DuckDuckGo quer trazer ainda mais segurança ao email com esta novidade única
Desde que foi criado que o DuckDuckGo está focado na privacidade dos utilizadores e em garantir que os dados destes não são expostos. Com o seu motor de pesquisa tem conseguido garantir essa sua premissa e manter tudo anónimo.
A sua mais recente proposta foca-se agora no email e na proteção que quer dar aos utilizadores. O Email Protection quer trazer para esta forma de comunicação a mesma proteção, acabando com a recolha de dados que as grandes empresas fazem.
Uma novidade única do DuckDuckGo
Tal como acontece com a navegação na Internet, também o email consegue fornecer às grandes empresas tecnológicas informação sensível dos utilizadores. É simples obter dados sobre a forma como estes serviços são usados, sem obter qualquer consentimento.
É aqui que entra a nova proposta do DuckDuckGo, com o Email Protection. Este serviço vai receber os emails dos utilizadores numa conta @duck.com, tratando depois de os filtrar e remover todos os elementos usados para seguir os utilizadores. No final, a mensagem é enviada para a conta inicial de destino.
Privacidade e segurança de forma natural
A grande vantagem é mesmo a sua integração e transparência, podendo ser usado em qualquer conta de email. O serviço do DuckDuckGo vai apenas tratar da filtragem e limpeza dos emails, removendo tudo o que é prejudicial para o utilizador.
Claro que esta informação permanece acessível, podendo ser consultada na app do DuckDuckGo. Ai vão saber que sites e serviços iriam seguir o utilizador e que informação iria ser disponibilizada sem este ter conhecimento.
Email privado com um simples clique
Outra grande novidade do DuckDuckGo é a possibilidade de serem criados endereços provados e descartáveis. Estes vão ser associados à conta do utilizador, sem nunca revelar o email original e que é para manter privado e escondido.
Em qualquer formulário que exista nas páginas web passa a estar disponível a opção de registar o email real do utilizador ou gerar um privado. Este será criado de forma automática e sem qualquer intervenção
Uma melhoria importante deste serviço
O DuckDuckGo garante que este seu serviço vai manter os níveis de privacidade com o mesmo nível a que nos habitou. Assim, nenhuma mensagem será guardada nos servidores deste serviço e nem sequer informação sobre a mesma será mantida após ser processada.
Com 70% dos emails a terem trackers para saber quando, onde e em que dispositivos as mensagens foram abertas, esta é uma novidade bem-vinda. O DuckDuckGo vai agora iniciar testes com esta novidade, para depois a abrir a todos os utilizadores que se querem manter mais protegidos e anónimos, mesmo no email.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: DuckDuckGo
Neste artigo: DuckDuckGo, email, privacidade, Segurança, serviço
Vou instalar.
é fantástico
Fui experimentar o browser e fiquei agradavelmente surpreendido. Esta funcionalidade nova é um bónus – se bem que ainda não está disponível para todos.
Muito boa dica. Obg!
Quer dizer… se bem compreendi, este serviço “chafurda” o conteúdo do e-mail para retirar os elementos de tracking e reenvia para a caixa do destinatário.
Deixamos de ser invadidos na leitura do conteúdo por parte de uns para ser por parte de quem trás o “rebuçado” com a premissa de retirar o que poderá ser perigoso
Para quem estiver menos atento, a invasão de um conteúdo vai contra a privacidade e é nesse contexto que qualquer serviço de e-mail tradicional utiliza os meios de filtragem.
A troca de responsabilidade é uma das propostas do #P2T o que obriga aos remetentes ficarem com as mensagens do seu lado até que os destinatários sintam o interesse em as receber.
Este argumento coloca um potencial esquema de fraude exposto à rede e com o ónus de tudo aquilo que antes “despejava” na caixa INBOX fica agora a cargo do OUTBOX (remetente).
P2T parece quase uma greylist, a diferença é que o utilizador tem de tomar uma ação e em greylist é automático por repetição de envio…. Penso eu de que…
Nos fundamentos está previsto utilizar todos esses conceitos e até podem ser automatizados sem qualquer problema. A diferença é que no P2T funciona. Não é agnóstico. Todos os conceitos de proteção passivos podem continuar a serem utilizados; ex. DKIM, SPF, DMARC, BIMI…
No fundo acrescenta-se mais um ponto de espionagem no caminho, apenas o espião é diferente. Não passa de um serviço de redireccionamento que diz remover os elementos que se conhecem ser utilizados para seguimento & análise… pode ser útil? Sim, mas fazer passar as mensagens todas por um ponto não deixa de ser uma forma de concentração útil para espionagem seja ela comercial e/ ou governamental… mesmo que mintam nos termos de serviço e política de privacidade a dizer que não o fazem.
Exatamente.
O procedimento é ir às definições do browser em Android,e na área da Privacidade onde diz EMAIL PROTECTION BETA inscrever-se no programa,logo na primeira escolha.Depois a empresa mandar-lhe-á um e-mail a informar que o seu pedido foi aceite e já pode usar esse e-mail da companhia.