PplWare Mobile

Wikipédia quer cobrar gigantes tecnológicas pelo uso dos seus dados para treinar IA

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. PGomes says:

    E será que a Wikipedia quer pagar aos utilizadores que escreveram os artigos?

    • Jaime says:

      Ora bem, assim vistas as coisas à distância, os utilizadores que referes sabiam que não iam ser pagos ao alimentar a Wikipédia? Acho que sabiam.
      A Wikipédia e outros sites sabiam que iam ser roubados por uma ferramenta de IA? Julgo que não.
      A mim parece-me bem que o Sam ao invés de açambarcar toda a sabedoria da net para ele, ficando logo multi milionário, pague pelo menos a quem fornece o serviço.
      Até porque se as Wikipédias e outros sites de informação deixarem de ser acedidos, deixarão de existir. Onde vai depois a IA buscar informação?

  2. Inculto says:

    Exato… Á uns anos atrás fartei de explicar a esses senhores que a nossa antiga “G3” não era Automática…. Finalmente eles corrigiram… Mas não pagaram nada…
    Já agora, os bancos, e todas as empresas ( que são centenas) que teem os nossos dados Enis vendem, não nos pagam porquê?

  3. Artilheiro says:

    Não é muito leal, uma empresa, ganhar dinheiro, com o conhecimento dos outros, sem esses mesmos outros, não receberem nada com isso. Mas infelizmente, é o que há mais hoje em dia.

  4. Miguel says:

    Acho que têm razão.. a sobrevivência do Wikipédia tem sido complicada e a IA só vai trazer menos hits nas suas páginas.
    Fazia sentido pedir aos leitores um contributo, como até hoje, mas hoje em dia os maiores leitores são os scrapers de IA, logo, faz sentido que eles tb contribuam para manter este serviço.

  5. Grok says:

    Os textos da wikipédia são licensiados segundo a GNU Free Documentation License, ninguém paga nada.

    • Clippy says:

      Segundo essa Licença, se o Chat GPT, o Gemini, a Meta AI, etc. distribuirem mais de 100 “cópias” do conteúdo, ainda que editadas ou truncadas, teriam de pagar.

      Quantas subscrições ou prestações de serviço e acessos foram vendidos?

  6. Clippy says:

    Seria simplesmente justo. E deviam pagar aos redditors, aos autores que viram os seus livros sacados dos sete mares, aos investigadores que partilharam know how na deep web e no Google scholar, aos que perderam emprego porque as suas tarefas foram substituidas e a todos aqueles de quem recolhem dados.

  7. CuMuna says:

    Ahahahahah. A Wikipedia foi criafa com base em livros.

  8. Artilheiro says:

    Qualquer dia o acesso a muitos dos sites, é feito, só com login.

  9. PJA says:

    A Wikipédia faz muito bem, essas empresas de IA tem milhões, não precisam de usar o trabalho dos outros para passarem a ter biliões. Até digo, é preciso ter descaramento essas empresas não avançarem por moto-próprio nessas compensações. Roubar parece estar na ordem do dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.