Bancos estão a aumentar os juros! Mas tenha atenção…
Nos últimos dias tem vindo a ser notícia o aumento de juros de depósitos a prazo. As notícias são aparentemente boas para os portugueses, mas é preciso ter atenção ao que se negoceia. Saiba o que estão já os bancos portugueses a oferecer.
Veja as ofertas dos bancos... em termos de juros
Nas páginas online dos vários bancos é possível saber já quanto estão a "pagar" de juros por depósitos a prazo. Nos últimos dias surgir a notícia da Caixa Geral de Depósitos que lançou um depósito a um ano com taxa de juro até 2,1%, mas há vários bancos já com essa taxa e até superior. Os certificados de aforro continuam a ser a melhor alternativa.
Segundo o levantamento feito pela SIC, atualmente há as seguintes ofertas:
- Santander
- Entre os 500 e os 2.500 euros oferece uma taxa de 2% a seis meses
- Caixa Geral de Depósitos
- 2,1% para depósitos a um ano no máximo de 10 mil euros.
- Novo Banco
- depósito a prazo a um ano com juros de 0,75% no primeiro semestre e de 2% no segundo semestre para montantes entre os 50 mil e os 250 mil euros.
- Montepio
- montante mínimo é de 50 mil euros a dois anos com uma taxa de juro de 2%.
- ActivoBank
- Taxa de juro de 2%, mas só para novos clientes com conta ordenado e por um prazo de 360 dias.
Antes de avançar para algumas das ofertas, não se esqueça de ver bem as taxas e comissões e se é possível ou não movimentar o dinheiro. Veja também se há algumas obrigações de subscrever cartões.
Este artigo tem mais de um ano
Esse do Santander, acaba por ser 1%. São 2% TANB, mas como o depósito só dura 6 meses, é metade. É bom para enganar os incautos.
+1
E a comissão de manutenção da conta pode chegar aos 8 euros por mês. O Santander é um dos bancos mais caros. Nem vale a pena. Neste momento nenhum depósito em Portugal chega aos pés dos Certificados de Aforro em termos de rentabilidade.
Já nem falo disso. Mas quem tem lá conta, são normalmente aquelas pessoas com receio de mudar, desconfiados. E há muitos desses em Portugal.
Nem sei como há gente com conta nesse banco, comissões astronômicas
As taxa de juro apresentadas pelos bancos são sempre anuais.
Não sei porque ainda perdem tempo a meter dinheiro no banco. Certificados de Aforro dão muito mais juros e sem chatices. A banca se quer ver o meu dinheiro tem de oferecer mais que os CA.
dão mais dinheiro agora que a euribor está alta, mesmo assim dão muito pouco, facilmente se encontram investimentos “seguros” com até 5% APR, não vejo sentido em usar certificados aforro ou contas a prazo.
Podes dar exemplos?
Pois, gostariamos de saber quais ?
Seguros? Com essa taxa? Onde?
Com o capital garantido? De certeza que não. Deixa-te de histórias.
Ele não falou capital garantido, disse apenas “seguros”, vale o que vale.
Se refere “seguros” é porque garante segurança…
capital garantido é inutil, se queres que o dinheiro trabalhe por ti tens de arriscar, caso contrário andam a comer migalhas de 2% com o dinheiro a desvalorizar mais que isso por ano estás sempre a perder dinheiro.
Zé Fonseca A. podes dar exemplos de investimentos que, na tua óptica, sejam a escolha acertada?
Certificados de aforro:
IGCP: A taxa de juro bruta para novas subscrições e capitalizações de Certificados de Aforro, Série E, em fevereiro de 2023 foi fixada em 3,403%.
Os bancos começaram a dar qualquer coisita depois do pessoal transferir depósitos e aplicações para certificados de aforro. Desde 2021 que praticamente não oferecem juros com capital garantido. Em 2022 as aplicações poupança reforma sem capital garantido tiveram rendibilidade negativa (o dinheiro diminuiu).
Uma boa armadilha os planos poupança reforma quando se quer desmobilizá-los e foram declarados para efeitos do IRS, diminuindo o imposto. Para os desmobilizar, exceto em certos casos, paga-se o valor desse imposto acrescido de 10%.
Já agora, como se transfere dinheiro da conta à ordem num banco para a conta dos CTT (supondo que querem subscrever os certificados de aforro num balcão dos CTT) sem pagar comissão – se a verba a transferir for maior que o limite do cartão MB.
A agência dos CTT dá-vos o IBAN para a transferência (cada agência tem um número, é preciso ir lá pedi-lo).
Em vez de ir à agência bancária para fazer a transferência (paga comissão) peçam para aumentar o limite do cartão MB e façam a transferência num MB (não paga comissão). Guardem o talão porque é preciso apresentá-lo no balcão dos CTT.
Depois convém baixar outra vez o limite, por segurança.
Os Certificados de aforro tem ainda vantagem de vencer juros 3 em 3 meses e a capitalização automática dos juros vencidos. É possível o resgate logo após os primeiros 3 meses, e aquando o resgaste apenas se perde o juros desde a data que venceu juros pela última vez.
A primeira vez que se faz a subscrição tem que ser num balcão dos CTT (não confundir com Banco CTT, nada tem a ver com o Banco), mas depois tem-se acesso ao Aforronet, onde se faz a gestão e inclusive novas subscrições e resgates.
Penso que forma de pagamento pode ser diretamente no TPA do balcão ou Pagamento de Serviços/Compras em qualquer Multibanco/Netbanco.
Sim, os balcões dos CTT têm TPA para fazer o pagamento dos certificados de aforro – até ao limite de débito diário que está fixado para o cartão (e até 99.000€). O que escrevi sobre as transferência é quando o valor excede o limite diário do cartão. Pagamento de serviços/Compras, não sei.
2% esta malta tem uma piada do caraças, espero que a malta os mande passear e coloque o dinheiro nos certificados de aforro, pode ser que aprendam a deixar de gozar com as pessoas.
Não estão a gozar com ninguém, basta perceber um pouco de negócio bancário e ter um noção do que está acontecer no mundo da banca.
Podem enviar link da CGD com esse de 2,1% procurei tudo e não encontrei. Obrigado
SIC Notícias: “A Caixa Geral de Depósitos vai avançar até ao final do mês com uma oferta, com uma taxa de 2,1%”.
Banca a tapar o sol com a peneira
Enfim são todos uns enganadores?