Comprovativo de morada? Use esta dica com o Cartão de Cidadão
São vários os serviços que, para se aderir, é-nos solicitado um comprovativo de morada. Normalmente fornecemos uma cópia da fatura da água ou da energia, mas há uma forma mais simples e prática.
Usando a app id.gov.pt, pode facilmente partilhar um comprovativo de morada, até com a respetiva assinatura do titular.
A app id.gov.pt permite exportar os dados de cada documento para um ficheiro PDF respetivo. Desta forma, irá criar uma certidão digital, que poderá partilhar com terceiros, por e-mail ou por outros canais. Poderá, por exemplo, enviar uma certidão digital dos dados do seu Cartão de Cidadão para comprovar a sua morada.
A certidão digital em ficheiro PDF fica automaticamente assinada com assinatura digital qualificada, reconhecida e certificada pelo Estado Português e pelo Regulamento 910/2014 da União Europeia.
Como emitir um comprovativo de morada através do seu CC?
O processo é relativamente simples. Com a app id.gov.pt basta que adicione o cartão de cidadão e depois use a opção de exportar. Ao exportar, deve ativar a opção morada. O resultado final será um documento com a morada e mais alguns dados.
A app id.gov.pt funciona em modo offline (sem ligação à internet) ou online. Em modo offline é apenas possível consultar os dados dos documentos digitais guardados na app.
A app id.gov.pt é válida em Portugal. Em outros países da União Europeia poderá utilizar as certidões digitais criadas a partir da app para comprovar os dados dos seus documentos.
Este artigo tem mais de um ano
publicação muito útil. Obrigado.
Uma dica ótima. Vou testar.
Grande dica.
Muito util. obrigado.
Não uso chave digital pois nunca funcionou, diz sempre chave incorrecta.
+1
+1
Quando realizas o login no gmail, se der a informação de password incorrecta deixas de usar o mail?
A AMA já mudava era o nome da app. “Identificação Gov” ficava bem melhor que “id.gov.pt”.
Caríssimos:
A app devia ser atualizada e em caso algum devia incluir a assinatura do cidadão; por sua vez deveria escolher em opçoes que o NIF, Seg.Social e Utente de Saude fossem exportados ou não.
Ainda não deveria incluir foto e mencionar automaticamente que é documento impresso em x data pela App Y que confirma per si os dados inseridos…Digo eu….
E sugerir isso na página dos desenvolvedores… Aqui só gasta latim.
Olá! Por acaso sabe onde se podem formalmente fazer esses tipo de sugestões/comentários? Obrigado!
Na aplicação Id.gov.pt, canto superior esquerdo, 3 traços, “Termos e condições gerais”, tem link para informações, e também tem um e-mail para duvidas ou dificuldades na utilização
o”digital” não seria para abandonar a burocracia???
afinal a burocracia continua!!!! nas “apps” que os totós armados em modernos criam.
o suposto era não apresentar comprovativo nenhum, para eliminar a burocracia.
Isso sera outro projecto, este era da digitalização 😀
Pois é isso mesmo.
Infelizmente a maioria dos bancos portugueses e das empresas de crédito não reconhecem este documento como comprovativo de morada. Preferem uma fatura da água ou da luz. Lamentável!
Melhor usares comprovativo de morada das finanças
https://pplware.sapo.pt/tutoriais/financas-saiba-como-obter-um-comprovativo-de-morada/
Já por lá andei às voltas e não encontrei a opção certa. Tenho de ver melhor…
Passei exactamente pelo que descreveu na sua publicação, em várias instituições bancárias – Novo Banco e CGD – e tive de relembrar os bancos da legislação actual e das notas – portarias – do Banco de Portugal.
Onde posso encontrar essas notas? O que devo procurar para encontrar o que está em vigor?
Sinceramente gostava muito de usar isso mas a questão da carta de condução junto das autoridades ( e já vi isso na SIC ) deixa-me um pouco de pé atrás no sentido que algumas autoridades não tenham a maquina ideal para ler a aplicação…não sei…
Boa dica, obrigado!
Boa dica para um sistema que a usasse, mas por enquanto ninguém aceita infelizmente.