Chegou a hora do adeus! Mozilla resolveu fechar o Firefox Send e o Notes
Se o Firefox é a proposta mais conhecida da Mozilla, este é de longe o único produto que esta desenvolve e tem no ativo. Há muitos serviços e aplicações que complementam a proposta deste gigante e que dão muito mais aos utilizadores.
Com uma reestruturação em mãos, a Mozilla tomou agora uma decisão complicada. Vai terminar dois dos seus melhores produtos, de forma definitiva. O Firefox Send e o Notes vão em breve ser desligados e deixar de estar disponíveis para os seus utilizadores.
Da lista de serviços e apps da Mozilla, muitos chegaram através do seu programa Test Pilot, entretanto terminado. Este mostrou ao mundo serviço como o Firefox Send ou o Firefox Notes, que agora vão seguir o mesmo caminho e ser descontinuados.
Mozilla vai desligar o Firefox Send
Do que foi revelado pela própria Mozilla, o primeiro a ser descontinuado será o Firefox Send. Este serviço, dedicado à partilha segura de ficheiros na Internet, era dos mais usados e dos que os utilizadores mais gostavam. Com pressupostos de segurança, queria ajudar os utilizadores.
O problema veio há alguns meses e revelou que o Firefox Send estava a ser usado para ataques de malware. Os atacantes usavam as funcionalidades de segurança deste serviço para se protegerem e garantirem que não eram detetados. Estando já desativado, o Send não vai voltar.
O Notes vai ter o serviço descontinuado
Outra pérola da Mozilla que vai desaparecer é o Firefox Notes. Este serviço/app permitia que fossem tomadas notas, que depois eram sincronizadas entre as muitas plataformas onde estava disponível. Esta foi o local onde a Mozilla testou a sincronização segura de dados, que hoje usa em vários dos seus serviços.
O Firefox Send será descontinuado em novembro, sendo a app retirada da Play Store e descontinuando o serviço no Android. No browser a extensão continuar a funcionar, com opções para retirar as notas.
Apesar de não ser claro, muitas das razões para este fim estará associada à reestruturação da Mozilla. Os esforços das equipas vão ter de ser redirecionados para outras áreas mais importantes e mais rentáveis. Falamos aqui da VPN, Monitor e Private Network.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Mozilla
Mas, se falarmos de browsers, o Firefox consegue ser bem melhor que os da concorrência!
Não sei em quê. Consumo excessivo de cpu e ram utilizando os mesmos separadores (html5 com muitos “elements”) e as mesmas extensões que na concorrência, quebras de fluidez em vídeos do youtube e streams na twitch, crashes aleatórios já desde a versão 2, e muito mais.
Para quem só o utiliza para ir ao facebook e ver o email, claro que diz que é muito bom. Se não tiverem extensões instaladas e só abrirem um separador de cada vez, qualquer browser é “bem melhor que os da concorrência”.
Talvez no facto de não espiar tudo o que quem o utiliza faz na net. Assim só naquela.
Só é no teu computador no meu corre às mil maravilhar chego a ter 20 separadores e num deles estou a ver vídeos.
Usem brave, de nada.
Em baixo deixo o link para quem estiver com preguiça de ir procurar.
shorturl.at/rEU25
Safari é o melhor em tudo: mais seguro, mais privacidade, gasta menos recursos, etc.
Na privacidade o Firefox é o melhor de todos, não venham cá dizer que o Chrome ou Edge são melhores…
Consome mais CPU e RAM do que o Chrome?
Engraçado, gostava que fizessem, os dois browsers com as configurações de fabrica….