Quantcast
PplWare Mobile

Dia Mundial da Internet: 4 milhões de utilizadores MB WAY e muitas burlas

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Food Eat says:

    Evolução natural, da meia da raquete para o MBWAY

  2. SANDOKAN 1513 says:

    MB WAY ?? Não estou para aí virado,nem pensar.Nem agora nem nunca.

  3. Joaquim says:

    Uso bastante.
    Pago com isso do NFC, enviar dinheiro para colegas, dividir jantares etc..
    Também compras no OLX. Apenas pá, nunca por números alheios no multibanco para acesso ao mbway.

    Não é preciso código algum, apenas número da pessoa de destino!!!

    Literacia.. na passadeira, olhamos para os lados mesmo com o semáforo. Cautela..

  4. Bruno says:

    Foi simplesmente um dos melhores projetos monetários criados em Portugal. Dá muito jeito, até para fazer pagamentos e outras operações.
    Tenho pena é que muita gente caia nos golpes a envolver, mas meus amigos: só cai “quem quer”.
    Se temos malta capaz de dar likes e follows nas redes sociais, acho que temos malta capaz de pesquisar nas redes sociais das entidades de segurança sobre este tipo de burlas e tal. Mais uma vez, salvo raras exceções, toda a gente é capaz…

    • CD says:

      Concordo totalmente com 1ª parte.
      Já a do “só cai quem quer”, discordo. As pessoas não têm todas o mesmo conhecimento sobre as tecnologias e o que para umas pessoas é óbvio para outras não é. Não podemos info excluir as pessoas apenas porque têm menos conhecimentos sobre o funcionamento das tecnologias, ou criar um tamanho medo que nunca serão capazes de se sentir confortáveis a usar estes serviços.
      Os serviços é que têm que evoluir de forma a dar mais informação, mais alertas, novas medidas de segurança e assim trazer mais confiança a quem usa. É assim em todos os serviços digitais, este não é diferente.

      • Bruno says:

        Tenho de concordar com a parte de nem toda a gente entender cada função da tecnologia. Isso é um facto.
        Mas temos pessoas que sabem fazer pesquisas no Facebook, de ver fotos de gatinhos e colocar likes e comentários nos amigos e afins. Se essas mesmas pessoas tirarem um tempinho para consultar os alertas das fontes oficiais, que explicam como evitar cair neste tipo de golpes, se calhar teria-se uma taxa bem mais baixa.
        Também temos muitas das vezes a malta a fazer as coisas sem ler as instruções. Nas caixas Multibanco, quando efetuei o meu registo com o número de telemóvel, dizia explicitamente que estaria a associar o cartão com o número de telemóvel, e que não estava a fazer nenhum pagamento.

        E claro, tem também a questão de bom senso: se as pessoas sabem que o que estão a fazer mexe diretamente com o cartão bancário, e até com a conta bancária em si e a sua propriedade, porque não podem consultar o site do banco (para quem já o souber fazer), ligar para o apoio do banco ou até uma filial, ou mesmo em último caso, serviços de ajuda tecnológica municipais? Eu próprio confesso que tive de me dirigir aos serviços do meu banco para esclarecer questões do serviço MBWAY, e sou ainda um jovem com 18 anos.
        Mais uma vez, se tem-se questões, elas devem ser esclarecidas, ainda mais quando mexe com património.

  5. gambuzino says:

    Portugal na linha da frente na evolução técnológica de meios de pagamentos electrónicos, isto sim é de louvar.
    As burlas só acontecem porque as pessoas ou são ingenuas ou quem usa as plataformas não sabe como funcionam, o problema não é da tecnologia.

    • Joao Ptt says:

      O problema está na falta de testes de usabilidade a sério, para garantir que as pessoas compreendem intuitivamente para que serve cada função de tal forma que nem mesmo que alguém esteja activamente a tentar enganá-las o consiga fazer. Isto é possível mas implica pessoas inteligentes por de trás a garantir que tal é efectivamente a realidade, e não apenas que parece bonito.

    • Hugo says:

      Jura? Pode-se dizer o mesmo da grande maioria das burlas que acontecem por este mundo fora.

  6. andre says:

    Gosto muito do MBWAY, melhor que isso só a METAMASK

  7. compro essa também says:

    Gosto muito mais do dinheiro na mão… na minha mão…

  8. compro essa também says:

    Gosto muito mais do dinheiro na mão… na minha mão…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.