PplWare Mobile

Espanha criou um selo para as empresas que sejam transparentes sobre os seus algoritmos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Pedro H. says:

    Isso não quererá dizer que o Estado poderá copiar…. peço desculpa… inspirar-se nos algoritmos das empresas e fazer aplicações concorrentes? É que para fazer a análise do algoritmo é necessário um programador e um programador empregado pelo Estado ou até mesmo um consultor externo que é ou pode vir a ser um concorrente direto das empresas analisadas, tem a possibilidade de fazer uma cópia para si ou para outros.
    Especialmente num mercado em que as coisas mudam constantemente, o Estado espanhol vai ter de gastar uma pipa de massa dos contribuintes para analisar o código fonte cada vez que as empresas o alterem…

    • Pinóquio says:

      Várias questões importantes têm de se por, e algumas serão mais de cariz legal, outras filosóficas e outras técnicas.
      Deixando a filosofia de lado, legalmente há patentes, há a questão das licenças, depois á a propriedade privada, etc.
      Há muita coisa a fazer nas questões legais, e aliás, nunca sem dar esmagadora luta, uma Uber, Amazon, Microsoft, entre milhares delas dariam assim facilmente acesso a toda a sua infraestrutura de código, simplesmente não vai acontecer.
      Agora em termos técnicos, e imaginando que legalmente já estava tudo tratado, a quantidade de engenheiros necessários, e o seu custo, quem paga?
      E em termos de análise, que tipo de análise estamos a falar? De análise da lógica do negócio? Isto de analisar os algoritmos é exactamente o que? Estão apenas a falar de qualquer forma de inteligência artificial? Se for isso, em termos matemáticos, é impossível formalizar uma estrutura lógico determinística de um algoritmo que assente em redes neurais, por exemplo.
      Portanto, iso parece mais um protótipo de leis de um conjunto de políticos que não fazem a mínima ideia do que estão a legislar, e pior, não têm quem os aconselhe tecnicamente para não fazerem deste tipo de burrices.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.