Atenção à hora: O que vai mudar na madrugada de domingo (31)?
Na madrugada de domingo não se esqueça de mudar a hora (se for necessário, até porque muitos dos equipamentos que usamos mudam automaticamente). Saiba porque se adianta 60 minutos.
Mudança da Hora – 31 de março de 2024
A hora legal de Portugal continental coincide com o tempo universal coordenado (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de outubro e a 1 hora UTC do último domingo de março seguinte (hora de inverno).
Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, à 1:00 da manhã adiantamos o relógio de 60 minutos, passando para as 2:00 da manhã.
Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita às 00:00 de domingo, dia 31 de março, passando para a 1:00 da manhã, do mesmo dia.
Esta mudança existe há mais de 100 anos. Começou durante a Primeira Guerra Mundial com o objetivo de se poupar energia. Portugal já testou acabar com a mudança de hora. No início do século, experimentou manter a de inverno e entre 1967 e 1975 experimentou manter a de verão. Mas tudo voltou ao mesmo.
Nos anos de 2022 a 2026, inclusive, o início e o termo do período da hora de verão são fixados, respetivamente, nas datas seguintes, à 1 da manhã, tempo universal:
- 2024: domingo 31 de março e domingo 27 de outubro,
- 2025: domingo 30 de março e domingo 26 de outubro,
- 2026: domingo 29 de março e domingo 25 de outubro.
Não me recordo com certeza do ano, mas julgo que em 92-93, manteve-se a hora de Verão durante o Inverno
Foi de 1992 (com Cavaco Silva) a 1996 (com Guterres, que reverteu o “disparate cavaquista” como lhe chamou o “DN”).
Em outubro de 1992 não se atrasou o relógio 1H, continuando a mesma hora de verão nesse inverno, e em março de 1993 voltou-se a adiantar o relógio 1H – ou seja, foi adotada a hora da Europa Central. Em março de 1996 o relógio não foi adiantado uma hora, ou seja voltou-se à hora da Europa Ocidental :
– (UTC) no período compreendido entre a 1 hora UTC do último domingo de Outubro e a 1 hora UTC do último domingo de Março seguinte (hora de Inverno);
– (UTC+1) entre a 1 hora UTC do último domingo de Março e a 1 hora UTC do último domingo de Outubro (hora de Verão).
Lembro-me de nessa altura ser de noite até às 9:00 da manhã. Ir para a escola a pé durante a noite.
Quando a UE fez a consulta pública, em 2018:
– se se queria acabar com a mudança da hora
– e, caso se acabasse com a mudança da hora, qual é que ficava durante o ano – a do verrão ou a do inverno,
em Portugal votou-se maioritariamente pelo fim da mudança da hora e pela adoção da hora de verão todo o ano. Isto dava:
– no inverno – a hora do inverno cavaquista (UTC+1, em vez da atual UTC)
– no verão – continuava UTC+1, tal como agora, e menos uma hora que no verão cavaquista (UTC+2). Nessa altura lembro-me foi de estar na praia às 11H da noite e ainda haver luz do dia.
Certo eu votei pra não mudar.
Só que veio o COVID e ficou tudo em águas de bacalhau.
Houve um ano que aumentaram duas horas, era de dia até às 23h
Aqui as 2 da manha ainda ha sol, isso depende de onde se vive. Venha para a Noruega, aqui o nivel de vida é fantastico. Nunca vi um carro a combustao aqui na cidade
Maravilha – dias de 19 horas em Junho! (E de 6 horas em dezembro, com sol que mal se vê e com noites de 18 horas, em Oslo).
Quando é que acabam com a mudança de hora?
Já não se justifica…
+1
Eu respondi, com o histórico da coisa e as perspetivas, mas sumiu-se 🙂
Não admira dizes tanta tralha mas já pedi a minha pizza na uber eats ainda não chegou, vê lá se te despachas amigo!
É pena os do site não se darem ao trabalho de repescar o comentário. É que há quem não saiba em que pé está atualmente a coisa – se o fim da mudança de hora morreu de vez, ou ninguém quer retomar o assunto (desde 2019).
Alves, ninguém apagou nada
Alves, ninguém apagou nada
Voltei a submeter outro comentário, idêntico, que também se sumiu. Não digo que apagaram o(s) comentário(s) – eles nem sequer aparecem. Deve ser o filtro anti-spam (eventualmente por eu ter um adblocker ligado).
Exato. Estava no Spam. E sim, o adblocker poderá dar algum info ao filtro. Resolvido.
Ai, … Então a coisa foi assim e está neste pé:
– A Comissão Europeia, em 2018, promoveu uma consulta púbica em que perguntava se se queria acabar com a mudança da hora e, acabando, qual era a hora que queriam para o respetivo país (a de verão ou a de inverno).
– Dos que responderam, 84% optou pelo fim da mudança da hora. Em Portugal foram 85%. Não se pode dizer que tenham sido muitos a votar: participou menos de 1% da população europeia (em Portugal foram 0,33% – 34 mil, dos quais 29.000 pronunciaram-se pelo fim da mudança da hora.
– No seguimento, a Comissão Europeia fez uma proposta para o Parlamento Europeu.Em março de 2019, os eurodeputados votaram a favor do fim da mudança da hora (em 2021), com 410 votos a favor, 192 contra e 51 abstenções.
– Mas as instituições europeias têm 3 pilares: a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu (onde estão representados os governos dos países da UE). E os governos não se entenderam. Por exemplo, Portugal (governo de António Costa) e outros, consideraram que se devia manter a mudança da hora.
E estamos nisto, desde 2019. A menos que um presidente do Conselho Europeu (a presidência é semestral e rotativa) volte a introduzir este assunto na agenda – a alteração está bloqueada, continuando tudo na mesma. Com os problemas que tem havido e que exigem debates e negociações, como é o caso da invasão da Ucrânia, não há qualquer perspetiva de o assunto vir a ser discutido proximamente pelos governos.
Obrigado pelo ponto de situação.
Tomar decisões no Conselho Europeu, Comissão e Parlamento é cada vez mais complicado, e quanto mais paises tiver pior.
Há que rever isso.
Porque não mudamos só 30 minutos e acabava-se com esta dança duas vezes por ano.
Porque os políticos é que quiserem mudar, até 1911 era a hora do meridiano de Greenwich menos 36m 44s,68 (Hora do meridiano do Observatório Astronómico de Lisboa).
De 1912 em diante mudaram para a hora do meridiano de Greenwich e nunca mais voltaram à hora verdadeira.
esta palhaçada da mudança da hora nunca mais acaba
Sou a favor da mudança de hora. Caso seja para ficam com uma hora fixa , preferia a hora de inverno. Assim as crianças nunca iriam de noite para a escola no inverno e só começava a ficar noite por volta das 17:3o em Dezembro. Claro que no verão teríamos em junho sol por volta das 5 da manha. Muito bom para a agricultura e o regadio e teríamos sol até as 20 horas. Caso seja a hora de verão , teríamos noite no inverno pelas 8 horas durante 3 meses. A hora de inverno é a hora solar e a de verão a hora do comercio. Por mim seria as duas.