as de molho em água por cerca de meia hora, para remover o excesso de goma.
Passo 2
Entretanto, retire a pele e as espinhas do bacalhau e desfie-o com as mãos.
Passo 3
Escorra as batatas e seque-as bem com uma toalha ou papel de cozinha. Frite-as no óleo previamente aquecido.
Passo 4
Enquanto isso, aqueça o azeite numa frigideira e refogue a cebola cortada, descascada e cortada em meias-luas, o alho, descascado e picado, e a folha de louro.
Passo 5
Quando a cebola e o alho começarem a ficar amolecidos, adicione o bacalhau desfiado e tape a frigideira.
Passo 6
Cozinhe em lume brando até o bacalhau ficar branco.
Passo 7
Retire a folha de louro da mistura e adicione as batatas fritas.
Passo 8
Junte os ovos, previamente batidos, mexa-os suavemente, permitindo que eles envolvam todos os ingredientes. Não deixe os ovos cozinharem e secarem demasiado.
Passo 9
Antes de servir polvilhe com salsa picada e decore com as azeitonas.
… é para estar na tua casa a que horas mesmo??? LOLOLOL
Não sabes do que falas, claramente.
Dizer que ninguém usa Linux é um total desconhecimento do mundo tecnológico.
Já agora, e para quem interessar, existem alternativas europeias aos SO MacOS e Windows, ficam aqui algumas: Ubuntu (Canonical, Britânica), Manjaro (França e Alemanha), Suse/Opensuse (Alemanha), Linux Mint (Irlanda), Alpine Linux (Noruega), entre tantas outras soluções com base europeia.
https://distrowatch.com/
Dizes-lhe tu ou digo eu, que aquilo nao corre em MacOS ou Windows de certeza!
O IT a seguir ao nome certamente será Inteligência Tonta LOL
Ahahahaha
O que são LLM em português? Faz sentido numa língua serem desenvolvidos vários LLM, como a Albertina, o Gervásio, a Amália e outros? Em inglês já há milhares de LLM.
Uma entrevista do professor António Branco, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que não se perde nada em ler. Sublinha a importância para a língua portuguesa e para a soberania linguística e cultural, a elaboração de IA generativa aberta, que inclui LLMs de código aberto, de licença aberta e de distribuição aberta. E que falta em Portugal “um plano estratégico nacional mobilizador de toda a energia do nosso ecossistema de inovação e de investigação para a inteligência artificial em geral”.
https://www.dinheirovivo.pt/4237980371/estavamos-a-espera-de-um-plano-estrategico-nacional-mobilizador-para-a-ia/
+1
portugues de portugal ou…… aquele mix que enoja qualquer um portugues
Mais do mesmo e ninguém se preocupa com a pegada ecológica disto LOL
Mas é português de Portugal?
Não, obrigado.
Spyware.
LOL 😀