Dia Mundial da Internet: 4 milhões de utilizadores MB WAY e muitas burlas
O Dia Mundial da Internet – assinalado a 17 de maio –, é uma data que assinala a inclusão digital e promove a consciencialização pública para os benefícios proporcionados pela internet.
Neste dia, o serviço MB WAY anunciou que alcançou os 4 milhões de utilizadores. Por outro lado, é também sabido que as burlas na internet cresceram 22%.
A gestora da rede Multibanco e responsável pela app divulgou neste dia Mundial da Internet que abril de 2022 foi o melhor mês do MB WAY em termos de operações totais, contando com mais de 28 milhões de transações, das quais 42% correspondem a compras em lojas físicas e online. A SIBS assinala esta tendência como um indicador da “crescente normalização do consumo num contexto de pós-pandemia”, revela o ECO.
O serviço já conta com mais de 6,6 milhões de cartões de débito, crédito ou de refeição registados.
Dia Mundial da Internet: Burlas online crescem 22%
As reclamações relacionadas com burlas na internet aumentaram 22% de janeiro até abril, revela o Portal da Queixa. Sites fraudulentos, casos de phishing são os principais motivos das queixas dos consumidores. A literacia digital é essencial para uma utilização segura e informada no meio digital, defende o Portal da Queixa.
A liderar o ranking das reclamações por burla na internet, estão marcas como a Tiffosi, a Lefties e a Wizink. Relacionadas com as duas marcas do grupo têxtil espanhol Inditex estão casos de clonagem dos sites, onde os consumidores efetuam compras, não recebem o produto e perdem o dinheiro e, no caso da Wizink, o problema mais reportado refere-se às tentativas ou casos concretos de phishing.
Algumas dicas que ajudam a estar seguro
- Criar passwords seguras e atualizá-las regularmente:
- ter a mesma password para tudo é ser um alvo fácil. Hoje em dia, existem plataformas seguras - como o Lastpass ou o 1password.
- Não ignorar as atualizações de software:
- Demora apenas alguns minutos, e é uma importante ação que vai permitir atualizações de segurança e das configurações de privacidade.
- Emissor duvidoso, com mensagem de alerta
- nunca abrir este tipo de mensagens de remetentes ou números desconhecidos, sobretudo se convidam a abrir um link ou a partilhar dados pessoais. As mensagens de alerta (supostas dívidas, pagamentos em atraso, alerta de cancelamentos) são uma prática comum em ataques de phishing.
- Marca ou entidade conhecida, mas com mensagem estranha
- se receber uma mensagem de alguma entidade ou marca reconhecida que convida à abertura de um link, não abra. No caso dos websites, certifique-se sempre de que são verdadeiros e não duplicados.
- Ataques via redes sociais
- a duplicação de perfis de marcas, celebridades ou influencers é real e cada vez mais comum. Existem perfis falsos de “Giveaways” que levam as pessoas a deixarem os seus dados pessoais ou cartão de crédito em plataformas desconhecidas disponíveis na internet.
- Fraude bancária, se foi vítima de phishing alerte o seu banco
- os bancos já estão atentos a situações de fraude, motivo pelo qual têm vindo a criar, cada vez mais, mecanismos de segurança na ativação de cartões. No entanto, a duplicação de cartões ou o extravio de dados ainda é um problema por resolver. Se foi vítima de phishing, cancele imediatamente todos os seus cartões e alerte o seu banco sobre o sucedido.
- À mínima dúvida, denuncie sempre e partilhe a sua experiência: .
Este artigo tem mais de um ano
Evolução natural, da meia da raquete para o MBWAY
MB WAY ?? Não estou para aí virado,nem pensar.Nem agora nem nunca.
Como se não tivesse unica e exclusivamente vantagens 😀
É a melhor app que envolva dinheiro melhor que existe e sempre existiu
Gostava, sinceramente, de saber o porquê.
É bem útil, principalmente, na criação de cartões virtuais e transferência de dinheiro
Uso bastante.
Pago com isso do NFC, enviar dinheiro para colegas, dividir jantares etc..
Também compras no OLX. Apenas pá, nunca por números alheios no multibanco para acesso ao mbway.
Não é preciso código algum, apenas número da pessoa de destino!!!
Literacia.. na passadeira, olhamos para os lados mesmo com o semáforo. Cautela..
Foi simplesmente um dos melhores projetos monetários criados em Portugal. Dá muito jeito, até para fazer pagamentos e outras operações.
Tenho pena é que muita gente caia nos golpes a envolver, mas meus amigos: só cai “quem quer”.
Se temos malta capaz de dar likes e follows nas redes sociais, acho que temos malta capaz de pesquisar nas redes sociais das entidades de segurança sobre este tipo de burlas e tal. Mais uma vez, salvo raras exceções, toda a gente é capaz…
Concordo totalmente com 1ª parte.
Já a do “só cai quem quer”, discordo. As pessoas não têm todas o mesmo conhecimento sobre as tecnologias e o que para umas pessoas é óbvio para outras não é. Não podemos info excluir as pessoas apenas porque têm menos conhecimentos sobre o funcionamento das tecnologias, ou criar um tamanho medo que nunca serão capazes de se sentir confortáveis a usar estes serviços.
Os serviços é que têm que evoluir de forma a dar mais informação, mais alertas, novas medidas de segurança e assim trazer mais confiança a quem usa. É assim em todos os serviços digitais, este não é diferente.
Tenho de concordar com a parte de nem toda a gente entender cada função da tecnologia. Isso é um facto.
Mas temos pessoas que sabem fazer pesquisas no Facebook, de ver fotos de gatinhos e colocar likes e comentários nos amigos e afins. Se essas mesmas pessoas tirarem um tempinho para consultar os alertas das fontes oficiais, que explicam como evitar cair neste tipo de golpes, se calhar teria-se uma taxa bem mais baixa.
Também temos muitas das vezes a malta a fazer as coisas sem ler as instruções. Nas caixas Multibanco, quando efetuei o meu registo com o número de telemóvel, dizia explicitamente que estaria a associar o cartão com o número de telemóvel, e que não estava a fazer nenhum pagamento.
E claro, tem também a questão de bom senso: se as pessoas sabem que o que estão a fazer mexe diretamente com o cartão bancário, e até com a conta bancária em si e a sua propriedade, porque não podem consultar o site do banco (para quem já o souber fazer), ligar para o apoio do banco ou até uma filial, ou mesmo em último caso, serviços de ajuda tecnológica municipais? Eu próprio confesso que tive de me dirigir aos serviços do meu banco para esclarecer questões do serviço MBWAY, e sou ainda um jovem com 18 anos.
Mais uma vez, se tem-se questões, elas devem ser esclarecidas, ainda mais quando mexe com património.
Portugal na linha da frente na evolução técnológica de meios de pagamentos electrónicos, isto sim é de louvar.
As burlas só acontecem porque as pessoas ou são ingenuas ou quem usa as plataformas não sabe como funcionam, o problema não é da tecnologia.
O problema está na falta de testes de usabilidade a sério, para garantir que as pessoas compreendem intuitivamente para que serve cada função de tal forma que nem mesmo que alguém esteja activamente a tentar enganá-las o consiga fazer. Isto é possível mas implica pessoas inteligentes por de trás a garantir que tal é efectivamente a realidade, e não apenas que parece bonito.
Jura? Pode-se dizer o mesmo da grande maioria das burlas que acontecem por este mundo fora.
Gosto muito do MBWAY, melhor que isso só a METAMASK
Gosto muito mais do dinheiro na mão… na minha mão…
Gosto muito mais do dinheiro na mão… na minha mão…