Os empregos mais vulneráveis aos avanços da IA
Uma das maiores preocupações dos trabalhadores no que toca à Inteligência Artificial é a possibilidade de um dia estas tecnologias serem capazes de substituir diferentes profissões atualmente ocupadas por humanos. Agora, de acordo com um estudo, há uma série de profissões que são mais suscetíveis de serem substituídas pela Inteligência Artificial.
Trabalhos que poderiam facilmente ser substituídos por IA
O estudo, feito por uma equipa de professores da Universidade de Nova Iorque, da Universidade de Princeton e da Universidade da Pensilvânia, revela que os postos de trabalho em maior risco de serem substituídos por ferramentas que usam IA como o ChatGPT são os de ensino, bem como os de telemarketing. Surpreendentemente, os programadores não estão no topo da lista.
Para chegar a esta conclusão, os professores utilizaram uma metodologia desenvolvida em 2018, que, como um dos autores do estudo explica no Twitter, consiste em:
Mapear 10 áreas em que a IA estava a avançar (reconhecimento de imagem, reconhecimento de voz, modelação de linguagem, jogos de estratégia abstrata, etc.) para 52 competências utilizadas em profissões.
The key insight was to map 10 areas in which AI was advancing (image recognition, speech recognition, language modeling, abstract strategy games, etc) to 52 abilities used in occupations.
4/10
— Rob Seamans (@robseamans) March 6, 2023
Depois de fazer este mapeamento, os dados são combinados com informações da base de dados do departamento de trabalho. Esta combinação determina a importância das competências em IA em mais de 800 postos de trabalho e chega ao que os investigadores chamam "uma pontuação de exposição profissional à IA", que apelidaram de AIOE.
Quanto mais elevada for a AIOE num trabalho, maior é a probabilidade de a IA substituir os humanos.
Telemarketers e professores de línguas: os empregos em maior risco
Apesar de haverem receios noutras áreas, os resultados concluíram que os empregos em maior risco de serem substituídos por IA são os do ensino. O primeiro lugar, no entanto, vai para os telemarketers. Enquanto os investigadores salientam que até agora a IA nestes postos pode servir como uma ajuda adicional aos seres humanos, os bots de modelação linguística podem ser capazes de os substituir totalmente.
As posições de ensino de línguas e literatura podem também ser facilmente substituídas por uma ferramenta de IA como o ChatGPT. De acordo com o estudo, a IA é capaz de melhorar a forma como os professores "atribuem trabalho", sendo mesmo capaz de "desenvolver materiais de ensino". Especificamente, os trabalhos que são mais suscetíveis de serem substituídos por IA são os seguintes:
- Telemarketers.
- Professores de língua e literatura inglesa.
- Professores de línguas e literaturas estrangeiras.
- Professores de história.
- Professores de direito.
Existem, além disso, diferentes indústrias vulneráveis a modelos de IA. São as seguintes:
- Serviços jurídicos.
- Títulos financeiros, contratos de mercadorias e outros investimentos financeiros.
- Agências de seguros, corretoras e outras atividades seguradoras.
- Fundos de seguros e de benefícios dos empregados.
- Intermediação de crédito não depositário.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano