Elon Musk perdeu esta batalha! OpenAI rejeitou oficialmente a proposta de compra
Elon Musk parece ter uma ideia fixa sobre a OpenAI. A gigante da IA já lhe foi mais próxima, tendo acabado por não permanecer ligado à empresa. A mais recente movimentação foi a tentativa de compra, mas que agora cai completamente por terra. O conselho de administração rejeitou oficialmente a sua oferta.
OpenAI rejeitou proposta de compra
A oferta de 97,4 mil milhões de dólares feita pelo CEO da Tesla a 10 de fevereiro foi oficialmente rejeitada pelo seu destinatário. Este é um grande revés para os planos do empresário e uma vitória para Sam Altman. A tentativa de aquisição pareceu prejudicar os planos de Sam Altman de transformar o braço comercial da startup numa Corporação de Benefício Público (PBC). Isso liberta-a do controlo da organização sem fins lucrativos para garantir mais investimento.
“A OpenAI não está à venda, e o conselho rejeitou por unanimidade a última tentativa do Sr. Musk de interromper a sua governação”. Foi o próprio Bret Taylor, presidente da organização sem fins lucrativos da OpenAI, que o revelou numa mensagem publicada no X.
Os advogados de Elon Musk haviam revelado esta semana que o seu cliente retiraria a oferta. Para isso bastava que o conselho da OpenAI concordasse em “preservar a missão da instituição de caridade e estipular que o sinal de ‘à venda’ fosse removido dos seus ativos, interrompendo a sua conversão”.
"OpenAI is not for sale, and the board has unanimously rejected Mr. Musk's latest attempt to disrupt his competition. Any potential reorganization of OpenAI will strengthen our nonprofit and its mission to ensure AGI benefits all of humanity."
—Bret Taylor, Chair, on behalf of…
— OpenAI Newsroom (@OpenAINewsroom) February 14, 2025
Recorde-se que Elon Musk processou a OpenAI e Sam Altman alegando que a empresa afastava-se da sua missão fundamental de desenvolver IA para o “benefício da humanidade” e entrara numa “fusão de facto” com a Microsoft.
Neste novo cenário, a OpenAI não teve de alterar os seus planos para evitar a tentativa de aquisição de Elon Musk. Isto acontece por ser a própria organização que a rejeitou de imediato. Ainda assim, não se sabe que efeito secundário poderá esta tentativa de compra ter no futuro da empresa.
Mesmo que a oferta atual de Musk tenha expirado, isso pode ter influenciado o montante da compensação que a OpenAI terá de pagar à sua organização sem fins lucrativos para se desfazer dela. Em breve este valor e as restantes imposições vão ser reveladas.
” ….. Elon Musk perdeu esta batalha! …” Há uma guerra? Onde? Já houve feridos, mortos?
São negócios, não são guerras…no mínimo, guerras comerciais (…)
Depois fica difícil não dizer que existem guerras ideológicas nos média e derivados, obviamente, nada imparciais ou sequer inocentes …
Antes de comentar, pesquisa:
batalha
A forma batalha pode ser [segunda pessoa singular do imperativo de batalhar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de batalhar] ou [nome feminino].
batalha
(ba·ta·lha)
nome feminino
1. Acção geral de guerra, entre dois exércitos ou duas esquadras. = COMBATE, LUTA
2. Oposição de forças ou de ideias. = LUTA
3. Discussão acalorada.
4. Esforço para conseguir algo ou para superar dificuldades. = LIDA, LUTA
“batalha”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2025, https://dicionario.priberam.org/batalha.
Concerteza. Na próxima vez antes de comentar, venho aqui pedir-lhe consentimento. Também conceder-lhe o direito da ” prima nocte ” e porque não, a permissão para existir. Stammers , és tu? PS- Já tive sorte do link não ter sido o da wikipédia, ao menos isso.
Musk ficou muito desagradado quando viu o irmão mais novo, Trump, ao lado de Sam Altman a anunciar um projeto de 500 mil milhões de dólares para criar centros de computação para desenvolvimento da IA da OpenAI.
Esta cena agora é só para dizer ao mano que a OpenAI pertence aos inimigos, que a quis comprar para a trazer para o “nosso lado” mas eles não permitiram.
O mano, que fez dele primeiro-ministro dos EUA, não deixará de ter isso em consideração.
Esses dois têm uma longa história partilhada. Odeiam-se mutuamente. Musk tem as duas razões, e Altman as dele. Quem é culpado é que nem interessa sequer, face ao benefício. O benefício do ódio mútuo destes dois só favorece o consumidor final. Vão impulsionar o mundo da AI sempre em competição serrada. Para nós, a qualidade aumenta, funcionalidade, e preço 🙂
O pupilo de trump está a aprender muito bem as regras do jogo:
1 – Atacar, atacar, atacar;
2 – Admitir nada, negar tudo;
3 – Independentemente do que acontecer, reclamar a vitória e nunca admitir a derrota.
só estragavam uma casa 🙂
pena que essa casa seja o mundo! que agora está a ficar ainda pior de dia para dia