PplWare Mobile

Portugal: aprovada Agenda Nacional de Inteligência Artificial

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. há cada gajo says:

    E quando é que haverá uma agenda para a Inteligência Natural ??

  2. MACnista says:

    MAIS IMPORTANTE ainda, uma agenda para a Saúde e para o problema dos médicos, – ou a falta deles – e para o INEM, isso é que era.

    Baniram os cartazes do Ventura a dizer que “Isto não é o Bangladesh”… pois não, é PIOR!!!

    • Zé Fonseca A. says:

      Falta de médicos?
      Portugal é dos países do mundo com mais médicos por habitante.
      Médicos em Portugal e não licenciados em Portugal.
      Tantos anos a debater o mesmo tema e ainda não aprenderam, o problema do SNS não é falta de médicos nem falta de dinheiro, o problema é má gestão central e má gestão local.
      Tens casos raros de hospitais em Portugal que trabalham bem, embora já tenham sido muito melhores, Braga, Leiria e Cascais, isto porque passaram a ser geridos como se fossem empresas privadas mesmo sendo parte do SNS. O de Leiria chegou até a ser o único hospital público com lucro.

  3. Manuel da Rocha says:

    Portanto, são como o costume: “Vamos investir 300 milhões, na IA.”.
    Afina são 7000 milhões, para consultadoria, 3500 milhões, para formações, dada por criadores, de conteúdos e 300 milhões, para investir, na arquitectura. Mesmo assim, chegam a 2030 e gastaram 40000 milhões, porque precisaram de 20000 milhões, para comissões e marketing publicitário.

  4. Matiofsky says:

    Se Portugal quer ser um farol da IA para o mundo, é muito relevante ter uma agenda e iniciativas nesse sentido, o plano nacional é um facto mobilizador de pessoas e instituições!

    Já alguém anunciou o lançamento da Amália (https://chatamalia.ai/) em Portugal? Sabe, por exemplo, aconselhar alunos em idade escolar em várias matérias, dar uma receita para um prato típico da nossa gastronomia e resumir as notícias do dia, e é GRÁTIS!

    • Grunho says:

      Portugal já é um farol para o mundo. Uma lamparina de azeite.

    • John Doe says:

      Que giro https//chatamalia.ai (chata amalia lol) só permite fazer login com o google.

    • João says:

      Acabei de TENTAR experimentar – não é admissível que exija autenticação com conta da Google, ou qualquer outra.
      Felizmente que não ainda somos LIVRES para decidir que não queremos utilizar na nossa vida pessoal.
      A cabecinha serve para pensar.
      No entanto, obrigado pela referência.

      • Matiofsky says:

        Acabei de descobrir que este projecto não é o llm Amália financiado pelo PRR (esclarecido nas FAQ). Quem está por detrás disto tinha de saber que o Amália está em construção e mesmo assim não o chamou de Eusébio, e construir uma narrativa que lhe desse um vida distinta, o porquê da sua criação e que valor acrescenta no panorama de soluções IA.
        A IA não é uma escolha, e tal como o excel, que na sua altura deve ter revolucionado escritórios de contabilistas, mas com o tempo as pessoas aprenderam a manusear e potenciou outro tipo de trabalho, veio para transformar, resta saber como, onde, quando.
        O chatGPT Health penso que ilustra bem o potencial da IA. Fazemos medições bio médricas, medimos a actividade fisica, fazemos análises ao sangue e outros. Um dia vamos a um médico, que faz uma análise e diagnóstico dos dados que apresentamos, e provavelmente prescreve uma terapeutica para a doença/condição. Que papel é reservado ao doente neste processo? A análise foi bem feita ou é necessário outros meios de diagnóstico? A terapeutica é unica ou há alternativas? De que forma evolui o doente após iniciar a terapeutica? O que se espera é que a IA ajude o doente em todo este processo.

  5. Grunho says:

    A IA faz parte da contra-revolução do mercado de trabalho. Da maneira que a querem usar os capitalistas, serve para forçar despedimentos em massa, metendo ao bolso os salários, e ao mesmo tempo repovoando o exército industrial de reserva, forçando a baixa dos salários dos que se mantiverem a trabalhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.