App Inventor 2 – Faça uma aplicação de forma simples
Certamente muitos de vocês já pensaram em criar uma aplicação ou, pelo menos, já pensaram que por detrás de uma aplicação estão umas horas de trabalho e que, provavelmente, seria uma tarefa complicada de fazer sem uma formação apurada nas tecnologias de programação.
Bom, na verdade já não precisamos de queimar tanta pestana a "bater código" quando temos ferramentas como esta que o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) produziu e disponibilizou de forma gratuita. Vamos conhecer a App Inventor 2.
O Pplware é o tal sítio onde encontramos ferramentas que podem ajudar novos e graúdos, das tarefas mais simples às mais complexas, e é sem dúvida o sítio certo para apresentar este tipo de ferramentas.
Quando falamos em “criar uma app”, temos a imediata ideia de que é algo muito complexo e que é necessário instalar compiladores como o Android Studio ou o Eclipse... mas na verdade criar uma app é algo tão simples como programar em Scratch utilizando a ferramenta App Inventor 2 do MIT.
Por ser tão simples, hoje vamos mostrar como é simples dar início a um projeto e seguramente depois haveremos de mostrar o poder desta ferramenta.
Abrir a aplicação online
Para termos acesso a este serviço online, gratuito, e que pode ser uma ferramenta incrível de produção, basta irmos aqui: http://ai2.appinventor.mit.edu e iniciar sessão com a conta Google.
Logo que fazemos o login surge uma janela de boas vindas, como podemos ver em baixo:
Para dar início à criação da nossa App basta no botão apertar o botão “Iniciar novo projeto”
Logo de seguida será solicitado o nome para este projeto que poderá ser o mesmo que o nome da nossa aplicação. Basta escrever na janela que irá aparecer e clicar “Ok”.
E pronto…
Agora é só começar a desenvolver e personalizar a nossa app do modo que queremos!
Para desenvolvermos o código propriamente dito, basta ir ao separador no canto superior direito, clicar no botão "Blocos" e usar as ferramentas que se deseja, tal como mostra a imagem em baixo.
Quando terminar de criar a sua app deve carregar no separador Compilar,, guardar o ficheiro .apk no computador e transferi-lo para o vosso Android.
Obviamente que esta ferramenta não é tão completa como o Android Studio ou o Eclipse, mas para quem é leigo na matéria é um bom “primeiro passo”.
Esta é uma primeira abordagem da ferramenta App Inventor 2. De seguida haveremos de exemplificar algumas das suas funcionalidades e dar exemplos práticos da sua ação.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia, como sempre são os maiores, obrigado por existirem e bom fim-de-semana.
O App Inventor só funciona para Android e foi substituído pelo próprio MIT pelo Thunkable https://thunkable.com/
Este agora já funciona para Android e iOS.
muito bom artigo
obrigado!
Apesar de não ser tão completa, como outras, tem para mim a grande vantagem de não ser necessário escrever código.
Mesmo com as limitações existentes ainda se conseguem fazer coisas interessantes como por exemplo: https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_omlesna75.numbers3
https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_omlesna75.palavras
Por isso aconselho a quem quer começar na programação para android.
Infelizmente não partilho da mesma opinião,
Não aconselho para quem queira começar na programação para Android, aconselho para quem queira brincar um bocado ou mesmo fazer algo relativamente pequeno para uso próprio, mas para quem queira mesmo fazer uma app a sério o caminho a seguir é mesmo começar pela programação e aí sim vai ver que as possibilidades são muito maiores,
Cumprimentos
RemoteXY, para mim é mais fácil para utilização com Arduino.
Qualquer dúvida disponham 🙂
jokinha porque esse nick?
Viva!
Esta messagem diz-me qualquer coisa, pois a muitos anos que trabalho com o appinventor, mas quero deixar uma diga que pode ser importante para alguns utilizadores que queiram desenvolver apps no appinventor. Existe tambem uma plataforma igual ao appinventor, mas que tem muito mais opções para o desenvolvedor, essa plataforma acede-se por este endereço http://app.thunkable.com/ .
Nesta plataforma já temos opções para trabalhar com o google maps e tambêm temos opções para inserir publicidade atravez do admob.
Se alguem tiver interesse em ver uma app que desenvolvi nesta plataforma em envio o link dela para a play store.
Era interessante ver na prática uma app desenvolvida nessa plataforma, disponibiliza o link s.f.f.
Aqui vai o link para uma app desenvolvida com o http://app.thunkable.com/
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.thunkable.android.jose_paulo_alves_correia.GPSVehicleTrackerRTM&hl=pt-PT
Procurem OutSystems. São portugueses líderes mundiais de apps sem codificação. É um espaço chamado low-code. E podem gerar o build ipa e apk para iOS e android respectivamente. E tem versão gratuita online.
Olá!
Excelente artigo, é sempre bom conhecer novas formas de programação 😀 principalmente para os mais novos que pretendem aprender tudo de forma simples e não querem “bater código”.
Pessoalmente prefiro o Android Studio, mas para uma fase inicial/ faixa etária mais nova é excelente.
Já conhecem a aplicação totalmente Nacional – kalipso?
https://www.sysdevkalipso.com/
Alguns exemplos de aplicações lideres de mercado desenvolvidas com kalipso. Um exemplo de uma aplicação esenvolvida com kalipso: https://www.sysdevmss.com/pt
Aconselho a dar uma vista de olhos.
Muito interessante.
No programa de ensino profissional, já a muito que nada muda. Este tipo de plataformas deveria ser inserido para que tudo seja mais fácil de ensinar e de motivar estes alunos que por vezes olham para materias abordadas como inuteis.
Um reparo: “(…) compiladores como o Android Studio ou o Eclipse…”, estas ferramentas sao IDEs (Integrated Development Environment) que por sua vez incluem, entre outras, o compilador
Um exemplo de um ambiente de desenvolvimento simples mas ao mesmo tempo muito poderoso.
Gratuito para aplicações Desktop/Web
https://www.b4x.com