Altice: Cirurgia inédita com recurso ao 5G entre Portugal e Espanha
A tecnologia móvel 5G já é uma realidade em Portugal há algum tempo e começam a aparecer projetos muito interessantes. Como já referimos várias vezes, além do aumento de velocidade das comunicações, o 5G tem outras características que permitirão criar novos modelos de negócio, mas também usar esta tecnologia em ambientes mais sensíveis.
Recentemente a Altice Portugal e a Fundação Champalimaud protagonizam cirurgia inédita com recurso ao 5G.
900 km distam entre Lisboa e Zaragoza numa cirurgia com recurso a 5G
De acordo com o comunicado enviado pela Altice ao Pplware, no passado dia 5 de maio fez-se história através da realização da primeira cirurgia de cancro da mama com utilização da tecnologia 5G, que uniu Portugal e Espanha.
A Fundação Champalimaud, a Altice Portugal e a operadora Movistar foram os intervenientes deste evento que colocou a tecnologia 5G ao serviço da Saúde.
900 km distam entre Lisboa e Zaragoza. Esta foi a distância encurtada pelas valências da 5ª geração móvel da Altice Portugal – velocidade, menor latência, inteligência e fiabilidade – que fizeram com que o Dr. Pedro Gouveia, reputado cirurgião da Unidade de Mama do Centro Clínico Champalimaud, estivesse em contacto direto audiovisual permanente e em tempo real com o cirurgião espanhol da mesma unidade, Rogelio Andrés-Luna.
A cirurgia foi acompanhada no palco do Congresso da Associação Espanhola de Cirurgiões da Mama (AECIMA), que decorre até dia 7 de maio, na Faculdade de Medicina da Faculdade de Zaragoza.
Esta intervenção inédita, com supervisão remota por um segundo cirurgião, recorreu às vantagens da realidade aumentada e do 5G, asseguradas em Portugal pela tecnologia da Altice Labs (laboratório de inovação e I&D da Altice Portugal) e em Espanha pela Movistar.
Nos últimos cinco anos a Altice Portugal investiu fortemente em infraestruturas, assegurando a acesso a fibra ótica em mais de seis milhões de lares. Esta fibra ótica, aliada à crescente cobertura do 5G, dá a Portugal a conectividade que o coloca no mapa da inovação a nível mundial e contribui para um País a uma só velocidade, agnóstico a assimetrias regionais e à densidade populacional.
Este artigo tem mais de um ano
Pois quando os clientes pagam para ter 200 ou 500 Mbits
Mas tem routers V3 70 Mbits,Thomson 50Mbits
V2 200Mbits
Acho esquesito o call center continua a enganar os seus clientes
Enquanto isso… Eu fico todo feliz quando consigo apanhar 3G!!!
LOL
Para que raio é preciso o 5G para isto? Mal era se os hospitais não tivessem acesso a fibra.
Pura propaganda para “justificar” o 5G
Nem mais, não consigo perceber para que raio serve o 5G numa infraestrutura que tem fibra ótica.
que parvoice!