Dashlane – Nunca mais esqueça uma palavra-passe
Hoje em dia, usar a Internet para diversas tarefas é sinónimo de ter que decorar inúmeras combinações de nome de utilizador e palavra-passe, para que possa entrar de forma segura nos serviços que utiliza. Se em alguns serviços até utiliza aquela palavra-passe de há 10 anos, outros exigem maior complexidade... e é aí que começam a surgir os problemas.
O Dashlane vem ajudar nessa tarefa e procura simplificar e proteger a sua identidade digital, não apenas nos dados de acesso mas também noutras informações confidenciais como morada, detalhes de pagamento, entre outros, e tudo isto com uma única palavra-passe.
Muito provavelmente já foi confrontado com a necessidade de aumentar a complexidade da palavra-passe no momento da criação de uma conta. A sua palavra-passe mais simples "123456" ou "qwert" está a deixar de servir em cada vez mais serviços e agora, para alguns deles, precisa ter pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula, um número, um caracter especial e 8 caracteres no mínimo... Uma grande complicação, mas ainda bem que assim é!
Naturalmente que uma palavra-passa fraca, que esteja entre as mais populares (e não só) significa um problema para a sua segurança e é importantíssimo proteger-se, mesmo que isso lhe traga mais transtornos... e é aí que entra o Dashlane.
Como funciona o Dashlane?
O Dashlane é um serviço multi-plataforma que permite gerir e proteger toda a sua informação digital crítica num cofre digital. Protege dados de acesso, informações de pagamento (cartões de crédito), documentos de identidade e outra informação pessoal. Além disso, tem ainda a possibilidade de guardar qualquer tipo de ficheiro como assinaturas, licenças de software, documentos jurídicos ou outros, garantindo que tudo fica encriptado e bem protegido.
Inicialmente é instalado no computador, onde é necessário definir uma palavra-passe Mestra, e depois pode ser feita a importação das palavras-passe que já estejam gravadas nos seus browsers. Para começar a utilizar só precisa de adicionar a respetiva extensão no seu browser preferido.
Já no smartphone, só precisa de instalar e fazer a configuração inicial rápida. O Dashlane será capaz de preencher automaticamente os dados de autenticação em sites e aplicações, fazer login instantâneo e pode ser protegido por PIN ou impressão digital. Note que na app móvel terá acesso ao seu cofre digital, tal como no computador.
O Dashlane é compatível com os sistemas operativos Windows, MacOS, Linux, iOS e Android, e é compatível com os browsers Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari, Edge e Opera. O melhor de tudo é que pode usar todas as plataformas da forma que bem entender, pois tudo funciona de forma sincronizada e estará disponível em qualquer local.
Funcionalidades
A par com a capacidade de guardar e utilizar automaticamente as palavras-passe nos sites e aplicações, o Dashlane tem outras funcionalidades muito interessantes e que, por si só, marcam a diferença neste serviço de proteção de informação pessoal.
Estas são as funcionalidades que mais se destacam:
- Criar palavras-passe fortes com facilidade - pode gerar palavras-passe de 4 a 40 caracteres, com opção de dígitos, letras, símbolos e caracteres ambíguos
- Espaço pessoal e profissional separados - poderá separar totalmente a sua informação sensível pessoal da informação profissional. Mesmo que o administrador da conta profissional monitorize a informação na sua conta, a informação pessoal nunca será comprometida
- Partilha de palavras-passe com grupos - algo muito útil no ambiente empresarial
- Alertas de violação e monitorização - além de ter acesso a várias métricas que sugerem (ou não) uma alteração de postura para ficar mais seguro, o Dashlane reúne regularmente informações dos mais recentes leaks na Internet, alertando-o no caso de o seu nome de utilizador ter ficado comprometido num serviço conhecido
- Autenticação de 2 fatores
Se for um utilizador mais exigente e necessite de recursos mais abrangentes, tem disponível o plano Premium com algumas vantagens:
- VPN integrada - se tiver conta Premium, então poderá utilizar a VPN do Dashlane para que a sua ligação esteja protegida e possa navegar anonimamente, sempre com a identidade protegida
- Armazenamento ilimitado de palavras-passe (em vez do limite de 50)
- Sincronização automática em todos os dispositivos (em vez de apenas 1 dispositivo)
- Armazenamento seguro para ficheiros confidenciais
- Acesso remoto à conta
Poderá utilizar o plano Premium gratuitamente, por 30 dias, passando depois a um valor de 3,33€/mês (cobrança anual).
Instalação e primeira utilização
A instalação do Dashlane é bastante simples e rápida. Basta fazer o download, criar a conta e definir logo a palavra-passe Mestra, que tem de cumprir os requisitos mínimos de complexidade a que já está habituado em alguns serviços online.
Depois precisa apenas de escolher a partir de que browser pretende importar as palavras-passe já existentes, e quais pretende, com a possibilidade de fazer uma seleção manual.
Depois só precisa de instalar a extensão no seu browser preferido e está pronto a usar em pleno.
Já no smartphone, após instalar a app, apenas precisa de colocar o e-mail, confirmar um código que vai receber no e-mail, colocar a palavra-passe Mestra e passa a ter a acesso a tudo tal como se estivesse no computador.
Como não esquecer a palavra-passe Mestra?
Embora o Dashlane facilite a vida na gestão de todas as palavras-passe, é obviamente necessário que esteja fechado "a 7 chaves" e que a palavra-passe Mestra seja forte e complexa, para que tudo esteja bem protegido. É a única palavra-passe que precisa decorar.
Para não correr o risco de a esquecer, deixamos algumas dicas.
Escreva num papel uma dica relativa à palavra-passe e coloque-o num local seguro
Se tem dificuldade em memorizar a sua nova palavra-passe Mestra, criar uma dica ou sugestão acerca dessa palavra-passe pode ser uma ajuda valiosa para a relembrar, principalmente nos primeiros dias. Mas atenção, é imprescindível que essa dica ou sugestão não tenha qualquer significado para outra pessoa.
Escreva então essa dica num papel e coloque-o num local seguro. Mesmo que perca o papel, não é espectável que tenha qualquer significado no caso de alguém o encontrar.
Use mnemónicas para criar uma palavra-passe complexa mas fácil de memorizar
Uma mnemónica usada para uma palavra-passe torna mais fácil memorizar um conjunto de letras aparentemente sem sentido, mas que pode ser facilmente construído a partir de uma frase, ou sequência de movimentos sobre o teclado, que apenas tenha significado para si.
Poderá usar um padrão como a primeira ou segunda letra de cada palavra, adicionar números, letras maiúsculas e símbolos para aumentar a complexidade. Por exemplo: "O Pplware é o maior site de tecnologia em Portugal!" = "oPe0m5dTeP!".
Pode recorrer à funcionalidade de partilha de emergência
Esta solução poderá ser um último recurso para não ter que fazer um restauro da sua conta, no caso de não se lembrar da palavra-passe Mestra ou quiser confiar o seu cofre a alguém. Apenas tem de definir um contacto de emergência, alguém que confie plenamente, como um membro da família ou colega de trabalho, que poderá ter acesso (com tempo controlado) às palavras-passe que lhe confiou.
Por exemplo, imaginando que vai de férias e guarda na sua conta algumas palavra-passe que poderão ser do interesse do seu colega de trabalho, poderá colocá-lo como um contacto de emergência para acesso a essas palavras-passe. Após ele fazer o pedido de acesso, será desencadeada uma notificação para si e o colega que pediu terá de esperar o tempo definido por si para as poder ver. Se nesse tempo não fizer qualquer ação, então as palavras-passe ficarão acessíveis para a pessoa a quem as confiou.
Conclusão...
Se preza o controlo e a segurança da sua informação digital a vários níveis, o Dashlane oferece-lhe os recursos para isso e permite, de forma simples e muito integrada, agilizar o acesso à sua informação crítica.
A nossa vida está mais digital e é cada vez mais importante melhorar a segurança de toda a nossa informação sensível, de forma a preservá-la dos larápios digitais.
Este artigo tem mais de um ano
É mais seguro uma folha de papel, com a inscrição e descrição de cada serviço / palavra passe / username.
Termos todas as palavras-pass, com username e osserviços / sites a que se destinam, mais ainda com a possibilidade de cartões de crédito e mais, conforme é descrito no artigo, é como ter o ouro todo num único local com apenas uma porta a barrar o acesso. Ultrapassando essa porta, voilá, é como a história da gruta dos 40 ladrões. Bastou saber a palavrinha mestra…..
hahahah mais e«seguro uma folha de papel essa é boa… 😀
Conta outra vá para me rir mais um bocadinho 🙂
Não achas?? Ok. Vê lá se consegues “hackear” a folha de papel à distância, via net. Posso perder a folha, pode-se rsgar, etc, mas posso ter um exemplar em lugar seguro, em casa. Numa pasta física.
Não está mal pensado …
Mas esqueces que uma pass segura comporta pelo menos 16 dígitos aleatórios com símbolo e números e nunca se deve repetir ora fixar isso é complicado logo tens de ter a folha sempre na mão …
O que pode ser uma boa ideia é ter nas duas formas caso uma se perca ou fique comprometida 🙂
o que ele diz é a pura das verdades, quem lida com inúmeros acessos e com mais diversos users e password’s, e que são mudadas de x em x tempo, nada melhor que ter isso escrito num papel ou mesmo uma agenda para o efeito, do que ter no pc… 😉
RI-TE RI-TE, qdo um dia os 40 ladrões te baterem à porta começas logo a pensar na folha de papel… Mas tu deves saber que segurança a 100% não existe, certo !!!
Para isso serve o factor dois passos de autenticação.
Eu uso o Bitwarden. É opensource.
E 2, já não passo sem o Bitwarden .
+1
Já alguma vez utilizou o Enpass? Estou a pensar trocar devido a ser Open source, mas gostaria de saber como se compara.
Penso que cheguei a experimentar por alguma razão fiquei no Bitwarden.
Uso o Keepass.
Nunca usei o LastPass e similares porque não ter o cofre com as passwords na minha posse sempre me fez “muita confusão”…
Não conhecia o Bitwarden, mas vou dar uma vista de olhos…
Foi recentemente auditado por uma firma independente, e parece-me que não acharam problemas graves…
Faltou o link para o relatório: https://blog.bitwarden.com/bitwarden-completes-third-party-security-audit-c1cc81b6d33
Bitwarden não conhecia estive a explorar um pouco, gosto do facto ser multi plataforma e com boas integrações de apps.
Resta-me uma dúvida, isto é tal e qual o LastPass correto? a base de dados fica com eles para se puder usar no broswer ou nos dispositivos móveis
Uso o Dashlane, e recomendo.
Confiar as minhas palavras pass a programas de terceiros e pior ainda a extensoes de browser é digno de premio darwin!!!
USEM MACOS/IOS E SAFARI.
Irónico…
Isso mesmo. Não são apps de terceiros. Assim, a APPLE vende-nos o pc, o software e a cereja no topo do bolo fica a conhecer as nossas pass’s. Já para não falar da iCloud.Mas isto é transversal a todos os browsers / caixas de email / etc.
Lastpass
enpass! se se quiser usar também em dispositivos móveis com número ilimitado de senhas paga-se uma única vez e já está, licença vitalícia
KeePass + Keychain
Dashlane/LastPass/KeePass/Bitwarden
Pros e contras e porquê?
Dashlane e LastPass… app de terceiros. Seguro? Uns dizem que não, outros, como eu, até acredito… uma pass mestre em papel 50+ caracteres especiais+alfanumericos etc etc com autenticação multi factor acho/acredito ser dificil abrir o dito cofre destas empresas.
Além que alegam que não sabem qual a chave mestra
Outros também como eu defendem a base de dados ficar na nossa pose (KeePass) também uso gosto do conceito mas a ideia de integração como temos no LastPass está bem longe… nota-se a diferenca pra Freemium e OpenSource.
Dashlane e LastPass como é um serviço especifico claro que para hackers é mais tendencioso haver procura de falhas e a questão da segurança ser sempre algo questionável…
embora acredite que uma palavra mestre imemorável e toda manhosa… dá outra segurança … digo eu.
Quais as vossas opiniões?
A minha opinião, é: não há milagres. Tratando-se de Internet, tudo pode acontecer. Não tenho problemas em que acedam aos meus “dados” de acesso a certos portais; uma coisa, eu garanto: os dados bancários e/ou do Paupal NÃO estão online.
Mas, entre as “soluções do “GM e as do “Mateus, sempre digo que no meio é que está a virtude. Digo eu, e dizia a minha avó, que morreu virgem. Assim, uma folha de Excel com as “pass” e os portais respectivos, arquivadas FORA do SO… parece-me ser o mais seguro.
A tua questão é pouco específica. Depende do que pretendes.
Primeiro, palavra passe imemorável não é boa palavra passe. Esquece os 50 caracteres. O que importa, por enquanto, é que ultrapasses os 10 caracteres e seja complexa mas memorável. Caso contrário vai tornar-se deveras inconveniente.
A ideia de guardar em papel funciona, mas tem vários inconvenientes. Depende do que pretendes.
Apps com cofre são o melhor. A partir daí, é tudo escolhas entre conveniência e segurança.
Dahslane e lastpass, são os mais convenientes, mas os menos seguros. Extensões que lhes roubam as passes, já tiveram vários ataques aos servidores, etc. Conveniência top, risco elevado.
Bitwarden tem muitos buracos. O criador é um porreiro mas é um passo maior que a perna nalguns aspetos.
O Keepass normal está antigo. A variante Keepass XC é bem melhor. Boa segurança, boa compatibilidade, multi plataforma, backups simples, mas tens de perder um tempito para configurar aquilo para alguma conveniência.
Desconheco o KP XC é uma questão de mexer de forma a ganhar algum conhecimento para melhor comparar.
Abre-te Sésamo…
Lastpass
Ou seja um KeePass mais bonito ^^
+1
(ficou no local errado)
+1 Enpass
https://www.cloudwards.net/dashlane-vs-lastpass/
E o eWallet?