Ainda se lembra do ICQ? Vai fechar, 28 anos depois do seu lançamento
Quando a Internet se tornou realmente popular e acessível, muitos serviços começaram a florescer rapidamente. Entre estes estava o ICQ, uma proposta de serviço de mensagens que rapidamente conquistou um lugar de destaque entre os internautas. O ICQ está agora a trazer uma má notícia, revelando que terminará no dia 26 de junho, quando estava quase a fazer 28 anos.
O ICQ chega ao fim em breve
Para muitos, o ICQ poderá não dizer muito, mas todos os que usam a Internet desde os seus primórdios. Este serviço de mensagens cativou a grande maioria dos utilizadores e rapidamente cresceu para se tornar quase essencial para todos os que precisavam comunicar na Internet com os seus amigos.
Este serviço, que quase dominou os utilizadores dada a sua dimensão, acabou por crescer e melhorar nas funcionalidades que tinha disponíveis. É precisamente este que agora tem uma notícia menos boa para dar aos utilizadores. Será no dia 26 de junho que o seu fim será efetivado, terminado assim a sua existência.
Mais um clássico que vai fechar
O ICQ foi revelado em novembro de 1996 pela Mirabilis, com sede em Israel. Um dos cofundadores da empresa, Yair Goldfinger, afirmou em 2023 que ele e dois amigos desenvolveram a ideia do ICQ (que supostamente significa "I Seek You) em cerca de dois meses. O pai de Goldfinger decidiu investir algumas centenas de milhares de dólares no grupo.
Não demorou muito para o ICQ começar a tornar-se numa app popular para PC. Após ser lançado gratuitamente em novembro de 1996, o ICQ tinha 850 mil utilizadores em maio de 1997 e, em abril de 1998, a sua base de utilizadores havia crescido para nove milhões, dos quais 2,5 milhões o usavam diariamente.
É fácil perceber por quê. O ICQ concentrava-se em conversas individuais, em vez de conversas de grupos, que era possível encontrar em serviços como AOL ou mesmo no IRC. O ICQ certamente influenciou outros serviços de conversas e mensagens como o AIM, lançado cerca de seis meses depois do ICQ,
Serviço de mensagens que mudou a Internet
Na verdade, a AOL, proprietária do AIM, acabou por adquirir a Mirabilis e o ICQ em junho de 1998 por 287 milhões de dólares. Houve ainda o pagamento adicional de 120 milhões de dólares se determinadas metas fossem cumpridas. Em 2001, o ICQ atingiu o pico de 100 milhões de utilizadores registados.
À medida que surgiram outros serviços e as redes sociais, muitos utilizadores abandonaram o ICQ. Com o seu fim, marcado para 26 de junho, chega ao fim mais um clássico da Internet, 28 anos após ter sido lançado e de ter revolucionado como comunicamos na maior rede de computadores do planeta.
Sim usei e muito bom na altura
Sim usei muito! se calhar agora o próximo será o skype……
Skype como marca há muito que morreu como produto deu origem ao sub produto mais usado do mundo em conferência de voz e vídeo, o Teams.
De todas as alternativas é o mais feature rich e low bandwidth requirement (Skype tech)
Cheguei a instalar o ICQ, mas nunca conheci ninguém que o usasse, era tudo MSN na época. Havia o IRC, mas este desde 2002 começou a cair.
ICQ nasceu muito antes do MSN, os meus contactos internacionais era tudo ICQ.
IRC não tinha voz nem vídeo, era só chat relay, não competia no mesmo segmento.
Bem 28 anos, estou mesmo velho, lembro perfeitamente quando surgiu nos anos 90, usei isq como outros, mas como tudo na vida surgem evoluções que tomam o lugar aos que já existiam e estes passam de moda e fica as lembranças, é sempre bom recordar os velhos tempos, hoje em dia as coisas são tão diferentes daquela época em que ainda se estava tudo a começar a devolver resultando nos sistemas que usos hoje no dia a dia…
Foi dos primeiros clientes a usar xmpp, hoje em dia quase todos usam.