PplWare Mobile

Quase 70% receiam que a Inteligência Artificial acabe com muitos postos de trabalho

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Francisco Teixeira says:

    É inevitável que isso venha a acontecer, mas não é propriamente uma novidade porque muitos postos de trabalho já têm vindo a ser extintos à medida que os grandes sistemas de informação têm vindo a alterar a forma como se adquire conhecimento.
    Se estamos a falar do OpenAI eu espero para ver o que vai acontecer, mas alguma coisa vai acontecer.

  2. Profeta says:

    Todas estas crises provocadas pelos DDT levam sempre alguns ao desemprego. No caso da IA tambem acredito que levara, mas ira abranger certos grupos mais ligados a tecnologia. A nao ser que comecem a substituir as pessoas por robots. Mas tambem ja nao digo nada, tudo pode acontecer da noite para o dia. Isso tudo aliado (nao esquecer) a quantidade de pessoas que levou a vacina covid e que nao sabe o que lhe ira acontecer daqui por uns anos. Estes tipo de coisas ja estao calculadas a imenso tempo. Eles sabem bem o que andam a fazer, conhecem a nossa psicologia e como reagimos. Nao acredito que seja assim tao radical a extincao de alguns postos de trabalho mas que ira acontecer ira. Principalmente para patroes sem escrupulos que so vem o lucro selvagem. E ha tantos assim por esse mundo fora.

    • Francisco Teixeira says:

      Já estão a ser substituídas muitas pessoas por Robots, mas os ditos Robots são virtuais e ninguém os vê.
      Sistemas de atendimento, helpdesk, transcrições, traduções, comercio online, etc., são tudo áreas em que os Robots já estão a trabalhar em larga escala sem que ninguém os veja.

  3. Luis R says:

    -Meter as maquinas a trabalhar para nos;
    -Adotar medidas para Reduzir População Humana para metade;
    -Reduzir Consumo;
    -Ser sustentável
    Todos ganhariam

    • Fusion says:

      Adotar medidas para Reduzir População Humana para metade;

      E como fazes tu isso?
      Moeda ao ar para ver que pode ou não ter filhos?

      Defines um filho por casal? Se houver “acidentes” como se resolve?

      Eu percebo o teu ponto e concordo, mas ter filhos é a liberdade individual de cada um, simplesmente não se pode proibir as pessoas de terem filhos.

      Quanto ao resto concordo em absoluto contigo

      • Luis R says:

        Sim, Fusion é muito dificil, teriamos todos de ganhar consciencia para tal, o trabalho é demorado e demora muios anos, seculos talvez, mas devia haver consciencia e responsabilidade para isso. Nós, especie humana, claramente somos os Deuses na Terra. Temos o poder de construir/destruir, de ver o futuro, de construir o futuro, de planear, de agir. Não podemos continuar a desculpar o indesculpavel, somos nos que temos de agir, os caezinhos, os gatinhos, as zebras, os leoes, os tubaroes, etc etc nao vao fazer nada, somos nos que temos esse dever

    • Grunho says:

      Pelo contrário, o que os capitalistas querem é meter em Portugal mais migrantes, a pretexto da diminuição da natalidade e da “emigração dos jovens qualificados”. A supremacia dos capitalistas em relação ao trabalho assenta no chamado “exército industrial de reserva”, que é um largo excedente de “gado humano disponível” (como eles dizem…) em relação ao gado utilizado. É esse excedente que lhes permite arrasar com a frase “vês ali aqueles todos à espera do teu lugar?” e fixar eles próprios o preço da força de trabalho, sempre no nível mínimo de sobrevivência ou muito perto. A penúria de mão de obra é a melhor de todas as notícias para quem vive do trabalho, mas os capitalistas não vão consentir nisso e já estão a mover influências para repovoar o exército industrial de reserva.

    • LA says:

      Cuidado em relação ao “Meter as maquinas a trabalhar para nos”, porque se a coisa não for bem feita e com regras, podemos passar a ser nós a trabalharmos para as máquinas, ou até chegarmos ao ponto, delas já não precisarem de nós, ou nos verem, como uma ameaça.
      Em relação à redução da população mundial, cuidado, porque o que dai vier, pode ser perigoso.

  4. Rafa says:

    Se bem me recordo existiu em tempos um posto de trabalho que consistia em acender e desligar os candeeiros de rua 1 a 1. Penso que esta profissão se designava por lumieiro. Ora com a eletricidade a tomar conta das cidades esta profissão foi extinta, assim como tantas outras com o desenvolvimento da humanidade. Se isto coloca receio? sim, claro que sim, mas podemos olhar para a história e prepararmos-nos para a previsivel evolução não fazendo desta um bicho de 7 cabeças.

    Claro que vão haver profissões que se vão extinguir com a evolução da IA, isso também nos vai levar mais longe como civilização. A questão é que para lá chegarmos precisamos “dos novos substitutos de lumieiros” que podem ser os próprios lumieiros com sede de mais.

    “Ah e tal, mas há muito boa gente perto da reforma que já não consegue ou não faz sentido ir aprender novas tecnologias” – sim é verdade, acontece que aí o que falha não é da evolução, mas da mesma instituição que faz os novos profissionais que já possuem esse conhecimento irem procurar noutros países – o Estado.

    • Francisco Teixeira says:

      Com a eletricidade apareceram os eletricistas
      Com os carros apareceram os motoristas
      Com as rede sociais apareceram os influêncers
      Com os Reality Shows apareceram os parasit*****:):)

  5. Grunho says:

    Os capitalistas até podem ter dinheiro para comprar inteligência artificial. Mas não têm QI para a produzir, programar e manter os sistemas informáticos de maneira a utilizá-la e tirar sempre proveito dela. Portanto, para isso tudo vão sempre depender de outros que sabem, coisa que eles detestam. O recurso dos capitalistas (e logo dos portugueses…) à AI vai ser muito inferior ao que se imagina.

  6. Inteligencia Profetizada says:

    A inteligencia artificial principalmente dos governos dos USA, China e Russia vão colaborar entre si para controlar ou eliminar a grande ameaça… inteligencia que se prese vai concluir o obvio, será que você tem inteligencia suficiente para adivinhar qual é essa ameaça? Colossus: The Forbin Project (1970)

  7. João says:

    Fui na sexta a uma balcão das finanças. Estava vazio mas mandaram-me embora porque ainda só atendem por marcação. Estamos em maio de 2023, alguém saberá explicar o porquê? Por esse caminho podem ser os primeiros a ser substituídos.

  8. compro essa também says:

    Não podem, já estão a ser, o que é bem diferente…

    Mas foram eles que mandaram ?

    Talvez não…mas e o povo ?

    Concordou, ou deixou, ou não contrariou …

    E não é ou foi só nas finanças …

    Hoje eles mas amanhã …

    Fácil de se ver …

  9. compro essa também says:

    Já agora para quem não sabe e quiser saber …

    ( https://archive.org/details/colossus-the-forbin-project-1970 )

    ….

    😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.