5 dicas Google Sheets: Tem a certeza que precisa de usar o Excel?
Quando o assunto é suite de produtividade o Microsoft Office é claramente a melhor! No entanto, hoje em dia existem diversas alternativas sendo que uma das minhas favoritas é sem dúvida a suite online da Google onde temos um estilo de Word, de Excel, Powerpoint, etc.
Hoje deixamos 5 dicas para quem quiser começar a usar o Sheets da Google (ou folhas de Cálculo em português).
Antes de começarmos deve saber que para usar o Sheets é necessário que tenha uma conta no Gmail. O acesso pode ser feito por aqui.
#1 Fixar linhas
Sempre que tem um cabeçalho para dados, pode fixar a linha ou linhas onde tem essa informação. Para isso basta ir a Ver > Fixar e depois escolher o número de linhas a fixar. Se o cabeçalho estiver por colunas, podem também fixar as colunas.
#2 Inserir uma imagem numa célula
Inserir uma imagem na folha de cálculo é algo muito simples. Para isso basta ir a Inserir > Imagem e escolher qual a imagem que pretendem adicionar à folha de cálculo.
Caso pretendam colocar uma imagem numa célula devem usar o seguinte comando "=image("URL da imagem")
#3 Funções "rápidas"
Uma das funcionalidades que dá bastante jeito são as funções rápidas. Para isso basta selecionar um conjunto de valores e aceder ao menu inferior direito. Pode saber se imediato a soma, Média, saber o número mínimo, etc.
#4 Formatação Condicional
Tal como no Excel, no Sheets também existe Formatação Condicional. A formatação condicional realça rapidamente informações importantes numa folha de cálculo. No exemplo seguinte estamos a realçar todos os números superiores a 6 do conjunto de dados selecionados.
#5 Dropdown
Querem ter uma célula com múltiplas escolhas? Tal configuração é possível fazer seguindo os seguintes passos:
Começamos por criar uma segunda folha de cálculo.
Em seguida escrevam os valores que pretende ter no Dropdown
Voltamos à primeira folha de cálculo e carregamos com o botão do lado direito do rato sobre a célula e escolhemos Validação de dados...
Em seguida em Critérios indicam o conjunto de opções que pretendem adicionar à Dropdown. Carregando no botão, basta apenas selecionar os dados da segunda folha de cálculo. Por fim carreguem em Guardar.
E está feito!
O Google Sheets tem um enorme potencial e tem quase todas as funções que um utilizador normal precisa. Depois, ao estar disponível na cloud, significa que posso aceder à informação a partir de qualquer dispositivo. Se nunca experimentam o Google Sheets aqui fica a nossa sugestão para o explorarem. Brevemente trazemos mais dicas.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Isso nem sequer compete com o Excel Online, que também é gratuito e não vos vejo a divulgar..
Um de cada vez
Não concordo em dizer que nem sequer compete, é uma ferramenta muito completa.
O Sheets tem PivotTable, scripts (que fazem o mesmo que a maioria das macros em excel), tem mesmo formulas que não existem em excel (um exemplo: tem o “Unique” dinâmico quando no excel são necessárias um comboio de formulas para chegar ao mesmo resultado), co-working (como na última versão de excel), funciona offline, etc.
Claro que não é uma ferramenta regulamente usada em ambiente empresarial, nem há o mesmo conhecimento estabelecido como o Excel mas mesmo assim já há grandes empresas que fizeram a transição.
Requer menos habituação do que mudar de ambiente windows para mac e para as ferramentas office da apple.
Falei em Excel Online, não em Excel, se fosse para excel era logo gritante, VBA, macros, vlookups, limite de linhas, etc, etc, etc..
Claro que requer menos habituação do que mudar para as ferramentas da apple, são ambas puro lixo, talvez o keynote se safe.
De novo, não conhece a ferramenta: para VBA e macros tem uma solução que faz o mesmo dentro Google Sheets, o Scripts, que inclusivamente permite interligar também diversos tipos de ficheiros..limite de linhas ‘virtualmente’ não tem (https://gsuitetips.com/tips/sheets/google-spreadsheet-limitations/), vlookups são iguais aos do Excel (tal como sumifs, match/index, etc => https://support.google.com/docs/table/25273?hl=en)…e basicamente faz tudo o resto que tem o Excel no seu PC.
tenho a certeza que não preciso do Excel
+1 e os google docs para andoid são 5* e funcionem prefeitamente com os documentos do libreoffice.
Dicas são sempre bem vindas á sempre algo que não sabemos ou até podemos fazer mais rápido, um bem aja.
Ainda existem outras folhas de cálculo… Já há muitos anos que apenas uso LibreOffice no pc, neste caso o Calc. Para coisas simples de facto o google sheets funciona perfeitamente, e se calhar para um pouco mais. Normalmente as pessoas é que não sabem usar as ferramentas.
Certamente que para a maioria de utilizadores é uma opção válida. No entanto, em determinadas actividades que necessitem de utilizar folhas de cálculo desenvolvidas por entidades externas, que envolvam macros e fórmulas específicas, não é opção, nem esta nem outras alternativas já aqui apresentadas pelo PPLWARE. Simplesmente porque essas folhas contêm fórmulas e comandos específicos no EXCEL, que divergem, para a mesma acção, dos comandos dos softwares alternativos e ditos compativeis. Mas no geral, apesar de não utilizar, serve.
Tenho folhas de cálculo do excel com macros e funções. Ultimamente tenho tentado mudar tudo para o Google Sheets e não tenho sentido falta de nada. É simples, funciona perfeitamente e faz tudo o que a grande maioria dos utilizadores necessita.
Ainda não compete.
Problema número um VBA
Veja aqui, por exemplo: https://developers.google.com/apps-script/quickstart/macros
É tudo muito bonito… depois salvam e lá se vai a formatação.
Quando falam em suite falam no Excel, mas este não tem de ser comprado em conjunto com Word e afins?
Já usei o Gdocs para folhas de cálculo devido essencialmente a parte colaborativa, mas achava o interface demasiado simplificado.
Também uso o OpenOffice na máquina com Linux mas para produtividade a suite office está noutro campeonato e está altamente polida. Uso o office plus até na máquina pessoal dado que também não dispenso o Outlook.
Nas empresas, pelo menos nas grandes, o uso de ferramentas como o Google tem o senão da proteção dos dados.
Mas fizeram bem em divulgar a ferramenta, afinal todos temos necessidades e gostos diferentes. E sim, há mais opções (não esquecer a suite da synology para quem tem a nas deles).
Ok, lindo.
O que me podem dizer so re COMPATIBILIDADE (em ambos os sentidos)?…
Concretamente penso neste cenário :
Recebo um documento de MS Office com alguma complexidade, edito coisas e devolvo de novo em MS Office. Isto é possível?…
Obrigado!
Só o cancro Google Drive deveria afastar toda a gente desta ferramenta…
Infelizmente foi a primeira a aparecer para trabalho em grupo e muita gente depende dela…
Ainda hoje tenho problemas de sincronia com a aplicação para desktop (mac), bem como com as versões online que nunca funcionam decentemente onde a internet tem pouca velocidade!
Respondendo à pergunta, sim preciso do excel, pelo motivos que outros leitores já mencionaram. Além disso, através da universidade tenho o office gratuito. Para quê me meter em atalhos? 🙂
O google docs, é fantástico.
Digam o que quiserem, 99,99% do uso básico que se faz do excel e word em qq empresa pode ser feito á borla no google docs. Já uso á algum tempo e nunca falha, a funcionalidade colaborativa dos documentos é tambem muito boa.
Muitas empresas estão a ter a inteligencia de se desligar do Office e todos os custos envolvidos para adoptar o google docs.
google sheets proteger livro e BLOQUEAR a criação de novas folhas de cálculo??
Pior coisa que a empresa onde trabalho fez na vida foi migrar para as planilha do Google.
Passo mais tempo esperando atualizar do que tudo.
Computadores novos, internet veloz e a planilha sempre deixa na mão.