Sistema IA do GPT-5 vai precisar de 50.000 placas gráficas para ser treinado
Muito se tem falado do ChatGPT, o sistema inteligente da OpenAI que revolucionou a Internet em vários segmentos, desde o ensino à programação. Mas também sabemos que para esta tecnologia ser possível, necessita de uma poderosa máquina por trás. Assim, as informações recentes indicam que o sistema IA do ChatGPT 5 vai precisar de 50.000 placas gráficas para ser treinado.
Serão precisas até 50 mil GPUs para treinar o GPT-5
Quase não há um dia em que não falemos sobre algum assunto relacionado com a Inteligência Artificial. E é algo inevitável, dada a popularidade deste assunto.
Assim, de acordo com as mais recentes notícias, Elon Musk fez recentemente algumas declarações surpreendentes ao dizer que o sistema IA do GPT-5 está a chegar e vai precisar entre 25.000 a 50.000 placas gráficas à medida que o seu treino vai aumentando. Mas mesmo que a quantidade não seja exatamente esta, esta muito provável realidade trará um problema acrescido para a empresa OpenAI, especialmente porque gigantes da indústria como a TSMC estão com alguma dificuldade atualmente em garantir o número de GPUs necessárias para este e outros fins.
Musk referiu ainda que o GPT-5 será até 10 vezes mais poderoso do que o GPT-4, que se encontra atualmente no ChatGPT.
Mas não é só a OpenAI que está à procura desesperadamente de GPUs IA, pois os detalhes indicam que outras empresas, como a Meta, Google, Microsoft, Apple e a Tesla estão juntas nesta luta. Estima-se assim que haja um envio total de até 432.000 placas gráficas Nvidia H100 entre o ano de 2023 e 2024, algo que deverá custar mais de 150 mil milhões de dólares.
E, atualmente, apenas a Nvidia oferece soluções de GPUs IA adequadas às necessidades deste setor, sendo que os modelos da AMD e da Intel ainda apresentam alguns problemas de desempenho. Mas será que a empresa das GeForce RTX consegue assumir este compromisso a longo prazo?
Este artigo tem mais de um ano
Mineração de Inteligência.
E la vamos ter um aumento de preço das placas gráficas 🙁
As gráficas usadas são as Nvidia H100, gráficas essas de uso exclusivo pela IA. Fica descansado/a que as gráficas que usas para jogar Crysis e para minerar moedas falsas continuam ai sem ser afetadas por isto.
Agora pode haver é o caso em que a Nvidia se vire mais para as gráficas de IA uma vez que é aí que está o futuro, ao invés de vender meia dúzia de gráficas para nerds montarem o seu setup.
Os insumos e fabricação são praticamente iguais. O valor de todas placas serão afetados, Como citou anteriormente, cada vez mais a Nvidia vai focar em IA, já que a demanda supera em muito a capacidade de produção
Agora já não há problemas ambientais xD
Se a fonte de energia qual o problema?
*for verde
Por mim nenhum, mas gostava de saber a opinião daqueles que defendiam que mineração de bitcoin era um perigo para o ambiente.
Quando sabemos que existe imensa energia verde deitada fora por falta de armazenamento
Só uma pessoa que tenha sistema fotovoltaico ou energia do poste é que continua a minerar, caso contrário está a queimar dinheiro. Desde que o ethereum passou a POS o mining acabou.
Se calhar também vai precisar de muitos quenianos.
Mais uma crise de gráficas…
RIP gamers.