Edge é mais seguro que o Chrome e que o Firefox
De forma muito discreta, o browser da Microsoft, o Edge, tem vindo a ganhar um conjunto de novas funcionalidades conseguindo mesmo superar os seus rivais mais directos.
Se por um lado o Google Chrome continua a ser o browser mais popular, por outro o Edge é agora considerado o mais seguro pela NSS Lab.
Sem margem para dúvidas, tendo em conta os testes realizados, a NSS Lab considera que o Edge é o browser mais seguro da actualidade. A empresa submeteu a um conjunto de testes exaustivos os três browsers, com o objectivo de avaliar o comportamento ao nível de ataques de Phishing e também de Engenharia Social. Os relatórios completos podem ser descarregados aqui.
Ataque SEM (Socially Engineered malware)
Como podemos ver pelo gráfico seguinte, o Edge consegue bloquear cerca de 99% dos ataques SEM (Socially Engineered malware). Tal facto e eficácia devem-se aos mecanismos de segurança URL SmartScreen e App Rep, que avaliam a reputação das apps.
No caso do Chrome, o grau de bloqueio é de 85,8, usando URL filtering e Download Protection enquanto no Mozilla Firefox a taxa de bloqueio é de apenas 78,3%.
Zero-Hour Protection
A protecção imediata de novas ameaças é sem dúvida um factor crítico. Num cenário deste tipo, o Edge mostrou também ser dos mais eficazes com 98,7% de eficácia, conseguindo bloquear mais 5,9% malware que o Google Chrome e 20,4% que o Mozilla Firefox.
Ataques de Phishing
No que diz respeito aos ataques de Phishing, o Edge também superou toda a concorrência com uma taxa de 91,4%. Segue-se o Google Chrome com 82,4% e na terceira posição o Firefox com 81,4%.
O Microsoft Edge é provavelmente um dos melhores browsers da actualidade. A Microsoft tem dotado o seu novo browser de tecnologias inovadoras e os resultados apresentados são simplesmente incríveis, batendo o Chrome o Firefox em muitos aspectos, incluindo na segurança.
Tal como aconteceu no segmento móvel, a Microsoft voltou a chegar tarde e, neste momento, é difícil o Edge conseguir um espaço no topo. No entanto, tendo em conta toda a evolução, é provável que os utilizadores comecem a ponderar a sua utilização até porque no Windows 10 poderá ser efectivamente o melhor.
Este artigo tem mais de um ano
Pois no que toca à minha parte, desde o update de aniversario do windows que o edge passa mais tempo em BSOD do que a navegar.
Assim sim, podemos dizer que é seguro, mas não não se faz ao mar.
e então porquê? Já experimentaste preencher o IRS pelo chrome foi?
Seguro??? Seguro??? Ou querem dizer morto??? Talvez até seja seguro um dia quando funcionar… Talvez quando conseguir abrir e quem sabe até navegar, mas no meu caso a única coisa que o Edge sabe fazer é estar constantemente a crashar, BSODs com fartura, nisto sim, o Edge é muita bom. Só lhe conheço o ícone. Nem nunca lhe vi a pagina inicial, após o ultimo update de aniversario (não percebi ainda quem é que recebeu a prenda) enfim passou de morto a embalsamado. Ainda bem que o meu Safari velhinho e cheio de plugins ainda bomba no meu velhinho Apple. Bem que queria mudar para um PC Windows mas não dá, a Microsoft trata os “clientes/utilizadores” como cobaias, e ainda pagamos por isso.
Pode até ser, mas não troco o Firefox por nada.
Edisson,e se calhar com razão.Ainda por cima sabendo isto—»(http://www.bit.pt/mozilla-quer-firefox-rapido-novo-motor-busca/) e —»(https://canaltech.com.br/noticia/mozilla-firefox/mozilla-esta-desenvolvendo-novo-motor-para-tornar-firefox-mais-rapido-83133/).Até ao fim do próximo ano isto promete. 🙂
O objectivo de informar com a partilha desses links é louvável, mas escolher um artigo (o primeiro) cujo autor confunde o motor do browser com motor de busca foi uma má ideia.
O grande investimento da M$ em segurança está finalmente a gerar frutos.
Recorde-se que o W10 que começou com o falhado project Longhorn já estava em investigação/desenvolvimento desde 2001 e representa um longo caminho na segurança, algo que outros SO ficaram agora a anos de alcançar.
Mas que raio de empresa precisa de 15 anos para apresentar um simples serviço, caso não tenham reparado o Windows já não é um sistema operativo. É um serviço. Alo
CErto! O Windows agora é um serviço, e não um SO, e quando começarem a cobrar o aluguer anual… aí é que vai doer! Semelhante ao Office 365…
Se o Office 365 dói, porque é que a grande maioria das empresa saiu de soluçoes on prem (muitas vezes Exchange) e de soluções cloud baratuchas ou gratuitas (como google apps) para abraçar o Office365?
Por duas razões: 1. Económica, parece mais barato pagar prestações anuais, em vez de investir no software como antigamente. Aliás, essa empresa nem sabe se para o ano ainda existe… Provavelmente numa década essa empresa gasta agora mais com o Office do que gastava na década anterior, pois “saltava” algumas atualizações . 2. Posição dominadora do mercado. Logicamente que o domínio do Office é massivo, e muitas aplicações são propositadamente feitas só para trabalhar com o Office, e não funcionam noutras folhas de cálculo.
Por exemplo, para a grande maioria dos comuns utilizadores caseiros basta um LibreOffice, contudo alguns nem sabem que tal existe.
Oh Rui Afonso, no Office365 a suite de produtividade de office é a fatia mais pequena do bolo, devias ver bem a oferta.
Além de que os tempos mudaram, assim como os roadmaps do produtos, já não vamos ver novos offices, nem novos windows, a partir de agora é só features, faz todo o sentido o consumidor ter as últimas e melhores features de produtividade e colaboração, daí a fazer todo o sentido o modelo “aaS”, é para aí que todo o mercado evolui, até mesmo indústria automóvel e quem sabe um dia o mercado imobiliário. Eu enquanto consumidor cada vez mais quero receber tudo “as a Service”, sem preocupações, pago X e tenho direito a determinado serviço. Quero que o carro seja assim, quero que a casa seja assim e com fonte inesgotável de energia associada.
Cobrar aluguer ??? Base para tal afirmação ?
Vê-se claramente o que percebes de R&D.
Neste momento é a empresa com o sistema operativo mais seguro que existe a seguir a XenOS.
Quanto ao Edge, admito que esteja mais seguro, mas só sei que está cada vez mais lento a cada atualização que a Microsoft faz! E farta-se de bloquear! Parece que o Edge utiliza a “lógica” do George Bush, que dizia que para se acabar com os incêndios bastava cortar todas as árvores. Num browser se por questões de segurança se demorar uma eternidade (e ainda mais um bocadito…) a verificar uma página de internet, então ele deixa de ser funcional….
Só se for no teu pc…
É fácil. Basta terem um browser com um número de funcionalidades quase nulas e baddumtss.
Ora.
Lógico. Extensões é (quase) 0, tweaks 0 é perfeitamente natural que seja seguro. Uma pessoa que nunca saia de casa está sempre mais segura que na rua.
Mas a ideia da Microsoft é mesmo essa, teres um browser bullet proof, depois outro legacy proof.
aí é que te enganas… A probabilidade da ocorrência de um crime ou catástrofe é igual para todos os seres humanos em qualquer parte do globo… e não venham com a teoria que se viver num bairro de *** ou de *** a probabilidade é maior.. Antes de responderes faz a tua pesquisa que isto calhou-me no exame de admissão para a PSP. Tanto hate pela microsoft mas a diferença é que os gnus linuxes e os apples não vão doar a fortuna toda como o Bill Gates, nem tão pouco igualam as acções de caridade que ele tem feito. O Windows é dominador e isto e aquilo mas depois vemos a fortuna colossal do Gates a ser aplicada em filtros para tratar a água de aldeias pobres…
Doou a fortuna toda dele para a gates foundation e curiosamente continua a ser o homem mais rico do mundo… Lol
Nunca ouviram falar em lavagem de dinheiro nem em não pagar impostos por doar para instituições de caridade.
Julgam que é à toa que todos os mais ricos e mesmo os jogadores de futebol têm uma organização de caridade.
+1
Opá, e como é que ter menos funcionalidades protege as pessoas de sites manhosos e de ataques de phising?
Isto é mas é a velha mania de tirar a baliza do sítio quando levam um golo.
Só tenho usado o edge. E funciona na perfeição. Para mim chega e sobra.
Uso normalmente o EDGE no PC e no telefone e nada a apontar. É rápido, não crasha e funciona na boa.
Mas e os backdoors de fábrica? Não são considerados vulnerabilidades?
Deves querer dizer os bugs.. Se os conseguires encontrar serão no futuro.
diz me lá um browser que não tenha backdoors de “fábrica” lol de fábrica…
pois não sabes se tem ou não só ouviste dizer….
exatamente, não podemos saber se há backdoors em softwares fechados.
e a expressão “de fábica” me parecia tão normal quando escrevi mas agora também me parece engrçado 😀
e quantos desses bloqueios bloqueiam conteudo perfeitamente legitimo? e os dados que o keylogger envia pela internet sao seguros? os servidores para onde esses dados vao, como e a seguranca deles? tem a mesma “eficacia” do edge?
Azure.
Já cá faltava a parvoeira do “keylogger”.
por mim so uso Edge. chrome e outros so por questões de obrigação profissional. e nem tenho tido questões de bloqueios nem antes ou depois de actualizaçoes.
Seguro?????
nao existe!!
a nao ser que seja militar e mesmo assim……
tanta gente com BSOD a usar o edge? la em casa eu uso firefox e a maria usa edge… ela nunca se queixou de nada do edge….
o edge é mais seguro porque nao suporta extençoes, pelo menos para ja. a meu ver em parte foi inteligente por parte da microsoft seguir por esta via, visto que assim consegue tornar o browser mais seguro e confiavel.
existem algumas extençoes muito uteis, mas tb existem outras que sao prejudiciais e que muitas vezes “entram” sem o utilizador dar conta. é ai que vem a vantagem do edge.
no futuro acredito que o edge ira ter a sua loja de extençoes, mas isso deve de acontecer de uma forma muito apertada por parte da microsoft.
por muito argumento cheio de hate que o pessoal tente encontrar/usar, a verdade é que edge esta a mostar ser uma ferramenta cada vez melhor…
O Edge realmente é qualquer coisa…Tenho testado-o à já uns tempos,comparando o uso de memória entre ele,e o velhinho Firefox.E a diferença é realmente bastanta!
Ainda continuo a usar o Firefox simplesmente pela liberdade que tem,e claro,os extras.Mas veremos se daqui a uns 5/10 meses a MS consiga aumentar o patamar dos seus extras no browser.Porque para muitos,é apenas isso que os “impossibilita” de migrar.