Conta bancária “low cost”: O que permite fazer e quanto “custa”?
Uma conta de serviços mínimos bancários (low cost) é uma conta à ordem que permite ao respetivo titular aceder a um conjunto de serviços bancários considerados essenciais a custo reduzido.
De acordo com dados recentes, o número de contas bancárias de serviços mínimos aumentou, em 2021, 16,1% para 150.405, em termos homólogos, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP). Mas afinal o que pode fazer com uma conta bancária "low cost"?
Segundo dados recentes, já há mais de 150 mil portugueses com SMB (serviços mínimos bancários). No final do ano passado, “76% das contas de SMB apresentavam apenas um titular” e “apenas 4,7% das contas de SMB eram detidas por pessoas que tinham outras contas à ordem, por serem contitulares de uma pessoa com mais de 65 anos ou grau de invalidez igual ou superior a 60%”.
De acordo com o BdP, no ano passado “aumentou a percentagem de titulares de contas de SMB com outros produtos bancários na mesma instituição”.
Mas o que pode fazer com uma conta bancária com serviços mínimos?
Segundo o Banco de Portugal, além da abertura e manutenção da conta bancária com serviços mínimos, o titular pode, sem custos adicionais:
- Dispor de um cartão de débito para movimentar a conta de serviços mínimos bancários;
- Movimentar através das caixas automáticos em Portugal e nos restantes Estados Membros da União Europeia;
- Movimentar a conta através do serviço de homebanking (isto é, da página da internet da instituição de crédito) e dos balcões da instituição de crédito;
- Fazer depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços e débitos diretos;
- Realizar transferências intrabancárias (isto é, transferências para contas abertas na mesma instituição de crédito em que está domiciliada)
- Realizar transferências interbancárias (isto é, transferências para contas abertas noutras instituições), através de caixas automáticos, sem restrição quanto ao número de operações que podem ser realizadas, e de homebanking, caso em que existe um máximo, por cada ano civil, de 24 transferências interbancárias nacionais e na União Europeia;
- Realizar transferências através de aplicações (apps) de pagamento operadas por terceiros (por exemplo, MBWay), com um limite de cinco transferências por mês e de montante igual ou inferior a 30 euros por operação.
As instituições de crédito não podem cobrar comissões pela prestação dos serviços mínimos bancários, despesas ou outros encargos que, anualmente e no seu conjunto, representem um valor superior a 1% do valor do indexante dos apoios sociais (IAS).
Quer isto dizer que, em 2022, o custo anual dos serviços mínimos bancários não pode exceder 4,43 euros (correspondente a 1% do IAS).
Este artigo tem mais de um ano
Pode fazer tudo, basicamente, mas apenas com 1 banco…
Apenas os bancos dificultam a vida e praticamente forçam a sair de SMB quando são feitos empréstimos.
Para ter SMB só podemos ter uma conta bancária?
Se tivermos um crédito de habitação é perdida essa regalia?
Obrigado.
Só podes ter uma conta..
Para fazer crédito habitação eles normalmente aumentam a mensalidade, a não ser que saias de SMB, pelo menos já o vi acontecer, não sei se é legal nem sei o que acontece se mudares para SMB depois de ter o credito aprovado, talvez alguém aqui possa explicar
Neste momento Revolut também conta, correto?
Se tenho crédito habitação num banco e tenho sem querer abdicar conta Revolut, já devo perder a possibilidade do SMB.
humm bla bla bla…activo bank 0 custos 0 despesas 0 frangos
É só eu conseguir livrar-me das ações do BANIF que tenho no Banco Invest, que encerro logo a conta e passo a da CGD para SMB! Há 2 meses passei de 0 euros/mês, para 5,15!
Para quem não ganha mais de 1500€ não faz sentido ter uma conta que não seja um revolut, n26 ou activobank.
Há pessoal a ganhar 1500€ ou menos com mais de 500 mil euros à ordem e sem créditos…
“Bancos que são operações de crédito e serviços, com 0% de protecção de valor.”
Desses, só o ActivoBank tem a protecção de 100000 euros por cliente, os outros, dão protecções de 500 a 1000 euros, dependendo de teres lá criptomoedas e pagares 6000 a 10000 euros em comissões anuais. (E sim, o pagares com um cartão desses 2 estás a pagar comissões que podem chegar ao 10%, pagas pelo comerciante.)
Por acaso está enganado. O Revolut, o N26 e o ActiboBank são bancos europeus e cobertos pelo fundo de garantia até ao limite de 100.000 euros. Quanto às comissões, acho que não sabe do que está a falar. Enfim…
Moey, também é porreiro. Banco digital da caixa agrícola
Activobank > Moey
No Activobank consegues fazer depositos em caixas Millenium.
Atenção que o Millenium vai passar a cobrar 8% por cada depósito feito em dinheiro, aos balcões (contra as isenções de 1 depósito mensal gratuito). Assim como será cobrada uma taxa de 14 euros (mais IS) por cada levantamento. Creio que é a partir de 1 de Fevereiro de 2023. Vejam isso com muito cuidado.