5G já chega a todos os concelhos do País e a 62% das freguesias
Desde julho que todos os concelhos de Portugal já estão cobertos por rede 5G. A ANACOM informou recentemente que 62% das freguesias do país também já têm rede 5G. Saiba qual a operadora que mais estações base tem instaladas.
NOS continua a ser o operador que instalou mais estações de base 5G
Após o início da oferta comercial e da instalação das primeiras estações de base associadas à 5ª geração de redes móveis, no final do ano de 2021, a ANACOM continua a avaliar regularmente (trimestralmente) o desenvolvimento que está a ser observado na implementação destas redes de comunicações móveis de última geração.
No 3.º trimestre de 2023, verificou-se a seguinte evolução:
- O número de estações de base 5G instaladas teve um acréscimo de 5% face ao trimestre anterior, correspondendo a 395 novas estações.
- O número de freguesias em que existem estações 5G cresceu em 5%, das quais:
- freguesias de Baixa Densidade com estações 5G (mais 10%), correspondendo a 86 novas estações,
- freguesias nas Regiões Autónomas com estações 5G (mais 1%), com mais 2 novas estações.
A NOS continua a ser o operador que, até à presente data, instalou mais estações de base 5G, sendo seguida pela Vodafone e pela MEO.
Tomando como referência o final do 3.º trimestre, a NOS é o operador que instalou um maior número de estações de base 5G, num total de 3889 estações (47%), seguindo-se a Vodafone com 2950 estações (36%) e a MEO com 1387 estações (17%).
Em termos de dispersão territorial das estações de base 5G, por municípios, a MEO é o operador que apresenta estações de base 5G num maior número de concelhos, 305, seguindo-se a NOS com a presença em 293 concelhos e a Vodafone em 281 concelhos
Quanto à distribuição das 8226 estações de base 5G instaladas em território nacional, por freguesias, verifica-se que as mesmas se encontram presentes em 1924 freguesias, o que representa 62% das freguesias no país
Note-se que, se for tomado como referência o sistema hierárquico de divisão do território em regiões NUTS III, verifica-se que para as unidades administrativas Douro, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Médio Tejo, Alto Alentejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral e Baixo Alentejo, o número de estações de base 5G continua a ser significativamente menor do que aquele que existe nas restantes regiões do país
No que se refere à utilização das diversas faixas de frequências atribuídas aos operadores, verifica-se uma clara preferência pelo uso das faixas dos 700 MHz e dos 3,6 GHz para a tecnologia 5G.
Este artigo tem mais de um ano
Boa
Mas o 5G “a sério” é na banda n78 e esse só se encontra em grandes cidades e mesmo nelas, nem todas as antenas o têm.
“5G” nos 700mhz pouco traz de novo comparado com o 4G, principalmente porque em Portugal usamos o 5G NSA que requer conectividade 4G para funcionar. Se estiver num sítio sem sinal 4G, não há 5G e com o fim do sinal 3G, voltamos ao velho EDGE. Se calhar o sinal 5G nos 700mhz até está lá, mas não pode ser usado sozinho.
Gostava de ver estatísticas para o 5G n78 e gostava ainda mais de ver operadores a implementar o 5G “verdadeiro”: 5G SA. A bateria dos telemóveis agradece.
Geralmente quando tens o 5G nos 700MHz, tens sempre o LTE800 por baixo e por norma devem ter o mesmo raio de cobertura.
Dos poucos equipamentos que testei, o 5G NSA só funciona quando o 4G também está disponível numa banda acima dos 800mhz (por exemplo, 5G 700mhz + 4G 2100mhz). Quando a cobertura é apenas LTE 800MHz e 5G 700MHz, os equipamentos não se ligam à rede 5G.
No entanto poderei estar errado e isto ser um comportamento dos modems da Qualcomm
Com isto feito não tenho a menor dúvida que as 3 operadoras de telecomunicações vão agora começar a cobrar pelo uso da rede 5G por parte dos utilizadores. Afinal estão no seu pleno direito. Quem pensava que isto ia ser mamar até parar pode tirar o cavalinho da chuva, como se diz. Estavam bem enganados.
Há 308 concelhos em Portugal (278 no Continente, 11 na Madeira e 19 nos Açores).
Cada operadora está em quase todos os concelhos, ou seja, na sede (MEO em 305, NOS em 293 e a Vodafone em 281 concelhos).
Quando se chega às freguesias vê-se que na maioria o 5G passa ao lado.
Mas além da cobertura é também importante a velocidade média na rede 5G de cada operador para clientes domésticos (que acedem à rede através de equipamentos como smartphones, tablets e routers 5G) e clientes empresariais (com instalações de outro tipo). É fazer testes em toda a rede 5G de cada operador e ver se fica perto dos 10 Gbps com que as operadoras andaram a encher o olho ou é pouco mais rápido que o 4G.
“andaram a encher o olho” ?? Você sabe lá o investimento enorme que as 3 operadoras de telecomunicações fizeram. Não é brincadeira nenhuma.
Se reparares muitas vezes fala-se do 5G para clientes empresariais, em que o operador faz instalações especiais para redes 5G. E falava-se de grandes adesões o que significava que as operadoras iam aí buscar grandes receitas.
Não se tem ouvido falar disso.
Nos clientes domésticos haverá os habituais aumentos, mas não acredito que haja tarifários ou faturações distintas para 4G e5G.
Estes são os dados da OpenSignal do relatório de julho/2023 sobre a velocidade média de download das redes 5G, em Mbps, das operadoras em Portugal.
– MEO 306 Mbps, NOS 291,6 Mbps e Vodafone 139,3 Mbps
O relatório está disponível online, para os diversos países e contém muito informação.
Além da cobertura é considerada a velocidade média na rede 5G de cada operador. Quando acima disse “façam-se testes” é por entidades habilitadas, incluindo a ANACOM. Como observam nos comentários a seguir, quem tem planos de dados limitados deve fugir de fazer testes com apps independentes – são movimentados grandes volumes de dados e pode-se gastar 1GB de dados (também era assim nos testes 3G e 4G).
Quanto a tarifários para consumidores domésticos não acredito que o tarifário 5G se distinga do 4G. Vão-me facturar os dados móveis que usei uns a a 4G e outros a 5G? Deixam-me optar entre o tarifário mensal de 4G ou de 5G?
Tirando grandes centros urbanos, o que vais ter é 4G com etiqueta de 5G.
E na verdade o 4G chega perfeitamente, o mais importante é mesmo a cobertura.
Há 2 dias fiz um teste à velocidade 5G aqui em Faro, e à conta disso torrei 1GB em + ou – 30 segundos!
Pois é, o melhor é estar quieto.
Fiz um só para ver qt batia aqui no meu terraço e jurei para nc mais. looolooolool
Entretanto o 3G já foi. Se fossem dar banho ao cão faziam melhor 🙁
Sinceramente, não noto diferença entre entre 4 e 5G, talvez nos grandes centros urbanos se note , agora fora disso está igual , aqui pelos Alentejos por vezes nem 2 ,3 ,4 ou 5G , um pombo correio é mais rápido