Candidaturas ao E-Lar já estão encerradas. Acabou o dinheiro!
Arrancou no passado dia 30 de setembro o período de candidaturas para os cidadãos que pretendiam trocar os seus eletrodomésticos ao abrigo do programa E-Lar. Mas a verba já acabou.
E-Lar: "esgotaram" os 30 milhões de euros
O Ministério do Ambiente anunciou que o prazo para submissão de candidaturas ao programa E-Lar foi encerrado, uma vez que os 30 milhões de euros disponíveis já foram totalmente alocados.
Devido à elevada adesão ao programa E-lar que, em seis dias, teve cerca de 40 mil candidaturas, encontra-se esgotada a dotação prevista para este aviso, no total de 30 milhões de euros. Por este motivo informamos que encerrou o período de submissão de candidaturas.
Pode ler-se no próprio site do Fundo Ambiental:
🇵🇹💡 Devido à elevada adesão ao Programa E-Lar, que em apenas seis dias registou cerca de 40 mil candidaturas, a dotação total de 30 milhões de euros foi atingida.
Por este motivo, o período de submissão de candidaturas encontra-se encerrado.#EficiênciaEnergética #Energia pic.twitter.com/idqUhjpW7x
— Ministério do Ambiente e Energia (@ambiente_pt) October 5, 2025
O montante foi distribuído da seguinte forma:
- 20 milhões de euros para famílias consideradas mais vulneráveis (incluindo aquelas inscritas no “Bairros + Sustentáveis” ou que beneficiam da Tarifa Social de Energia);
- 10 milhões para os restantes agregados familiares, valor este que pode vir a ser complementado com mais 10 milhões do Fundo Ambiental.
O período de candidaturas começou em 30 de setembro e estava previsto terminar em 30 de junho de 2026, salvo se a verba se esgotasse antes dessa data.





















quer-me parecer, de que quem efetivamente precisava deste apoio, dicou a ver navios.
Navios não sei mas neste caso, placas de indução
A média, de rendimentos, ficou nos 73200 euros, anuais. Pode notar que foi tudo, para pessoas carenciadas.
E há mais coisas: empresas, de construção, terão obtido 5000 a 10000 vouchers, usando dados, de funcionários, conhecidos ou pessoas, de quem possuíam dados. Empresas que vão poder ganhar 6 milhões de euros, ao mesmo tempo que podem deduzir IVA, aos seus serviços, do material adquirido… com os vouchers.
O governo foi avisado que devia obrigar a identificar, o local para onde seriam colocados, os artigos… saiu ordem para não pedir, a localização, bastando a morada de quem fez, o pedido.
Como assim empresas de construção? Essa candidatura não é para imóveis novos mas sim para troca de aparelhos a gás por eléctricos.
O Manuel tem um problema de vírgulas, just saying…
Alguém que tenha preenchido a candidatura, recebeu alguma notificação de submissão? É que eu submeti e não recebi notificação nenhuma, e agora quando fui verificar o estado aparece como não tenha submetido nada…. na altura imprimi o registo mas não me parece que vá servir de nada…..
Escolheu a loja, onde iria usar os vouchers?
Se submeteu, deixando a loja, sem preenchimento, a declaração era anulada, sem aviso.
Só quem escolheu, em que loja, iriam gastar 5000 a 8000000 euros, é que teve procedência, para os vouchers, para usar, nessa loja.
Esteja atento, que há 28000 a 400000 pedidos, que devem baixar, o valor, pois são pessoas, que ganham, acima de 200000 euros, anuais, sendo que só podem usar 600 euros e, não, os 1100, que aparecem, nos dados. Por isso, daqui a 33 dias, devem reabrir, com 10 a 13 milhões, dos que não foram usados. O governo já pediu 800 milhões (pode ir até 6700 milhões!!! que é o valor restante, do PRR 2020-2026), para serem colocados, nesse programa, o mais rapidamente possível.
Isso não faz sentido, ter de escolher a loja com antecedência se nem sequer sabia se iria ter direito aos subsídio. Mas pronto, acredito em si, porque vindo do estado …..
Não ligue ao Manel da Rocha, tá só aqui a dizer disparates e mentiras
em relacao à sua pergunta, eu nao recebi notificação após a submissao, mas indo à lista das minhas candidaturas, aparece lá a minha
¨O período de candidaturas começou em 30 de setembro e estava previsto terminar em 30 de junho de 2026, salvo se a verba se esgotasse antes dessa data¨
Num mes 30 milhões voaram em que um programa é de um ano impossível isto não passa numa autentica corrupção em que um site não abre durante dias e dizem que teve uma forte adesão tretas..
Houve empresas, de construção, a enviar centenas de pedidos, no 3 dia.
Sei de uma, no Cacém, que obteve 600 euros, para cada casas, em 270 identificações, de funcionários, conhecidos e pessoas, de quem tinham dados. Em todos receberam vouchers, para uma loja, em Sintra. Os equipamentos, vão ser colocados em 13 prédios, entre Cascais, Sintra, Vila Franca e Almada, que a empresa está a construir.
E há outros, que já ouvi falar, de pessoas que enviaram 500 pedidos, já encomendaram os equipamentos, mais baratos, de forma a pagarem 200 euros, por esquentador, placa e forno, estando a vender, por 750 euros, online. Lucro de 550 euros, à boleia dos vouchers.
Por isso, aqui tinha dito que não chegava a sexta… falhei por 12 horas.
Estou certo que já fizeste chegar a denúncia ao MP.
Pára de dizer disparates….
estas cenas, e as outras dos paineis,janelas, bombas calor e aluminios, sao a maior parte das vezes para os chicos espertos, alguns que teem tarifas minimas em net eletricidade e outras coisas parecidas porque sao pobres,mas quando aparecem estas situaçoes teem milhares de euros para investir.
Quando chegar a nova factura do consumo eléctrico é que vamos ver se valeu a pena.
Troquei o fogão a gás por uma placa de indução e forno elétrico e não me arrependo.
Guardei o fogão a gás, porque em caso de emergência é só ir comprar uma bilha.
O esquentador ainda é a gás.
Estavam à espéra de quê? É como uma daquelas promoções do hiper que antes de abrir já esgotou tudo para o gerente, a família do gerente e mais a menina que o gerente anda a comer,
E-Lar…para os compadres.
Quem precisa ficou de mãos a abanar.