Como fazer o pedido online de NISS para cidadãos estrangeiros?
O Número de Identificação de Segurança Social (NISS) é o número que permite uma identificação perante a Segurança Social, única, exata e rigorosa, a nível nacional. A atribuição do NISS a cidadãos nacionais ocorre quando do pedido do Cartão de Cidadão.
Para cidadãos estrangeiros passou a ser possível fazer o pedido do número. Saiba como o fazer.
NISS na Hora: Saiba como pedir...
A segurança social disponibiliza um novo serviço online para pedido de NISS para cidadãos estrangeiros. Pode efetuar o pedido no Formulário online no Portal da Segurança Social, em 'Sou Cidadão' > 'Atribuição de Número de Identificação de Segurança Social (NISS)' > 'Como é atribuído o NISS a Pessoas Singulares?' > 'CIDADÃOS ESTRANGEIROS'.
Os cidadãos estrangeiros, que necessitem do Número de Identificação de Segurança Social, devem preencher o Formulário e juntar cópia digitalizada de documento de identificação válido.
Sempre que o pedido de atribuição for registado por um representante, é também necessário juntar comprovativo formal dessa representação (procuração, Declaração de Autorização a Terceiros), bem como o documento de identificação válido do representante.
O cidadão receberá um email de confirmação da criação do seu número de identificação e indicações para levantamento presencialmente pelo próprio, nos Serviços de Atendimento.
A atribuição de NISS NA HORA pode ser solicitado por:
- Cidadão/ã Nacionais sem cartão de cidadão
- Cidadãos Estrangeiros;
- Representantes Legais;
- Entidades Empregadoras (quando esteja em causa uma relação laboral).
Para mais informação consulte o Guia Prático.
Este artigo tem mais de um ano
É só camones a entrar!
Bora lá enriquecer Portugal culturalmente! 😉
São tantos que vêm com uma visão turística mas esquecem-se que serão emigrantes num país corrupto que nem governa nem se deixa governar. Boa sorte para eles e para os portugueses nativos que bem vão precisar!!
Venho de um país africano da realidade totalmente diferente e queria estar legalmente no país que me acolheu.