PplWare Mobile

Programadores usam mais IA, mas confiam cada vez menos na tecnologia

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. LA says:

    A IA, na programação, apenas ajuda, em algumas situações, na produtividade. Em outras situações, é mais o tempo que passamos a encontrar o problema e a corrigir, o mesmo.

  2. ShadowMan says:

    Por isso é que há cada vez mais bugs e erros em aplicações. As pessoas agora não treinam a lógica e o raciocínio mental. Programar é mais do que alcançar uma solução, é sobretudo como percorrer o caminho até à solução.

  3. Jorge Pires says:

    Se não sabem algoritmia, não sabem pensar, nem o que querem, CLARO que a IA não serve para nada! AGORA pessoal que as entrevistas perguntam para que serve este ou aquele comando… E selecionam baseados nas respostas… É definitivamente para RIR!!!

  4. Cláudio says:

    As minha experiência é semelhante: para coisas básicas e repetitivas até pode permitir agilizar o desenvolvimento (eu utilizo para traduções e documentação de código que desenvolvo), mas para implementação de algorítmos, principalmente os mais avançados, é um risco.

    Já tive imensas situações em que o código parece estar bem, mas depois tem erros lógicos com a introdução de erros obscuros e difíceis de depurar.

    Depois temos aquelas situações de pedirmos para documentar um bloco de código e o agente alterar outra secção no ficheiro só porque sim.

    Uma das últimas situações que tive foi ele ter sugerido código que referenciava uma função da plataforma que não existia. Quando confrontei o agente com essa situação, em vez de admitir o erro como habitualmente, continuou a insistir fazendo referência a linhas de código no repositório git que não existiam. Mesmo fornecendo o código completo, continuava a dizer que o código estava incompleto e que a função existia noutra parte do ficheiro. Quando submeti a captura de ecrã com o código da secção onde o agente indicava que a função estava implementada, admitiu o erro (corretamente interpretando o screenshot), para no parágrafo seguinte alucinar novamente e dizer que a função existe na mesma linha onde claramente não existe (neste caso, o gemini pro).

    Por isso, neste tipo de sistemas nunca devemos confiar por predefinição e trocar fiabilidade por agilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.