Entre apagão, flotilha e turbossexual: o que Portugal pesquisou em 2025?
Mais do que uma compilação de palavras-chave, o Ano em Pesquisa da Google é uma espécie de termómetro social e cultural que traça o mapa das preocupações, tendências e fascínios dos residentes no país. Veja o que mais pesquisámos, em Portugal, ao longo de 2025.
Em Portugal, 2025 foi um ano de transformação, onde a tecnologia, política, cultura pop e curiosidades inesperadas se misturaram.
Conforme divulgado, agora, pela Google, as pesquisas gerais mais populares destacam o Mundial de Clubes, que deixou toda a gente presa ao ecrã, mobilizou adeptos do futebol e gerou um grande volume de pesquisas.
Outro assunto marcante foi o apagão que refletiu a preocupação das pessoas com a falha de energia que afetou Portugal e outros países da Europa no final do mês de abril.
No âmbito religioso e institucional, o nome do Papa Leão XIV ganhou destaque, impulsionado pela curiosidade em torno do novo pontífice, e, no universo local, a tragédia do Elevador da Glória atraiu atenção e curiosidade ao longo de vários dias.
Futebol e como cuidar de plantas em destaque nas pesquisas em Portugal
Em Portugal, o futebol continua a alimentar paixões: Richard Rios foi o jogador que mais se destacou nas pesquisas no Google, liderando uma lista de destaque que incluiu, também, o talento emergente Rodrigo Mora e várias das principais contratações que marcaram o futebol português em 2025.
As pesquisas "O que é...?" refletiram grande curiosidade por termos sociais e inesperados. A questão "O que é turbossexual?", por exemplo, popularizada por Filipe La Cerda no início de 2025, aguçou a imaginação das pessoas sobre o que seria seu significado.
Entretanto, temas relacionados com a política, medicina e o quotidiano figuram, também, nos temas com mais tendências de pesquisas.
Nas pesquisas "Como…?" e "Como fazer...?", surgem em destaque dúvidas sobre processos cívicos, finanças, saúde, tecnologia e culinária, incluindo receitas e até tutoriais digitais de como fazer print screen no PC ou como transformar foto em anime.
Além disso, manteve-se forte o interesse em como cuidar de plantas, com várias espécies a surgirem repetidamente nas tendências de "Como cuidar de…?", mostrando a popularidade crescente de trazer o verde para dentro de casa.
O ano de 2025 foi ainda marcado por várias perdas de figuras públicas que geraram forte comoção. Entre os falecidos que mais se destacaram nas pesquisas estão o futebolista Diogo Jota, o lendário vocalista dos Black Sabbath, Ozzy Osbourne, e a cantora e atriz brasileira Preta Gil. A morte do Papa Francisco gerou, também, grande repercussão nacional e internacional.
O Ano em Pesquisa no Google mostra como Portugal pensou, pesquisou e o que mais despertou o interesse em 2025.
Imagem: Nacho Doce/ Reuters
Neste artigo: pesquisa google, Portugal























ajudem lá que tenho medo de fazer a pesquisa: O que é turbossexual?
Porquê o medo?
não tenho controlo parental activo..
É termo para o “é bom, não foi?”
Isso não é uma line de um big brother?
Alguém que tem um 1.0 mas acha que é grande.
1.0 quê?
As pesquisas dos tugas só revelam o quão decadente e doente está esta república das bananas.
Que país recomendaria que não seja uma república das bananas para nós irmos consultar as pesquisas deles?
Acho estranho nos filmes e series estar Ed Gein, o povo não tem estomago para tais conceitos.
“vendas de carros elétricos caíram a pique”
Nunca tinha ouvida esta de Turbossexual.
Sempre a aprender…
Suponho que seja alguém que leva um turbo e o liga ao dito cujo para dar mais potência no acto sexual e fazer um brilharete.
Turbo é para dar potência, não é?
Então serve…
E sempre no grito!