Sam Altman regressa à OpenAI como CEO
Sam Altman e a OpenAI têm estado no centro de uma verdadeira tempestade. Após ter sido despedido no passado fim de semana, o cofundador da empresa que criou o ChatGPT tem estado a entrar e a sair desta, sem um rumo definido. Agora tudo parece finalmente tratado e Sam Altman regressa oficialmente à OpenAI como CEO.
Não foi clara a forma como Sam Altamn foi dispensado da OpenAI. Alegações de que não seria totalmente claro e honesto com o conselho levaram ao seu afastamento imediato e à atribuição do cargo a outra funcionária da empresa. Além dessa pessoa, mais 2, entretanto, assumiram esse cargo.
No início da semana tudo parecia finalmente resolvido e Sam Altman chegou a ser apresentado como funcionário da Microsoft. Iria estar ligado ao desenvolvimento da IA da gigante do software, com total liberdade para gerir as suas equipas. Estas poderiam bem vir da própria OpenAI.
We have reached an agreement in principle for Sam Altman to return to OpenAI as CEO with a new initial board of Bret Taylor (Chair), Larry Summers, and Adam D'Angelo.
— OpenAI (@OpenAI) November 22, 2023
We are collaborating to figure out the details. Thank you so much for your patience through this.
Esta era uma situação que causava algum desconforto, dada a pressão dos próprios funcionários da OpenAI, que ameaçavam abandonar a empresa. Tudo fica agora resolvido e mais calmo, com a informação de que Sam Altman regressa oficialmente à OpenAI como CEO.
A somar a esta mudança, a própria OpenAI terá mudanças internas. O conselho de administração será alterado profundamente e ter novos elementos. Estes ainda não estão definidos, mas muito em breve a nova estrutura deverá ser apresentada à empresa e aos investidores.
Este artigo tem mais de um ano
Na atualidade, foguete também dá ré. Tempos modernos.
o Bom bom filho a casa “entorna!”
Apetece dizer: “Que jogada de mestre”.
Da Microsoft
Era o resultado esperado já na 2ª Fª, quando 738 dos 770 empregados da OpenAI tinham assinado uma carta a dizer que – ou Altman voltava à OpenAI, ou iam ter com ele à Microsoft, que disse que recebia todos. Assinou a carta também Ilya Sutskever, um dos quatro membros do Conselho que aprovaram a destituição de Altman.
Desses quatro saem três (Ilya Sutskever sai do Conselho mas fica na OpenAI).
Do atual Conselho são conhecidos três membros: Adam D’Angelo, executivo-chefe do Quora, que transita, Bret Taylor, ex-executivo da Salesforce e Lawrence Summers, ex-secretário do Tesouro.
E não se sabe mais nada, incluindo a alteração de estatutos. É de esperar que o modelo corporativo em que a empresa OpenAI “para obter lucro” (criada em 2019) era uma sucursal da empresa OpenAI “sem fins lucrativos” (criada em fins de 2015) e em que os investidores, como a Microsoft, não tinham poder de decisão seja alterado. Mas não é o único investidor. Diz o NY Times que:
“A Thrive Capital, que está a liderar uma nova oferta de financiamento que valorizará a OpenAI em mais de US$ 80 mil milhões, disse que continuaria a fazer parceria com a empresa “agora e no futuro”.
É muita massa.
Eu já tinha dito isso na outra notícia que ele tinha ido para a Microsoft. Ele tinha voltado a ceo da open ai
Claro que tudo isto é a Microsoft a trabalhar nos corredores, agora passou a ter um novo conselho da cor da Microsoft e assim 49% manda em tudo.
13B de investimento a dar resultado
Tudo Marketing…. Tudo jogadas de bastidores…