Dropbox altera os seus termos de utilização
Muito se tem escrito e dito sobre a segurança dos dados que o serviço Dropbox tem debaixo da sua alçada. Quando todos julgavam que os seus dados estavam apenas armazenados, veio a público a noticia de que afinal todos os funcionários deste serviço podiam ter acesso aos ficheiros e dados presentes. O conhecimento desta situação provocou que a Dropbox alterasse os seus termos de segurança e privacidade, por forma a que a situação real fosse aí reflectida.
Pois agora voltaram a alterar esses termos de segurança e privacidade, por forma a que sejam mais simples de entender por todos os utilizadores do seu serviço.
Num anuncio feito no seu blog, o Dropbox anunciou a todos os seus utilizadores que os seus documentos relativos aos termos de segurança e privacidade tinham sido alterados, por forma a que estes fiquem mais simples de serem entendidos por todos e que, acima de tudo, sejam mais transparentes para todos.
Da mesma forma que foi publicado no seu blog, a Dropbox está a enviar a todos os seus utilizadores, numa mensagem de email, esta mesma informação. Desta forma todos os utilizadores do serviço ficam notificados dessa alteração e todos vão poder ler as mudanças e aceitar (ou não) o que foi mudado.
A Dropbox deu alguns exemplos de alterações que foram efectuadas, por forma a que
Chaves de encriptação - A Dropbox deixa claro que as chaves de encriptação são guardadas do seu lado, por forma a que seja mais simples o acesso aos dados em qualquer lugar e para que outros serviços que usam os vossos dados no Dropbox consigam aceder sem problemas. A Dropbox não coloca qualquer impedimento se os utilizadores decidirem colocar encriptação nos seus dados, usando ferramentas tais como o TrueCrypt.
Retenção de dados - A Dropbox delega nos seus utilizadores e apenas a eles a decisão de eliminar todos os seus ficheiros. A companhia não tomará qualquer medida para eliminar ficheiros. Da mesma forma, caso um utilizador elimine a sua conta, a Dropbox tentará eliminar esses dados o mais rapidamente possível.
Localização e logs - O registo da localização, sistema operativo e ID do hardware são registados para que seja possível melhorar a experiência de utilização dos diferentes utilizadores.
Duplicação de ficheiros - Os ficheiros duplicados são um problema para o Dropbox e por isso a companhia vai implementar mecanismos para evitar estas situações.
Encriptação em dispositivos móveis - Passaram a estar disponíveis em algumas plataformas móveis, encriptação na transmissão dos dados entre os equipamentos e os servidores da Dropbox.
Estas alterações foram escritas por forma a serem entendidas por todos e para serem o mais claras possíveis.
Se pretenderem ler em detalhe os três documentos que foram alterados podem consultá-los nos links abaixo:
Estas alterações vão entrar em vigor no próximo dia 15 de Julho e caso não concordem com elas devem eliminar a vossa conta. Não é esperado que se oponham a estas alterações pois estas foram criadas para simplificarem a utilização do serviço.
Artigos relacionados:
Homepage: Dropbox
Este artigo tem mais de um ano
Bom resumo ^_^’
Obrigado,
Isto da segurança dos dados na Cloud deixa muito a desejar e ainda vai dar muito que falar. Estou para ver notícias de perdas massivas de confidencialidade em muitos serviços Clound.
Óbvio que tudo o que para mim é confidencial, não coloco na dropbox.
O problema dos Tos (Terms of Service) é que estão escritos em “advoguês”, com uma porradaria de páginas.
Resultado, ninguém os lê.
Resultado, cada vez que alguém se lembra de interpretar um ponto qualquer, no sentido “olha que os malandros (da Dropobox, da Apple, etc) dizem que podem fazer isto, aquilo e aqueloutro com a informação que lhes damos”, é um cagarim desgraçado.
Este esclarecimento da Dropbox nasceu disso.
Isto não muda enquanto não conseguirem sintetizar os ToS numa página, de maneira simples, que toda a gente perceba.
P.S. Idem para o programa do Governo 😉
LIKE! 😉 Realmente é bem verdade. Depois o tamanho da letra e a disposição do texto, ainda complica mais. Resultado: se houver algum ponto desfavorável para o utilizador, critico mesmo e que este deveria ter em atenção… passa tudo ao lado.
A febre das aplicações gratuitas subiu à cabeça de muito boa gente. Quando me ponho a ler os comentários no blog da Dropbox fico deprimido. Tanto ódio, apesar de tudo o que a dropbox nos trouxe!
Queixam-se tanto da sua “privacidade” e da dos seus dados. Guess what: a probabilidade de alguém neste mundo querer saber do que guardam na drop é muito baixa… vocês não são assim tão importantes nem interessantes.
Para poder fornecer muitos dos serviços que a dropbox nos fornece é preciso ter efectivamente acesso aos ficheiros. Senão é como dizer ao nosso contabilista para nos fazer a contabilidade, mas sem olhar para as nossas finanças.
«Ah e tal, mas os meus dados são “sensíveis”». Pois então não deviam estar sequer na dropbox a olho nu para começar.
[/rant]
-.-
o comentário mais sensato dos ultimos tempos. Como dizia o outro ” se queres um documento seguro, não ligues o computador á net, tranca-o dentro de um cofre fechado por combinação e esconde-o. Mas mesmo assim, há sempre quem arranje maneira de o quebrar”
Se formos na onda da paranoia, entao ninguem tem os documentos seguros porque um hacker habilidoso consegue facilmente ultrapassar firewall do windows e afins e ganhar acesso a computador.
Lembro-me de me contarem de um professor de informática que escrevia e imprimia os testes num computador completamente velho, sem Internet só mesmo com uma impressora ligada, para impedir que alguma pessoa pudesse aceder aos testes antes do tempo aha.
Pois, é mesmo muita paranóia. Privacidade é uma coisa boa. Não gostaria que ninguém andasse a fazer percorrer as minhas fotos por essa Internet, mas não creio ter inimigos que se fossem sequer dar a esse trabalho.
já estava a faltar aqui…
Quem estiver interessado e ainda não tiver dropbox que use este link e usufrua de 250MB de espaço extra.
http://db.tt/abqNKMS
Se não gostarem por alguma razão do link acima, podem sempre usar este: http://db.tt/Nl3THc6
Ou então ganhem uma vida e deixem de usufruir descaradamente á custa dos outros…
Bem que dizia à uns tempos que nem esse, nem outros, serviços na “nuvem” são seguros.
Tudo deve ser encriptado previamente.
Claro que não falam nisso, mas não sei até que ponto os programas em si, não podem ser perigosos, pois podem ser subvertidos, pelo menos em teoria, caso a empresa envie uma actualização, por exemplo só para determinado utilizador, de forma a evitar ser detectada.
Estes tipos da Dropbox ainda não oferecem uma aplicação portable certo?
O que torna o serviço tão útil como a casca de uma uva…
Encontrei uma forma não oficial de tornar o drop box portable:
http://www.addictivetips.com/windows-tips/how-to-make-your-dropbox-portable-with-dropboxportableahk/
Parece-me a melhor solução actualmente, mesmo assim não me convence e não é desta que começo a utilizar. Não vejo sinceramente motivo algum para não ser portable oficialmente. Faria todo o sentido.