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Dacia Jogger Hybrid 140: Ensaiámos o campeão da poupança

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Paulo says:

    Longe do consumo de um velho Citroen AX… Esse sim, é sem dúvida o carro mais economico que existe.

    • Vítor M. says:

      Muito pequeno em relação a estes 7 lugares 🙂

      • Grunho says:

        / lugares não significa 7 adultos. Os 2 lugares de trás dão quando muito para transportar 2 miúdos com menos de 14 anos, se a viagem não for grande. Se esta tecnologia fosse aplicada num carro com o peso do AX ou do Uno era fácil dividir por 2 o consumo do Jogger. E quando as actuais baterias de lítio forem substituídas por sódio também o impacto ambiental e o custo delas pode ser dividido por 3 ou por mais. Portanto, se a indústria tivesse mesmo interesse poderia fazer muito melhor que isto.

        • Vítor M. says:

          Há sempre espaço para melhorar, mas ou não conseguem, ou não querem. Isso não sabemos (apesar de já acompanharmos este negócio automóvel). O que sabemos é que esta oferta de 7 lugares num híbrido a gasolina que faz mais de mil quilómetros com um depósito… não é para todos e isso para uma família pode ser a aposta ideal.

        • Causa says:

          Pergunto ao grunho: já se sentou no sexto ou sétimo lugar de um jogger? Ainda não certamente, porque de facto cabem dois adultos. Ps: nao concordo que se fale sem comhecimento de

    • Toni da Adega says:

      VW Lupo 3L, provavelmente o carro mais económico alguma vez construído.
      Chega a fazer abaixo dos 3L/100km

      • Grunho says:

        As duas coisas são importantes: what you drive e how you drive. Em condução super cuidada e a medir cada gota que mandava para a injecção, cheguei aos 2.8L/100kms CB num Mazda 3 de 1350 kgs. Mas o Lupo 3L foi de facto o carro de combustão pura (sem recorrer às artimanhas de homologação dos plug in) mais económico de todos os tempos. E já se passaram mais de 25 anos.

        • Vítor M. says:

          Sem dúvida, é importante como se conduz e onde se conduz. Este Jogger Hybrid 140 é um pouco para servir as pessoas do dia a dia, saem de casa para o trabalho, levam os filhos à escola, fazem os quilómetros necessários em cidade, com a azáfama normal e no fim de semana, metam pais, sogros ou amigos e com 7 lugares vão todos em vez de irem em carros diferentes. Tem espaço para ir às compras, ir de férias e ter um meio de transporte com consumos baixos, poupado até no preço das manutenções e com pouco desgaste dos componentes mais usuais de desgaste, como os travões, que podemos poupar vida útil com o modo Break na caixa. Enfim, o conjunto está muito agradável, mas, lá está, uma medida não serve para todos, este serve para muitos, o que não é mau, bem pelo contrário.

          Como é um híbrido, grande parte do tempo apenas se ouve o motor elétrico, principalmente em cidade.

      • Grunho says:

        As duas coisas são importantes: what you drive e how you drive. Em condução super cuidada e a medir cada gota que mandava para a injecção, cheguei aos 2.8L/100kms CB num Mazda 3 de 1350 kgs. Mas o Lupo 3L foi de facto o carro de combustão pura (sem recorrer às artimanhas de homologação dos plug in) mais económico de todos os tempos. E já se passaram mais de 25 anos.

  2. TS says:

    4.2 a 1.75 = 7.35€

    Eu th um Sandero stepway a GPL que gasta 7.8L aos 100, 7.8x 0.82 = 6.4€

    Verdadeiro campeao da poupança

    • Vítor M. says:

      Mas não é de 7 lugares 😉

      • Ana Rita says:

        Meta 7 pessoas no carro e diga-me qual é o consumo real. Porque as mediçoes são feitas com 1 pessoa de peso médio, e não sao feitas com todos os lugares ocupados. Numa altura em que até um simples pneus sobresselente causa um aumento do consumo e muitas marcas o substituiram por kits reparaçao ou acabaram com isso, ter 7 pessoas a uma media de 75kg terá tudo menos um dácia poupado

        • Vítor M. says:

          Como em todos os outros. Se à partida este carro consegue mesmo médias abaixo dos 4l/100km, e tendo uma carroçaria preparada para 7 lugares, com outra configuração e peso consumiria menos. Logo, o seu argumento não serve, porque não leva em conta os aspetos referidos no que toca à sua estrutura (importante referir que é também o híbrido mais barato do mercado). E sim, o carro mostrou-se muito económico (duas pessoas a bordo, modo Eco desligado, ar condicionado ligado em 75% do tempo e uma rota “com um pouco de tudo”), consegue mesmo com um depósito de combustível mais de mil quilómetros de autonomia.

          Tendo em conta os consumos, o espaço do habitáculo e o tamanho do carro em si, este é um carro que deve ser ponderado para muitas famílias e para determinados segmentos de mercado.

  3. sa.pong says:

    Nada bate o Citroen AX 1,5D em termos de economia.

  4. JO says:

    Como é possível um carro de 2021 ter apenas uma estrela no euroncap.

    https://www.euroncap.com/en/results/dacia/jogger/45231

  5. deepturtle says:

    Tive um Renault Clio 1.5, a diesel, que chegou a fazer média de 3.3L. O normal era 3.7L

  6. Infinity says:

    Tenho um Yaris hibrido e com AC ligado já consegui fazer 3L/100 com 2 adultos e crianca e respectivas cadeirinhas

  7. Vitolas says:

    Não entendo como a versão hibrida pode ser a campeã da poupança quando custa mais 7 mil euros em relação a versão GPL e custa mais (ou na melhor das hipóteses o mesmo) a circular por cada 100km, e isto falando a andar em circuito urbano, porque se for em auto estrada então..

  8. CARWOW says:

    O CARWOW fez há uns meses um teste ao Jogger com motor 1.0.
    Não sendo o modelo aqui do artigo, ajuda pelo menos a perceber os vários impactos com o aumento do nº de passageiros a bordo.
    Vídeo interessante, no mínimo!

    https://www.youtube.com/watch?v=dzl6yMsp2v8

  9. Paulo says:

    Naaa… este teste foi feito apenas com uma pessoa. tempo ameno e estradas com pouca inclinação. os consumos que as marcas anunciam são sempre feitos em condições muito especiais, que só com muita mestria se consegue fazer na vida real. Nesse caso, é só meter mais 4 pessoas ai e alguma bagagem sobe logo para 5.7, 6L. Na cidade quando acaba bateria o motor começa logo a subir os consumos. E falo do que sei.. tenho um rav4 hybrido e vejo-me aflito para ter bons consumos. varia entre os 4.9 e os 5.8 conforme os trajetos, estrada, transito e temperatura exterior (menos que 12 graus é para a desgraça) 🙂

  10. Goncalo Pinto says:

    No meu Yaris Cross consigo faze4 consumos na ordem doe 3.5 em tempo mais ameno, em tempo de frio anda pelos 4.5 a 5l, mas não consigo.que gaste mais de 7, e para isso temos de nos esforcar mesmo muito.

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