A EDP quer devolver-lhe dinheiro? Atenção, pode ser burla
Os casos de burla digitais são notícia quase todos os dias. Nos últimos tempos têm sido várias as marcas afetadas e os esquemas são muito idênticos. As vítimas recebem um e-mail ou SMS a pedir que estas forneçam, através de um formulário para o efeito, os seus dados pessoais.
Recentemente começou a circular um e-mail em nome da EDP que promete devolver-lhe dinheiro. Atenção, é burla!
Uma vaga de phishing continua a afetar empresas e utilizadores em Portugal. EDP, Millenium, Ascendi, CTT, Intrum...são algumas das marcas que têm visto o seu nome associado a campanhas fraudulentas. As mensagens chegam dos “domínios conhecidos” só que não são efetivamente enviadas das entidades oficiais.
Burla em nome da EDP
Depois de uma primeira vaga de mensagens, os utilizadores voltaram a receber mensagens em nome da EDP. A mensagem chega do endereço no-reply@mailer.edp.pt
Se recebeu algum email destes, esteja atento! Se perceber que são fraude elimine de imediato. Por norma, o phishing é efetuado através de emails, anúncios ou de websites que têm um aspeto semelhante aos das empresas, ou negócios pelos quais estão a tentar fazer-se passar.
Tenha em consideração que os emails ou websites utilizados para phishing, poderão solicitar-lhe dados como:
- User e Passwords, e até mesmo a alteração de passwords;
- N.ºs de Segurança Social, Cartão de Cidadão;
- N.º da Conta Bancária e dos e cartões de crédito;
- Email;
- entre outras informações pessoais
Veja aqui como pode validar se o email que recebeu é um esquema de Phishing.
Este artigo tem mais de um ano
só gente anormal acredita nestes esquemas e no caso costuma haver encontro contas
Qual é a lógica desse raciocínio? Quem é burlado é anormal? Nunca serás burlado?
Teria que ser uma burla inteligente
Ora aí está. Desprezas pessoas menos informadas e achas que se fores burlado é por uma pessoa mais inteligente…o que não é necessariamente verdade.
Toda a gente pode ser burlado, até conheço casos de profissionais que combatem este crime e que também são burlados.
Não diria anormal, mas analfabetos modernos, aqueles todos tecnológicos e que transbordam sapiencia bacoca em foruns sobre o tema. Falta de cultura, falta de conhecimentos, falta de bom senso, sim.
Estas empresas normalmente nao devolvem dinheiro, elas fazem acerto de contas nas faturas seguintes, isto e, se a pessoa tem algum valor a receber, esse valor e descontado na fatura(s) seguintes, para realizar o acerto de contas.
A devolucao so acontece normalmente quando se cancela o contrato e se tem dinheiro a receber.
Não é verdade. Há sempre a possibilidade de reaver o valor pago em excesso.
E se eu vos disser que a própria EDP Comercial também burla clientes?
Tenham cuidado com esta empresa nos seguintes itens:
-com os débitos diretos (exijam pagamentos por multibanco) ?????????
-conta certa ??????????
-adesão ao funciona ( dizem que dá descontos ?) ?????
-consumos faturados por estimativa ????????
CUIDADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
No sábado fui alvo de uma tentativa de burla. Estava num site de um jornal desportivo português, e do nada, desapareceu esse site e apareceu um outro, alegadamente da Nowo, que é o meu fornecedor de internet, a dizer que a Nowo estava a oferecer prémios (que estava a comemorar o aniversario de do dia x ao dia y) e que eu tinha sido o vencedor do dia. Eu podia escolher o prémio entre um Galaxy 10, um iphone X, etc.. Escolhi o prémio, coloquei o nome, morada, e telefone e cliquei em seguinte. Na página seguinte pedia-me o numero do cartão de crédito, para alegadamente pagar os portes de envio. Foi aí que me apercebi que era burla. Mas como entretanto na página anterior já tinha dado o numero de telefone, na segunda e na terça-feira já recebi 4 mensagens (com os remetente 371564, 167841 e CTT6038) e dizer que a encomenda está pendente do pagamento dos portes.
… pois, mto cuidado, não imaginas os mails que recebo todos os dias desse género e nem sequer me inscrevi em nada!!!
Da Meo é a pontapé, limpar os cookies e isso desaparece.
Sim, mas esta questão de aparecer um site do nada, já não me acontecia há anos. Isso juntamente com o aspeto do site ser bastante profissional e o facto de ser da Nowo (o meu fornecedor de internet), fez-me querer que podia ser verdade!
Se o teu operador fosse a MEO aparecia da MEO, se fosse NOS o da NOS e assim por diante ele usam o IP para saber qual o teu fornecedor de NET e depois usam o nome deles para ser mais credível, eu uma vez com uma VPN com IP do Reino Unido, recebi algo idêntico, mas de um operador Britânico, a O2
Aqui na zona tentaram de outra, andaram no porta a porta com a mesma conversa. Só precisavam de ver a última fatura…lol
A EDP e devolver, enfim
O principal problema é as pessoas acreditarem que para pagar é receber a factura, quando há extornos… é por mail ou mensagem.
Essa da EDP e a do Millenium (e outras da MEO e NOS) tem estado a passar pelo Whatsapp e pelo twitter. Nalguns casos, basta abrir a mensagem e a app envia para todos os nossos contactos a mesma mensagem, com o nosso remetente (desactivem o reencaminhamento automático nas definições do Whatsapp, é usado por estas, sem a nossa autorização). Num só dia recebi a mensagem de 26 dos meus contactos… alguns estavam a acreditar que o banco lhes estava a devolver 99,45 euros de comissões “mal pagas”. O site era brasileiro e o paypal está em nome de alguém em cirílico (rússia, coreia do norte, china, estados soviéticos… alguém destes locais).
Se existirem valores a devolver aparecem na vossa factura… se não aparecerem lá, 100% de certeza que são burlas.
O mesmo para aqueles passatempos de “ganhe 100 euros em cartão da loja AAAAAAAAAAAAAAAA”. Se não está no site da empresa, é burla!!! Ninguém faz publicidade a cartões de dinheiro através de redes sociais ou apps… muito menos através de popups em vídeos.
Qual era o site?
Anormal nao direi… mas sem dois dedos de testa, talvez. Ou entao com muito pouca experiencia de vida.
A maioria destas açoes detetam-se a distancia… fedem… tresandam…
So a qualidade do texto basta para as identificar.
Infelimente havera muita gente, com menos de dois dedos de testa, disponiveis para irem receber o reembolso a um terminal MB via MB Way… 😉
A EDP devolver dinheiro? Só cai nisso quem quer!
Por acaso recebi um email desses ,e eu desconfiado liguei para e edp a saber e realmente e um email fraudulento e ja o denunciei a referida empresa para que eles tomem atencao ao que devem fazer e denunciar as auturidades
E se eu vos disser que a própria EDP Comercial também burla clientes?
Tenham cuidado com esta empresa nos seguintes itens:
-com os débitos diretos (exijam pagamentos por multibanco) ?????????
-conta certa ??????????
-adesão ao funciona ( dizem que dá descontos ?) ?????
-consumos faturados por estimativa ????????
CUIDADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu por acaso, há uns dias recebi e-mail da EDP a pedir-me para pagarem cerca de 248 euros e ao mesmo tempo uma SMS do número 4008 com um conteúdo parecido.
O conteúdo do SMS era altamente telegráfico, sem cedilhas e sem acentuação. E pediram-me para mandar um SMS se optava pelo pagamento.
O facto de ter recebido ao mesmo tempo podia levar-me a crer que seria verdadeiro. Estou em crer que é FALSO.
Vou ter de ir ao Banco e à EDP fisicamente esclarecer o assunto.
* Se optava pelo pagamento em modo de prestações
Mensagens com erros gramaticais ou ortográficos, ou com escrita vulgar são logo pontos óbvios que a mensagem não parte da entidade, mas sim dum Zézinho qualquer.
Sites em domínios esquisitos, são outra pista…
Claramente mais uns brasileiros e os seus esquemas…
Eu nao vou ser burlado, se a edp quiser devolver dinheiro pois que devolva ela tem la os meus dados para reembolso, e tb nao precisa reembolsar ninguem, na proxima fatura reemblosa.
Temos muita gente infelizmente pouco inteligente na Tugolandia, eu pago por debito direto, e recebo a fatura via email, é tao facil para quê hoje se complicar o que é facil, a edp comigo ela debita e credita tudo direto sem precisar de me enviar nada, nem sms nem mail, tao simples.
A culpa está nos responsaveis destas empresas, que descuram a segurança e não estão a ligar a nada a conformidades legais tipo RGPD que obriga a ter segurança implementada!… EDP, Millenium, Ascendi, CTT, Intrum, que ora não tem técnicos capazes de efetuar configurações decentes de registos DNS e de proteger o dominio e mail sobretudo, ou então digo mais, nem querem pagar a tecnicos especializados para proteger uma coisa que até é simples de se fazer!…
E não digam que é por incompatibilidade de sistema, que muitos tem já serviço de mail Microsoft e outros servers de email reconhecidos como seguros, a configuração dos registos DNS é que está mal feita e sem monitorização,… e não digam também que não dá, porque algumas entidades, name servers descuram a segurança, o que é verdade, mas neste caso algumas destas empresas, podem sim devem mudar ou arranjar soluções e não dizerem que são uns coitadinhos que foram vitimas… ha e tal nao se responsabilizam por danos causados!…. isto merecia denuncia da cnpd, quem se sentir lezado que faça a sua queixa na cnpd e assim a cnpd vai investigar e vai ao encontro destas empresas com avisos, se não resolverem ou tentarem resolver estes problemas que até uns são mais faceis de resolver que outros, então decerteza que a cnpd lhes aplica multas avultadas e o cidadão lesado pode efetivamente segundo a lei pedir indeminização! Está na lei! Basta que
saibam e denunciemm com um bom advogado perito e que esta saiba mesmo argumentar!