PplWare Mobile

Como manter os dados seguros na era da Dark Web

                                    
                                

Autor: Mário Sousa


  1. sapistérico says:

    A melhor maneira é ter um servidor de dados em casa sem ligação à internet. Apenas ligação a uma rede local que vocês podem aceder em qualquer parte do mundo com uma vpn caseira. Obvio que os dados podem ser “hackeados” no trajecto, mas vão muito encriptados para pdoerem ser hackeados e desencriptados em tempo real.

    Protejam-se!

    • Mário says:

      “sem ligação a internet”, se consegues aceder a ele a partir de uma VPN ele está acessível a internet.

      Estás confuso!

      • Gonçalo Andrade says:

        Parece-me que o user quis dizer “sem acesso à porta 80”.

      • sapistérico says:

        O que o gonçalo disse nem era preciso dizer se o sr. Mário tivesse ido às aulas de informática LOL

        Mas eu vou mais longe do que isso. O pc servidor de dados não precisa estarligado à internet nem convém. Esqueci-me foi de dizer que esse servidor está na rede local ligado ao router e que quem tiver na rede local (por vpn caseira ligado à internet do local onde está obviamente) consegue aceder a essas pastas de rede que estão protegidas por username e password para além do username e password da vpn e da chave privada.

        Isto é basicamente um servidor de dados à prova de bala. Quem quiser meter ainda um pi-hole pelo meio lá em cas aou noutra casa que tiver, percebem? Ui ai ai mas isso já estyou aqui a dar ideias para coisas muito mais “obscuras”.

        Percebeste ou queres um desenho Mário?

        • Rui says:

          Onde estaria esse servidor da “VPN Caseira”? Como seria acedido pela internet?
          Não estaria na mesma rede do tal servidor de dados que é à prova de bala?

  2. Antonio Santos says:

    “Como manter os dados seguros na era da Dark Web”…. Really??… Really??…

  3. Mario Sousa says:

    Olá António,

    Obrigado pelo comentário. O título do artigo foi escolhido com o intuito de chamar a atenção para um tema cada vez mais relevante e preocupante: a exposição de dados pessoais na Dark Web. Compreendemos que nem todos se revejam na abordagem, mas o objetivo principal é informar e sensibilizar um público amplo para os riscos atuais da navegação digital.

    Valorizamos todas as opiniões, mesmo quando são críticas.

  4. Rui says:

    Usem máquinas de escrever e cofres com patrulha armada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.