PplWare Mobile

Chuva ou Sol? 5 fantásticas apps/serviços sobre meteorologia


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

35 Respostas

  1. Algodão says:

    A app do IMPA não tem mesmo nada de fantástica e já não é actualizada há anos. Uma app bonita para quem quiser experimentar algo diferente neste segmento é a YoWindow.

  2. Vitor says:

    WindGuru é bastante fiavel e utilizado por empresas da industria de construção eólica, o que é o meu caso. A precisão é elevada.

    • Pedro Pinto says:

      Sem dúvida…para quem não percebe da coisa é mais difícil de “ler” 🙂

      • João de Medeiros says:

        Na minha opinião o WindGuru já à muito que deixou de ser fiável. Desde que criaram a versão paga que a versão free não dá a precisão! Em vez de cortarem num ou outro dado/serviço, cortaram na “qualidade” para haver versão paga. Fiz um comparativo com um amigo meu que tinha adquirido a versão pro(paga)! Além de que, os dados eram de estações mais afastadas quando existe outra mais próxima! Hoje em dia pioraram. Agora os dados são de estações de privados afiliados ou da própria windguru! Os exemplos acima referidos é o caso na minha ilha! Cá no Faial os dados eram do aeroporto e não davam dados da estação meteorológica Príncipe Alberto de Mónaco !(https://pt.wikipedia.org/wiki/Observat%C3%B3rio_Pr%C3%ADncipe_Alberto_do_M%C3%B3naco)
        Quando passou a haver a versão paga os dados deixaram de bater tão certo e o tempo de actualização passou a ser maior! Desde esse tempo nunca mais usei! Um dia vieram com um link da windguru (sou windsurfer e por isso estou sempre a ver do tempo, principalmente o vento), para planear uma ida ao mar, quando reparei que no site a escolha era a minha ilha mas os dados era das Lajes do Pico, uma estação que presumo ser de um particular (na WIndfinder pode-se partilhar os dados da estação particular em tempo real). O caso é que os dados e previsões em estações mais afastadas não dão o valor mais próximo das medições, quanto às previsões cá é bastante difícil devido às características do atlântico norte, micro climas e o famoso anticiclone. Os dados da estação meteorológica são muito bons e ao menos quando eram da estação do aeroporto era melhor que uma estação privada na ilha ao lado a umas 30 milhas de distância.
        Tal como referi antes, uso Windfinder, Windy (browser e app), iWindsurf (app – dados do aeroporto, vários modelos, onsite report entre outras coisas – uso versão free) e também dá estações privadas!
        Outra app no telemóvel que uso e dou muito valor é Weather from NOAA e acho que não é preciso dizer mais nada! A app básica no smartphone é a Accuweather que penso não precisar de apresentações!
        Quanto às aqui apresentadas, não conhecia a ventuski nem a da sapo, quanto à oficial do IPMA, já tinha lido/ouvido por aí que estava bastante desactualizada e “deixada ao abandono”.

      • Jonas says:

        E o windty é simples ?!! lol.

        Em termos de desportos nauticos o guru é a aplicação mais usada pela fiabilidade. Se querem bonecada sem sumo então podem sempre ver a meteorologia da TV…

        Não deixa de ser caricato nem sequer terem mencionado o weatherunderground nem o windfinder que são apenas as apps que tem estações meteo reais…

        • João de Medeiros says:

          Estações reais? Windfinder tem reais e privadas, windy tem reais, privadas, boias, etc e não estou a ver porque não seja simples! Estações reais da windguru? A estação das Lajes do Pico só pode ser privada e não uma “real”! Estamos a falar de dados somente dessa estação quando não muito longe dali tem uma estação real do Aeroporto do Pico, estação meteorológica Príncipe Alberto de Mónaco (sendo uma das quatro estações de referência da rede mundial de climatologia – Regional Basic Climatological Network – RBCN) e a windguru não usa os dados das mesmas nem as apresenta no mapa nem as refere. Quanto a outras zonas não sei! Dizer que em termos de desportos náuticos, windguru ser a aplicação mais usada pela fiablidade só se for no teu grupo de amigos e conhecidos! Melhor mesmo e qualquer competidor te dirá isto, não é com uma app nem um site. Zygrib! É um excutável que saca os dados meteorológicos directamente da NOAA e são extremamente pequenos por isso muito breve de sacar mesno no meio do oceano via satélite e em pouco tempo. E com todos os modelos! Quanto ao Windfinder concordo que é bom, mas uso não uma mas as várias referidas no meu comentário acima, mais o zygrib no pc, e quem quer bons dados/cenários/previsões e gosta de meteo, pega num pouco de conhecimentos e arranja cartas meteo para acrescentar ao leque de informação que há disponível. As diferenças entre dados no windfinder windy pode ter a ver com o intervalo de actualização dos dados entre cada uma delas, isto com as mesmas estações.

  3. PɅTЯICK says:

    Uso o WindGuru. Para mim é dos mais fiáveis

  4. Pjs says:

    Aqui a questão é que modelo meteorológico estas apps usam. Gfs, Gem, ecmwf…etc. uns modelos mais fiáveis outros menos..

  5. Helder says:

    A do sapo a mais completa, pffffff. More cast das melhores. vamos ser rigorosos.

  6. Luís Silva says:

    O que me dizem à Weather+ ?

  7. Joao Catarino says:

    Windguru, é a que vai mais direto ao que se pretende: saber que tempo faz. O resto é só interface.

  8. Sérgio says:

    Eu uso a weatherlineapp, super simples mas com boa informação, visualmente das melhores e com precisão. É pena não dar a informação da chuva ao minuto como disponível nos usa e uk.
    Só tem o contra de ser paga.

  9. Tiago says:

    Eu uso The Weather Channel, é bastante fiável!

  10. ic says:

    Hello Weather para iOS é muito porreira e visualmente apelativa

  11. marcelo claudio says:

    eu uso o weather now

  12. Amílcar says:

    O Vitor Baía é sem dúvida um grande meteorologista! Esse sim, nunca falha…

  13. PCN says:

    Dentro das minhas viagens diárias uso o WindGuru para a zona de Lisboa a estação de Belém é a minha referência e para a margem sul uso Sesimbra@Pesca, apesar de ser afastado não falha muito.
    Quando quero saber um pouco mais, quando saio para a vela ou parecido… SailGrib ou PocketGrib.
    O site http://passageweather.com/ diz quem sabe é dos melhores para quem se faz ao mar.

    • João de Medeiros says:

      O passageweather, é talvez o melhor site, usado por imensos skippers. Muito obrigado, não conhecia o SailGrib nem o PocketGrib. Pelo que vi a PocketGrib é paga e a SailGrib tem versões gratuitas.

  14. Márcio says:

    Para mim uma das melhores aplicações meteorológica é a Today Weather -https://play.google.com/store/apps/details?id=mobi.lockdown.weather

  15. Ricardo says:

    Weather Timeline bom design e com possibilidade de escolha de vários provedores, só precisa de API que são grátis…

  16. koizo says:

    Basta ir a play store ou app store e um gajo fica parvo com a quantidade e confusao de apps de metereologi que há por aí… https://play.google.com/store/apps/category/WEATHER?hl=en ou https://itunes.apple.com/us/genre/ios-weather/id6001?mt=8

  17. Paulo Pires says:

    Está disponível app do Windguru para IOS?

  18. Anónimo says:

    Acho que deveriam atualizar o nome da app que indicam como Windyty neste artigo, que agora chama-se Windy. Aproveito para dizer que depois de um amigo ma ter sugerido, fiquei positivamente surpreendido com ela, pois a sua widget mais simples de todas é ao mesmo tempo simples e de leitura fácil e também completa para utilizadores mais comuns como eu.

  19. R says:

    Uso a accuweather – impecável. Talvez o widget pudesse ser mais bonito…

  20. Luís says:

    Isso porque ainda não fizeram app do passageweather..

  21. Ck says:

    O one weather é fantástico

  22. Gi says:

    Uso a app do The Weather Channel, bastante fiável, mas mudaram agora o interface. A ap do IPMA é lamentável, de manhã está sempre “a actualizar dados” e frequentemente não acerta as previsões.
    Para mim a fiabilidade é mesmo o mais importante e já tenho usado outras apps e sites que depois deixei. Vou experimentar algumas das dicas deste post e comentários. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.