Apoio de 125 euros: Muitos contribuintes indignados por causa do IBAN
O apoio dos 125 euros dado pelo Estado português às famílias portugueses continua a gerar muita discussão. Segundo informações recentes, cerca de 2,5 milhões já receberam o apoio na sua conta do banco, mas cerca de 320 mil transferências não foram processadas devido ao IBAN inválido.
A par deste cenário, são muitos os contribuintes indignados que denunciam que IBAN foi alterado sem consentimento.
O Portal da Queixa continua a receber "inúmeras reclamações" de contribuintes indignados que denunciam que o IBAN foi alterado sem consentimento no Portal das Finanças e que por isso não receberam o apoio extraordinário de 125 euros até ao momento.
Segundo um comunicado enviado, os contribuintes "apontam falhas de segurança à Autoridade Tributária e exigem respostas".
Júlio Mendes, citado pela nota enviada às redações, refere que...
Não consigo entender como uma entidade estatal, que supostamente se gaba de zelar pelos contribuintes, está constantemente a alterar os dados pessoais que deveriam ser privados. Como é possível falarem em que só é permitida a alteração após confirmação do titular da conta, mas colocam lá uma que nunca tive ou vi? Hoje verifiquei que tinha o IBAN de alguém de Lisboa quando nem lá vivo ou vivi
Já a contribuinte Andreia Henriques referiu que...
É inadmissível verificar que o meu IBAN foi adulterado no portal da AT. Isto subentende-se que alguém terá acedido aos meus dados pessoais o que é inadmissível. O meu IBAN é o mesmo há mais de 20 anos e nunca houve qualquer tipo de alteração, e por isso pretendo uma explicação para o facto de agora que estão a dar o suposto apoio extraordinário, estes dados, como se por acaso se alteraram sozinhos
Segundo a análise do Portal da Queixa, há ainda o caso de pessoas que confirmaram os dados como é solicitado e, mesmo assim, depararam-se com um IBAN aleatório. "Há mais de 15 anos que o meu IBAN no site das Finanças é o mesmo. Desde que no seguimento do apoio dos 125€ foi solicitado que houvesse a confirmação do IBAN, já tive que confirmar o meu IBAN por 3 vezes. Das 3 vezes submeti o IBAN correto - e devido às queixas que tem havido - vou com regularidade à página confirmar e, cada vez que lá chego, deparo-me com um outro IBAN que nada tem haver comigo. Já é uma vergonha quem tem o IBAN nas finanças ter que o confirmar, agora depois de confirmado aparecer outro IBAN é uma vergonha maior", reportou o contribuinte Fábio Garcia.
Caso não receba este mês, este procedimento das transferências bancárias vai repetir-se durante os próximos seis meses. Se ainda não sabe se vai receber os apoios extraordinários, pode consultar aqui para ver de imediato.
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Este artigo tem mais de um ano
Eu tinha os campos completamente em branco!
Aconteceu a alguém reparar que o IBAN que lá estava não era o seu e o apoio aparecer “pago”? O que fazer nesses casos?
Isto parece que o estado não queria dar tudo de uma vez, e então arranjou maneira de dar uma parte este mês, dar outra parte aos que já corrigiram pro mês que vem, e quem está “confiante nos dados”, vai ficar a espera até… sei lá.
Não é possível, porque a AT verifica na entidade bancária se o IBAN está associado ao NIF do contribuinte, se não estiver, é recusado.
99,99999% dos que se queixam é porque nunca fizeram o IRS por si próprios, pagam a outros para os fazer, como recebiam o reembolso na conta bancária, estava tudo óptimo.
Desde 1 de Janeiro de 2022, pelo RGPD, o NIB indicado no impresso de IRS, é validado pelo Banco de Portugal. Só é anexado ao perfil do NIF, se o contribuinte for solteiro e sem filhos. Daí que um casal com 2 filhos, o colocar o NIB (ou confirmar) valida para o 1 titular. Ao separar pelos 2, a conta não tem o casal como titulares. Daí que o primeiro fica com o NIB validado, o segundo fica sem NIB, apesar de o poder lá ver no site, não é titular da conta, vai lá ver um “não validado”, caso o tente alterar, sem fazer qualquer alteração.
É preciso que o NIB (o IBAN leva o PT50) seja DO NIF!!! Um casal que sempre tenha o NIB no IRS, tendo uma conta em que um é titular o outro movimentador, não permite que o segundo receba o apoio. Como medida preventiva as finanças usam um NIB de bloqueio que ao ser enviado para o banco, devolve a TB como inválida. Mais recente é quem foi enviar NIB que não é seu, o sistema permitia e na validação verificava que o NIB não era daquele NIF. Assim removia-o e ficava em branco.
E não liguem aos 9650000 trolls que andam por aí a anunciar “Já recebi 1500 euros, levantei, assim as finanças não podem tirar de volta.”
E lembrem-se que mesmo depois de processada, pode demorar 96 horas a chegar à vossa conta
Eu sempre fiz o IRS por mim (é dificil a brava), sempre recebi o IRS na conta, nao tenho filhos e solteiro, o meu IBAN estava em branco, conheço mais pessoas com o mesmo problema
+1
Vou-lhe dar dois exemplos, uma colega de trabalho recebeu 125€ pela segurança social não tem nada da página segurança social a receber já ligou para lá e não sabem o motivo mas não pedem de volta, e ainda recebeu 125€ das finanças referente ao ex marido (divorciada à mais de 20 anos) e não tem nada em comum …
Mais casos, vários familiares (todos solteiros) em que o iban estava confirmado e hoje (dia 26) apareceu nova informação iban por confirmar… claramente não é normal …
n inventes. sou eu que faço o irs a muitos anos e sempre recebi o reembolso direito. desta vez a titulo curiosidade por causa desta noticia, fui ver se o iban estava certo e estava um diferente e um de banco diferente. logo estas 99,99999% errado
tal como os testemunhos acima, estas enganado, sempre fiz o IRS por mim, e adivinha? campo em branco na segurança social e nas finanças
Boa tarde,
Qual é a fonte ao afirmar “99,99999% dos que se queixam é porque nunca fizeram o IRS por si próprios”?
Há mais de 15 anos que faço IRS por mim, há muitos (senão desde sempre) que tenho o meu IBAN associado, há duas semana o IBAN estava lá… e há +/- dois dias estava em branco… (solteiro e sem filhos)
O estado já devia ter deixado de usar o conceito NIB e sim fazer sempre referência ao IBAN… que se não me falha a memória até houve há muitos anos alterações legais por causa disto a nível da faturação…
Quem recebeu dinheiro indevidamente vai ter de devolver, não interessa se já gastou ou não…
Em relação à tranferência (que presumo ser SEPA) são 3 dias úteis.
ainda se dão ao trabalho de responder a este Manuel da Pedra? lol
É a fonte “juro por deus”
O IBAN é o NIB com o código do país nada mais, no caso de Portugal é o PT50.
A verdade é que também me deparei com falta de IBAN no portal das finanças, quando o mesmo sempre esteve lá. Não só eu, como a maioria dos familiares/amigos.
O que é mais estranho para mim, é que as pessoas que conheço que não vão receber o apoio, não houve alteração de IBAN, enquanto que os que vão receber, praticamente todos tiveram problemas. How convenient…
O facto de colocarem o IBAN na declaração anual de IRS, e nesse mesmo receberem o reembolso, não o classifica como confirmada para todas as operações. Alias caso tenha débitos diretos com as as finanças (algo que aconselho) tem de fazer a validação desse mesmo IBAN. Logo, por fazerem o IRS há 15, 3, 50 ou 20 anos, ser sempre o mesmo NIB e agora IBAN, não garante a validação do mesmo, a não ser para o operação especifica a que se refere (reembolso de IRS após contas feitas).
Já aqui referi, que correram emails e fóruns onde constavam links que apesar da sua semelhança ao portal das finanças, nada mais faziam que ceder os dados a terceiros! nunca acedam a nada através de links, por mais fidedignos que lhes pareçam, e até podem ser!
Carissimo, dispensamos propaganda socialista neste fórum
Não se trata de propaganda, nem entendo onde possa ter visto isso! mas ao contrário dos minions ventureiros, passistas e outros que vêm para aqui propagandear falsidades. tento apenas elucidar e transmitir a verdade! não do género “rádio moscovo fala verdade”
De referir que uma grande parte da população dá a password a contabilistas e outras entidades para “fazer o IRS”. Acredito mais que sejam estas pessoas a aproveitarem-se da posse das passwords de outros contribuintes do que ser o próprio estado ou funcionários dos serviços de finanças a alterarem o IBAN.
Para estas pessoas que estão a passar por esta situação recomendo que atualizem o IBAN e de seguida alterem a password de acesso ao portal das finanças e que verifiquem posteriormente se o IBAN se mantem ou se foi alterado.
Mais um iluminado que agora acha que foram os contabilista que resolveram ganhar o bónus de natal mais cedo!!
LOLOL É com cada um pior que o outro.
Tiago estou tramado as minhas contabilistas vao dar-me o golpe. Obrigado pelo aviso lol. E um caso tipico, a culpa e de todos menos do estado. Ate os hackers entram ao barulho.
Isso não é possível, porque se colocas um IBAN de outra pessoa, o mesmo é recusado, pois a AT vai verificar se esse IBAN tem o NIF do contribuinte. Caso não tenha é recusado. Portanto podem colocar o IBAN do contabilista, do vizinho, etc que vai ser recusado e não vão receber os 125€. A não ser que tenham conseguido abrir conta no banco com o NIF desse contribuinte… mas aí já entramos em fenómenos do Entroncamento.
Na 2a recebi e nunca mudei o nib da conta e tenho contabilista. Ou erro do sistema ou ha algo se passou com os nibs não lá estarem. Se sempre la estiveram acredito que muitos caso a razão é do proprio comtribuinte.
Gostei da inocência
“Não consigo entender como uma entidade estatal,….”
Quando a realidade demonstra que por ser entidade estatal a probabilidade de dar problemas é maior.
Não consigo perceber a razão do procedimento ser executado todos os meses (diga-se 1 vez por mês). O procedimento devia ser executado todos os dias, para aumentar a satisfação de quem ja alterou o IBAN, e dessa forma levar à diminuicao do número de casos pendentes de resolução a cada dia que passa.
Ah sim, imagina a avalanche de pedidos no sistema SEPA todos os dias a tentar fazer novas transferências… as pessoas é que têm de fazer as coisas antecipadamente.
Existe de facto algo errado, que deve ser explicado. Eu recebi o valor numa conta que já não utilizo alguns anos. Conta essa que já tinha substituída pela nova, na qual recebo o IRS e trato de assuntos com a segurança social nos últimos 7 anos. Se já tivesse cancelado essa conta andava sem saber o que tinha acontecido. Algo se passa e com dolo. Porque razão puxaram uma conta com 7 anos de inatividade e a escreveram na minha área das finanças. Por acaso tenho os prints de quando actualizei tudo além dos pagamentos de IRS e Seg Social.
Após ter ido verificar, constou que no campo do NIB da minha esposa e do meu filho, indicava “12345678912345…”, nem era o campo em branco. nunca foram preenchidos, segundo sei, se o campo nunca foi preenchido não deveria constar nada ou seja “zero”.
Enfim…
Cheira-me que alguém fez asneira da brava na area DEV e agora ninguém quer admitir ter sido um problema informático. Ou, pior, se não foi asneira foi deproposito porque o IRS e outros impostos mexem sempre com o IBAN e nunca vi estes problemas e agora com uma simples “devolução” de 125€ feita pelo grande e benevolente Costa, já temos IBANs a desaparecer, IBANs trocados, etc..
Acho curioso que eu não tenho nada a receber e o meu iban continua impecável..
Burrice de programação da grossa, até estou a imaginar o que fizeram. users.getAllBankAcounts -> Order By DateAdded ASC -> get(0) e preencherem os dados do IBAN em todas as contas na AT sem qualquer tipo de validação!
Por isso é que transferiram dinheiro para uma conta que já fechei e agora não sei onde vou buscar o dinheiro. P(/%/(%/%u!!
Se a conta está fechada, aquilo bate na trave…
Por acaso também nos anos que recebo do IRS vai para a minha conta, mas agora estranhamente aparece um nib que desconheço de quem seja, até fui fazer uma transferência de 1 cêntimo para o referido nib para ver se aparecia o nome do titular da conta e foi automaticamente cancelado pelo meu banco, sei que só é pago se o nib estiver em nome do contribuinte, caso contrário esse pagamento é suspenso e o mais estranho foi também o contacto telefónico associado a minha conta não sei de quem seja e a mora que foi alterada a pouco mais de um mês também estava numa morada antiga minha que ainda nem CC avia na altura.
Era mais útil falarem sobre como o cidadão pode apresentar queixa por alteração dos seus dados, do que estarem a noticiar a mesma coisa.
Fica aqui o site, https://www.cnpd.pt/cidadaos/participacoes/ , para quem achar que viu a sua proteção de dados violada.
recebi hoje o “el contado” e não tive de alterar o iban que estava registado na plataforma das finanças há vários anos… não conheço ninguém que tenha tido problemas devido ao misterioso desaparecimento 😛
Eu também não conheço ninguém com sida.
Se fosse para pagar 125€ à AT o IBAN estava correto, nem permitia alterações, agora como é para dar, o caso é diferente.
Pessoalmente, acho que todos estes problemas com IBAN’s só demonstra a falta de segurança dos nossos dados.
Devia era ser enviado por vale dos correios e ficava resolvia.
Ah claro, os vales de correio são muito fiáveis… e nem se perdem nem nada…
Houve vários artigos a chamar a atenção por causa dos iban e a exemplificar o que havia a fazer. Para variar o tuga deixa tudo para a última, depois corre mal e a culpa é dos outros …
Tudo pra última? Sempre tive a minha conta bancária associada nas finanças, agora deixou de estar? O meu problema não são os 125€ mas sim o estado ter feito porcaria com as contas.
Há pessoas que ainda não entenderam que podem fazer IRS e por lá o iban e esse não corresponder ao que está no site??
O valor pago e para o IBAN que está no processo das finanças e não para o que colocamos no IRS que pode ser o mesmo ou não.
Depois há histórias da prima e da vizinha que são irreais. Mas cai quem quer
E basta ler algumas das queixas para saber que são treta…
Não digo que não possa ter acontecido. Mas em muitos casos é treta mesmo.
Ora vejamos alguém diz que apareceu um IBAN de alguém que vive em Lisboa. Como é que a pessoa saiba a menos que conheça o dono do IBAN?
E ainda não percebeste que quem se está a queixar deixou de ter esse iban associado? quem faz o meu IRS sou eu, sei perfeitamente onde estava configurado o meu IBAN
É isso mesmo, as pessoas acham que por colocarem o IBAN no campo da declaração do IRS, o mesmo está associado no Portal das Finanças… Só que tem débitos diretos ativos da AT é que pode ter a certeza que o mesmo está associado, pois sem isso não há como fazer débito direto.
acabei de falar com um xuxalista alquimista e ele dizem que tem uma arvore de fazer notas e ouro na sede xuxalista!
Esta malta toda quer os 125€ quando antes criticava o governo.
Ca para mim ja receberam e querem receber de volta.
Vão mas é trabalhar.
Eu não recebi porque trabalho e esforço -me no duro.
Pimenta no c% dos outros é refresco. É a ilação que tiro dos comentários de quem acha que as reclamações é de gente burra.
Outra e que o Estado é negligente com os dados dos contribuintes. Um erro grosseiro que devia fazer rolar cabeças mas não… tudo de permite nesta república de bananas.
Isto sei de certeza que é certo:
– Quando se preenche a Declaração do IRS preenche-se o campo do NIB/IBAN – que só serve para o reembolso do IRS dessa declaração.
– Este IBAN não substitui o que consta (ou não consta) do processo do contribuinte.
Um meu conhecido foi ver o “IBAN do seu processo na AT”, e era de uma conta de há 10 anos, que entretanto tinha cancelado. Por aqui não ia receber os 125€. A solução é atualizar o IBAN – que os 125€ vão aparecer.
Muita trapalhada que por aqui se escreve resulta de confundirem o IBAN que colocaram na declaração do IRS e o IBAN de outra conta bancária que já tiveram e que é a que está a ser considerada para os 125€.
Homem, existem erros de todo o tipo. Seja mais informado.
Já se percebeu que não vale a pena tentar elucidar os passistas e minions ventureiros! mas foi mais um bom esforço, que quem está aqui com seriedade agradece!
O agradecimento é para @Vinagre
Os “indignados” fazem bem em ler esta declaração do Ministério das Finanças sobre os IBAN : “Fisco diz não haver evidência de eliminação ou adulteração dos IBAN”
https://www.dn.pt/dinheiro/fisco-diz-nao-haver-evidencia-de-eliminacao-ou-adulteracao-dos-iban-15294897.html
A minha hipótese é alguém na informática das finanças fez asneira e precisaram de fazer um restauro dos dados dos contibuintes e foram buscar um arquivo (backup) muito antigo em que muitos não tinham IBAN preenchido ou tinham de contas agora encerradas, ou até de ex-conjuges.
Também equaciono esta hipótese. Um conhecido viu um NIB que já não usa desde 2006 aparecer nos dados, no meu caso ficou em branco.
Deviam ser transparentes sobre o ocorrido e colocar em pausa a ação das devoluções até correção do sucedido.
Se assim fosse eu teria sido afetado, pois alterei o IBAN em 2012, e pasme-se… continua o mesmo lá. Se tal backup tivesse sido reposto, o meu IBAN teria regressado ao antigo. Por isso essa teoria vale zero.
Vale tanto como a tua opinião sobre a minha teoria pois excluis a hipótese de não terem sido afetados todos os registos.
Só como não se passou contigo achas que já não é possível tal coisa ter sucedido; é o mesmo que dizer que, visto que não se encontrou vida em Marte então o resto do universo também não tem.
Existem duas situações onde se preenche o IBAN no site das finanças. Quando se preenche o IRS e diretamente no site. Podem nem ser iguais. Daí toda esta confusão. Mas o facto de terem recebido o IRS na conta certa, não quer dizer que tenham o IBAN correto no site. Puseram foi o IBAN correto nos formulários do IRS.
Os portugueses são todos organizados, inteligentes e diligentes, os serviços públicos não os merecem. Atentem ao comentário de Nuno Palma que diz tudo.
A mim também me acconteceu outra coisa. Felizmente o IBAN não foi alterado, contudo apenas pagaram os 125€, ficando em falta os 25€ referentes ao filho (25€ para cada pai), apesar do portal apreseentar a informação que foram pagos 150€. Por onde andam os restantes 25€
A partir do momento que está o IBAN confirmado no Portal das Finanças, é esse o IBAN válido para qualquer operação com a entidade Tributária. Aliás quando se efetua alteração deste no portal, o mesmo não fica válido no imediato, fica a aguardar confirmação do mesmo por parte das autoridades “competentes” junto da entidade bancária por nós indicada através do IBAN. Prova disso é os atrasos originados nos reembolsos do IRS, quando os contribuintes o alteram muito próximo da entrega da declaração anual do dito imposto. Mais, a própria AT avisa que que o IBAN declarado em na respetiva declaração só é válida após confirmação do respetivo portal.
No meu caso foi trocado, mas por sorte para um IBAN que me pertencia e estava ativo, no entanto não era este que tinha sido alterado para a ultima declaração de IRS.
Mas a verdade é só uma foram alterados dados numa página sensível, pelos vistos sem autorização dos seus utilizadores. Os dados estão comprometidos e o Governo esconde a gravidade da situação atirando areia para os olhos dos contribuintes ao afirmar que devemos confirmar os dados no Portal da AT, passando a ideia que responsabilização destes erros e atrasos é dos contribuintes e não da AT.
GRAVE…. MUITO GRAVE!
Se o IBAN se alterou como dizem, não são as finanças que o aterraram, as pessoas que vejam a quem deram a senha de acesso ao Portal das Finanças pois, podem ter sido essas pessoas que alteraram o IBAN sem consentimento, ou então, foram PIRATEADOS, o que também não é de estranhar nos dias que correm… Só dessa forma é possível alterar o IBAN, não culpem as finanças…
Pirateados para quê? Só se for para gozar, pois os piratas não vão conseguir receber o dinheiro.
Por curiosidade e ao ver nas redes sociais pessoas a queixarem-se que o NIB teria sido alterado também fui verificar o meu e não tinha nada a ver realmente. Não percebo como isto aconteceu se ainda em Junho recebi o reembolso do IRS. É o mesmo NIB que uso há anos e nunca alterei. E só eu tenho acesso aos meus dados para entrar no portal.