Altice Labs: 7 anos de Inovação de Portugal para o Mundo (Em Direto)
A Altice Labs comemora 7 anos! Parabéns! O mote do evento deste ano é “Inovação de Portugal para o Mundo”, e conta com as presenças de várias personalidades da Altice e também internacionais.
Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, Co-CEO do Grupo Altice, Alcino Lavrador, Diretor Geral da Altice Labs, José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, são algumas das presenças de hoje no sétimo aniversário da Altice Labs.
Ana Figueiredo, CEO da Altice Portugal
A CEO da Altice Portugal começou por referir que a Altice Labs (Aveiro) é o epicentro de tecnologia Made in Portugal para o Mundo.
Ana Figueiredo destacou também várias plataformas desenvolvidas pela Altice Labs como a Live!Urban ou CityCatalyst. A Live!Urban é uma plataforma agregadora de sistemas de gestão urbana baseados em dados estáticos e IoT, alimentada por múltiplos domínios e fontes típicas do ambiente urbano. Nesta plataforma é possível aceder aos dados de diversos serviços da cidade (energia, gestão de resíduos, águas, ambiente, etc.) bem como atuar sobre algum destes serviços.
A Plataforma Live!Green permite visualizar dados e analítica aplicada no domínio agrotech, mais concretamente aplicados nos domínios da produção da banana da Madeira e da uva para produção de vinho.
Ao nível das parceiras, o portefólio da Altice Labs é vasto, com uma aposta forte na Academia, com parcerias com o Politécnico da Guarda, Politécnico de Viseu, Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, entre outros.
No caminho para o sucesso, a Altice lançou o primeiro serviço digital interativo de TV, o 1º serviço comercial TV sobre a rede móvel. Na internet com o lançamento de routers Wi-Fi Altice Labs que são usados em Nova Iorque a Paris, das ilhas Fiji ao Alasca.
Nas infraestruturas, destaque para a tecnologia de Fibra Ótica. Ana Figueiredo refere que a Altice tem 92% da cobertura de Fibra Ótica do País, 99,8% cobertura 4G e 91,1% cobertura 5G.
Ao nível de futuro, a CEO da Altice destaca a aposta na tecnologia Wi-Fi 7, no 5G, tecnologias quânticas e hoje será também realizada a primeira demonstração real da tecnologia 25G-PON em coexistência com as tradicionais GPON e XGS-PON, através de injeção de tráfego e medição de débitos, sobre a rede real de fibra ótica da MEO.
Atualmente o máximo é 10Gbps e esta será a primeira demonstração de um serviço de 25Gbps ligado à rede pública.
Fernando Araújo, Presidente SNS
Fernando Araújo, atual presidente do SNS falou sobre a importância da tecnologia ao serviço da Saúde. A robótica, a inteligência Artificial, as redes de comunicação são já uma realidade em Portugal.
José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro começou por dar os parabéns à Altice Labs e reforçou a necessidade na aposta na Saúde. É importante pensar nas pessoas e ajudar a dar saúde às pessoas.
Alcino Lavrador, Diretor Geral da Altice Labs
A Altice Labs, centro de inovação de inquestionável destaque no cenário das telecomunicações, apresenta, neste seu 7º aniversário, um importante contributo para a criação de tecnologias de comunicação seguras, inovadoras, eficientes e sustentáveis, dando prova da forma como tem vindo a evoluir soluções e dispositivos de forma alinhada com o estado da arte no domínio das redes e conetividade.
Alcino Lavrador começou por falar do papel da Altice Labs, dos equipamentos e serviços que estão em todo o mundo e o caminho para o futuro. Destaque para a importância fundamental para os parceiros.
Inovação como cartão de visita tem sido o mote de ação da Altice Labs. Segundo Alcino Labs, há uma capacidade de tecnologia de fibra ótica para 28,8 milhões casas e 10 milhões de routers produzidos.
Destaque ainda para a participação em 2 agendas mobilizadoras HfPT e NEXUS. De relembrar que o Pplware considerou o router da Altice como o melhor e mais inovador do mercado - ver aqui.
No caminho a seguir, Alcino Lavrador refere que a aposta será em várias frentes. UltraBoadban, IA, 5G (com investigação já ao nível do 6G e 7G), Realidade Virtual, etc. Há e haverá uma aposta forte na área da Saúde e na área da Educação.
Alcino Lavrador revelou que uma boa parte das chamadas de apoio aos clientes é tratado por sistemas inteligentes. A plataforma BOTSchool Next Generation AI traz a integração de novos modelos de linguagem e de inteligência artificial capazes de simplificar a interação entre humanos e máquinas bem como aumentar o nível de automação, desde as tarefas mais simples aos cenários mais complexos.
Outra vertente da evolução é a capacidade de retirar informação de forma automática das interações/conversações com o cliente, permitindo fundamentar as decisões de negócio e melhorar a experiência do cliente.
Ao nível das comunicações a aposta em comunicações quânticas, comunicações 6G e também nas comunicações satélite. O CEO da Altice Labs referiu que Portugal quer estar presente no grupo restrito de países que vão liderar as comunicações espaciais.
Na área do Exploring Data, a referência para os projetos Live!Urban e Live!Green.
Alexandre Fonseca, Co-CEO do Grupo Altice
Alexandre Fonseca, Co-CEO do Grupo Altice começou por destacar o homem do Leme da Altice Labs, Alcino Lavrador que tem estado à frente do "quartel-general" da Altice durante estes anos. Os resultados demonstram as apostas acertadas na tecnologia, na inovação e soluções.
Alexandre Fonseca revela que por todos os países por onde tem passado, a Altice Labs é reconhecida e isso é um enorme orgulho. A Altice Labs tem vindo a trabalhar para impactar positivamente as pessoas. É através da tecnologia que podemos fazer avançar a economia, a saúde, a educação, a justiça... e muitas outras áreas.
Alexandre Fonseca reforçou que é preciso investir na saúde e a tecnologia e a inovação podem ser decisivas nesta transformação. Obviamente que não se podem esquecer as pessoas, que são o mais importante. É preciso conseguir reter talento, formar pessoa , dar conhecimento...
O Co-CEO do Grupo Altice referiu que é preciso mudar políticas públicas. Hoje, o trabalho que é feito pela Altice está presente em mais de 60 países e impacta milhões de pessoas.
Alexandre Fonseca, referiu que devemos fazer um exercício de memória. Quem não se lembra do velhinho boletim de vacinas que hoje está substituído por uma app do SNS, da fibra ótica que veio substituir o modem, da chave móvel que nos permite autenticar em vários serviços, entre outras. É isto que a Altice Labs ajuda a fazer...inovação ao serviço das pessoas.
Este artigo tem mais de um ano
A maior invencao de Portugal foi o chatgPT! A meo so inova nas mensalidades, a pagar 120 euros por mes para ter net fibra quando em outros paises custa 20
Enquanto isso o site da Digi PT já está online e promete destruir o cartel.
Nunca vai acontecer, impossível uma empresa passar cablagem fibra pelo país todo.
Isto só irá mudar quando os postes e cabos deixarem de ser da Meo e passar para ser como a electricidade, onde à uma empresa gestor da infraestrutura e depois o consumidor pode optar por quem quiser para fornecer o serviço.
O problema é mesmo esse, se bem que existe um processo em tribunal por parte da IP porque querem as infraestruturas de acesso de telecomunicações em Portugal.
Eu só não percebo como é que uma empresa que agora é 100% privada continua ditar as leia em Portugal de telecomunicações.
A anacom não vale a ponta de um corn*.