AMA alerta para fraude em nome do portal Autenticação.Gov
O portal Autenticação.Gov e a Chave Móvel Digital estão a ser usados para burlas. A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) foi informada de que existem SMS e chamadas telefónicas fraudulentas utilizando o nome do portal Autenticação.Gov.
Burlões estão a usar site idêntico ao Autenticação.Gov
De acordo com as informações da AMA, no SMS fraudulento é referido que "Houve uma atividade suspeita na sua conta. Por favor, atualize as suas credenciais imediatamente: https://autenticacao-gov.pt-ver.com"; este link encaminha para uma página falsa muito semelhante ao portal Autenticação.Gov, onde é pedida informação pessoal.
Apesar do domínio atual já ter sido desativado, os burlões podem estar a usar outros para enganar as vítimas. De referir que os burlões estão também a ligar.
De sublinhar que estes SMS e chamadas telefónicas não têm origem na AMA ou qualquer aplicação relacionada com o portal Autenticação.Gov. Fazem parte de um esquema fraudulento, para que as pessoas divulguem dados pessoais, através de sites falsos.
Se receber um SMS destes, não carregue no link. Se receber uma chamada telefónica a pedir-lhe dados da Chave Móvel Digital ou de identificação eletrónica, desligue a chamada.
É uma catadupa. Ontem recebi um suposto mail da Moz://a (Mozilla) para atualizar a conta, com um código e com um link onde, se quisesse progredir teria que clicar (e depois introduzir o código). Num português impecável e com bastantes detalhes (como o pormenor do remetente Moz://a, que é efetivamente utilizado), até com detalhes a mais (como a versão do SO e do browser que uso, e que apanharam no acesso a uma página web qualquer em que usei esse endereço de email).
Só que eu não tenho conta na Mozilla. Mas é perfeitamente possível que quem use o Firefox possa cair.
No WhatsApp o que não me faltam são ofertas de emprego da Indonésia e das Filipinas.
Mas o que me chateia mesmo são as chamadas, a desoras, para o telefone fixo de dois números, que, pesquisando na net, são uma praga de que muitos se queixam.
A velha tentativa de burla do “príncipe da Nigéria” é muito simples, mas, ainda assim, há quem caia. As atuais são sofisticadas – e umas atrás da outras.
Imaginem só se um hacker conseguir roubar um eSim!
Informo que hoje mesmo recebi uma mensagem a dizer que a minha autenticação tinha sido ativada em um novo telemóvel e pedem para seguir o link caso não o tenha feito.
Dentro do link pedem número de telemóvel e entidade bancária que usamos, e ainda avisam que é possível que liguem a confirmar os dados.