Caso Donald Trump: Facebook tem de pagar 725 milhões de dólares…
Donald Trump foi Presidente dos Estados Unidos da América e muitos foram os rumores que a sua eleição foi suportada por dados digitais pessoais fornecidos pelo Facebook.
Agora a Meta, empresa-mãe do Facebook, vai ter de pagar 725 milhões de dólares por fornecer dados a empresa que apoiou Trump.
Cambridge Analytica usou dados do Facebook para campanha de Trump
A Meta aceitou pagar 725 milhões de dólares (680 milhões de euros) num processo judicial que acusa a rede social de permitir que milhões de dados pessoais dos utilizadores fossem fornecidos à Cambridge Analytica, a conhecida empresa que apoiou Trump em 2016.
O caso remonta a 2018, quando houve revelações que a empresa Cambridge Analytica tinha pago a um criador de aplicações Facebook pelo acesso às informações pessoais de utilizadores da plataforma. Esses dados foram utilizados para atingir os eleitores dos EUA durante a campanha de 2016, que culminou com a eleição de Trump como 45º presidente.
De relembrar que a Cambridge Analytica é acusada de ter acedido e usado os dados pessoais de 87 milhões de utilizadores do Facebook, sem o seu consentimento destes. Os dados serviram para desenvolver uma plataforma informática destinada a influenciar o voto dos eleitores, favorecendo assim a campanha de Donald Trump.
Apesar de toda a concorrência, o Facebook ainda conta com cerca de 2.000 milhões de utilizadores em todo o mundo, incluindo quase 200 milhões nos Estados Unidos e no Canadá. A empresa com sede em Menlo Park, Califórnia, afirmou na sexta-feira que procurava um acordo porque era do melhor interesse da sua comunidade e dos seus acionistas, revela a Lusa.
Todos os problemas causados ao Facebook pela Cambridge Analytica ainda não devem estar propriamente resolvidos. Apesar do acesso aos dados ter sido bloqueado e os dados eliminados, ainda haverá trabalho na proteção da informação.
Este artigo tem mais de um ano
vamos ver quanto o twiter vai ter que pagar por fazer campanha a favor do bidao
Estranho, quando foi o Obama , eram só elogios pela “modernidade tecnológica” da sua campanha…
Dois pesos, duas medidas.
Quando o candidato é de esquerda, é tudo fantástico, quando o candidato é de direita, é maquiavélico.
Quando o candidato é de «esquerda» ou de «direita», é tudo fantástico, quando o candidato não é de «esquerda» nem de «direita», é maquiavélico.
Que título mais enganoso, que eu saiba o caso é da Cambridge Analytica que beneficiou muita gente com a recolha de dados, mas como da jeito atrair cliques, vamos culpar e citar apenas o Trump porque esteve envolvido, o resto não interessa nada.
Não é bem assim, aliás, vai ser mais o Facebook a arcar com algumas culpas 😉 lê o texto.
Não interessa ler o texto. Primeiro porque é necessário sabê-lo interpretar, depois porque não vai ao encontro do que pensam.
Existem muitos que não se importam de passarem por iletrados.
Pois, alguns não sabem realmente interpretar.