Conheça um pouco mais do Twitch: a TV dos jogos
Já imaginou iniciar uma transmissão da sua webcam para milhares de pessoas em todo o mundo? Hoje em dia tal cenário é um pouco trivial, até porque há serviços que o permitem de uma forma muito simples e rápida como é o caso do Google Hangout.
Mas no período mais “jurássico” do streaming, de pessoas sem equipamentos sofisticados para transmissão, o rei era o Justin TV. O problema é que por lá aparecia de tudo – inclusive streamings de eventos desportivos que decorriam em simultâneo com as emissoras detentoras dos direitos dos eventos
Dada a imagem negativa que o Justin tinha, em 2011 apareceu a spin-off Twitch – uma plataforma para streaming de videojogos.
Em Junho de 2011 um estudo de mercado revelou que um dos conteúdos mais visualizados no Justin.Tv eram as transmissões de pessoas que jogam videojogos.
O conteúdo – que pode ser transmitido ao vivo ou on demand – é feito de campeonatos de e-sports (como DOTA, League of Legends e poker online) e walkthroughs (guias mostrando os segredos de cada fase ou missão) de jogos para consolas.
Em suma, se alguém perguntar o que é o Twitch, nada mais é que um YouTube praticamente exclusivo de videojogos. Neste serviço é possível encontrar de tudo: desde utilizadores que querem mostrar as suas habilidades ou simplesmente “aparecer”.
Apesar do Twitch ser normalmente comparado ao YouTube, há uma diferença importante ao nível do chat.
Embora ambos tenham essa opção, o do Twitch é o artifício essencial do sistema – é na interactividade que o site cresceu, uma vez que o chat do Twitch funciona em tempo real e os jogadores podem trocar informações.
É com base nesta “interactividade” que o maior fenómeno da história do site aconteceu. Em Twitch Plays Pokémon, um utilizador começou a jogar a versão Red & Blue do épico jogo de GameBoy. Com uma diferença: o que acontecia no jogo estava diretamente relacionado com os comandos que os utilizadores escreviam no chat.
Depois de mais de 1 milhão de pessoas a participarem, com uma duração de 16 dias, sete horas e quarenta e cinco minutos o jogo chegou finalmente ao fim – não sem antes momentos antológicos, como a escolha entre os fósseis de Omanyte e Kabuto (o primeiro ganhou).
Uma ferramenta para as pessoas – e uma mina de dinheiro para empresas
Em 2013 o site alcançou as 43 milhões de visualizações por mês. Muitos dos que visitavam o site procuravam mais informações sobre jogos que tinham em dúvida para comprar.
Assim, mais do que um demo ou um vídeo curto no YouTube, essas pessoas assistiam a várias transmissões ao vivo dos jogos.
Em Fevereiro de 2014 – mês do TPPkMn – o site alcançou a quarta posição dos sites mais visitado nos Estados Unidos, segundo o Alexa. Isso logicamente atraiu a atenção de grandes empresas e nesse mesmo ano o (agora) Twitch foi comprado pela Amazon por 970 milhões de dólares.
Atualmente vários gigantes do meio de jogos têm canais próprios no Twitch, como a Poker Stars, a Nintendo e a Ubisoft. O mercado de videojogos expande-se do ecrã dos jogadores para voos muito mais altos. Vejamos até onde o Twitch pode ir.
Este artigo tem mais de um ano
Twitch comprado pela Amazon? O.o
http://blog.twitch.tv/2014/08/a-letter-from-the-ceo-august-25-2014/
Bom artigo mas algumas informações erradas.
A Twitch não é exclusiva a videojogos.
Já foi e o seu mercado continua a ser muito para essa vertente mas basta dizer que este ano o Ultra Music Festival foi transmitido via Twitch. Músicos como o deadmau5 fazem sessões de streaming só com música ou a fazer música e a Twitch abriu um pouco do seu leque para os músicos.
Também muito recentemente, o primeiro episódio da nova temporada de Silicon Valley teve estreia na Twitch. Até mesmo o Poker – que não é de todo um videojogo -, tem lugar de destaque na Twitch. Portanto, não é “exclusivo” sobre videojogos.
Depois um outro pormenor, a Amazon fez realmente a compra (depois dos rumores do Youtube em querer também fazer essa compra) mas o valor foi de mil milhões de dólares ou que dá sensivelmente 970 milhões de euros.
Bom artigo mas ficou muita coisa por dizer de um serviço que tem sido bastante relevante nos últimos anos.
Bom dia JF
Ninguem diz que foi exclusivo. Quanto ao valor foi mesmo 970 milhões de dolares como se refere no artigo.
Abraço
PP
a diferença em relação ao youtube é abissal. Bestas completamente diferentes. O twitch é um serviço de streaming, não de upload de videos. O que se vê e escreve por lá é em tempo real.