Alerta: Há câmaras de videovigilância à venda com malware
Para garantir a segurança de espaços privados, os utilizadores recorrem normalmente a sistemas de videovigilância de modo a registarem tudo o que por ali passa. É verdade que nem sempre estes sistemas são bem configurados, estando abertos a outros utilizadores mal intencionados que assim podem também ver tudo o que acontece nesses espaços.
Mas sabia que há sistemas de videovigilância que estão à venda na Amazon e que têm ligações a sites com malware?
Se está com ideias de comprar uma câmara de videovigilância... cuidado com o que compra. Segundo o site artfulhacker.com, existem câmaras à venda na Amazon que trazem malware incluído. Tal como podemos ver no código abaixo, encontrado num desses sistemas, havia uma referência no código CSS para uma página externa que está associada à distribuição de malware.
Este é um caso que foi detectado mas haverá certamente muitos que não o são, podendo a privacidade dos utilizadores estar em causa. Para quem ficou intrigado com o facto do seu sistema estar exposto na Internet, sugerimos uma visita ao portal Shodan.
À semelhança de um motor de busca, por exemplo o da Google, o Shodan põe a nú a Internet e permite descobrir dispositivos expostos na rede, como por exemplo:
- Webcams
- Routers domésticos e empresarias
- iPads/iPhones
- Smartphones com Android, WP, etc
- Telefones VoIP
- Computadores
- Servidores
- Sistemas de refrigeração
- Sistemas de videoconferência
O Shodan é uma arma poderosa para hackers e não só! Com base na informação fornecida, os utilizadores e administradores de sistemas podem melhorar um conjunto de aspectos de segurança.
Este artigo tem mais de um ano
Para os exibicionistas é um extra.
“havia uma referência no código CSS”
CSS ou HTML? 😉
Principiantes.. +1
Isto é algo que tem vindo a acontecer já há muito tempo.