WhatsApp cede à Europa e ChatGPT e outras IA regressam, com uma condição
Para evitar possíveis sanções da Europa, a Meta permitirá que o ChatGPT e outras IA de uso geral regressem ao WhatsApp. No entanto, e como seria esperado, há uma condição a ser imposta e os utilizadores não vão gostar.
WhatsApp cede à Europa e ChatGPT e outras IA regressam
A Meta AI está a tentar evitar uma possível multa da Comissão Europeia e, por isso, apresentou um plano para permitir que o ChatGPT e outras IA regressem ao WhatsApp. Esta decisão surge em resposta a uma declaração de objeções emitida pelos reguladores da Europa no início de fevereiro.
Esta defendia que o WhatsApp estava a abusar da sua posição dominante no mercado para beneficiar a Meta AI. Segundo a Reuters, a Meta notificou a Europa de que vai permitir que o ChatGPT e outros bots de IA regressem ao WhatsApp. Ao fazê-lo, pretende contornar as "medidas provisórias" que as autoridades ameaçaram implementar.
No entanto, a decisão dos americanos tem uma condição. O regresso do ChatGPT e de outras IA ao WhatsApp seria apenas por um ano. Além disso, as empresas interessadas em implementar os seus chatbots na aplicação teriam de pagar. Embora não refira valores específicos, a Meta indica que o regresso das soluções de inteligência artificial ocorreria através da API do WhatsApp Business.
Meta tenta que seja aprovada uma condição complicada
Isto exigiria um investimento financeiro, cujo valor poderia aumentar rapidamente em função da abrangência da utilização das soluções. A notícia da Reuters refere que os programadores de alguns assistentes de IA já criticaram a decisão da Meta. Basicamente acusam o WhatsApp de mascarar o bloqueio do ChatGPT e de outros assistentes com uma medida que, em última análise, se revela financeiramente proibitiva.
Isto, especialmente, para as empresas que não têm recursos para absorver o custo. A Meta acredita que a sua proposta é suficiente para apaziguar a Europa, embora não seja claro se isso irá de facto ocorrer. "Acreditamos que isto elimina a necessidade de qualquer intervenção imediata, pois dá-lhes o tempo necessário para completar a sua investigação", sublinha a equipa de Mark Zuckerberg.
Para além da proposta da equipa de Menlo Park, será interessante observar se o ChatGPT ou outras IAs vão mesmo regressar ao WhatsApp. Inicialmente, é improvável que a OpenAI pague para voltar a implementar o bot. A situação pode ser diferente para chatbots mais pequenos que dependem da aplicação Meta como plataforma para alcançar um público mais vasto.





















Regressam … aonde nunca estiveram?
Estou em crer que a a maior parte nunca usou a Meta AI no WhatsApp.
A forma mais simples é escrever @Meta AI no local da prompt, seguida da questão. A outra é encontrar o círculo colorido.
Para aceder a outros chatbots podia ser passar a escrever @ChatGPT ou @Gemini, além de @Meta AI
O que a Meta alega, provavelmente com razão, é que isso lhe ia sobrecarregar os sistemas. Por isso se outros chatbots quiserem o acesso via WhatsApp que criem uma API e paguem à Meta para ser usada.
Mas também não vejo a utilidade para OpenAI ou a Google fazerem isso
Vejo mais a utilidade para pequenos chatbots, de que ninguém ouviu falar, para ganharem visibilidade.
A mesma estratégia usada na pressão sobre a UE que forçou a Meta a garantir a inteoperabilidade no Whats App (e Facebook Messenger) com outros serviços de mensagens instantâneas. Só se interessaram pela interoperabilidade no WhatsApp serviços de mensagens insignificantes, de que ninguém ouviu falar – e a isso se reduziu a famosa interoperabilidade dos serviços de mensagens instantâneas na UE.
Agora vai ser o mesmo – quem estiver à espera de usar o WhatsApp para aceder ao ChatGPT ou ao Gemini, espere sentado.
pplware, andam a dormir na soberania digital da EU, há uma empresa que vai lançar um produto este ano para rivalizar com 365 e suite office.. já começaram os pilotos em ONGs..
procurem, anda escondido mas é facil de encontrar.. precisamos de mais umas bacoradas sobre a soberania digital da UE para nos rirmos 😀
Lá estás tu a ser distraído. Não faltam bons exemplos que publicamos sobre esse assunto. Afinal quem está a dormir? 😉
não andei a dormir e respondi nesses topicos porque não eram bons exemplos..
este parece ser promissor.. office.eu, baseado em nextcloud.. continua a ser um lixo para empresas mas acho que vai ter alguma tracção, merece artigo
Sim eu conheço o office.eu e poderá sim dar um bom artigo, mas há tanta coisa e já falamos sobre muitas opções e continuaremos a falar.
agora falaste bem, chamaste-lhe opções e não alternativas, é esse o ponto, existem várias opções, mas se não fazem 1 para 1 em funcionalidades nunca serão uma alternativa, é isso que a malta parece não entender