PplWare Mobile

OpenAI quer ensinar os seus modelos a serem honestos sobre os seus erros

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Max says:

    Não sei se todos deram conta, mas quando o OE 2026 estava em discussão, apareceu um boato na web de que o IUC para os carros anteriores a julho de 2007 ia subir. Considero elucidativo que já contei:
    “Max 3 de Novembro de 2025 às 10:24
    Fui ler a proposta de lei do OE 2026 e não há lá alteração nenhuma. Por isso a suposta alteração é TRETA da web (com os chatbots a ajudar – o ChatGPT até me inventou um artigo 11º da proposta de Lei do OE 2026 que alterava o Código do IUC).” Outro aspeto curioso é que os chatbos (ChatGPT e Perplexity) baralhavam a informação de um site que inventou isso sobre a proposta do OE 2026, com a informação de sites credenciados sobre a proposta do OE 2024, do governo de António Costa (caiu entretanto) – onde, de facto, isso esteve previsto.
    Quando se enganam os chatbots são bastante persistentes e persuasivos a reafirmar o erro. Essa de inventar o artigo 11º foi demais. Ajudam, são rápidos, mas para uso profissional é preciso verificar. Advogados e juízes que não verificam e dá m**** são uns atrás dos outros.
    Em todo o caso, convém ponderar se um “chatbot mente” e atribuir-lhe até uma intenção (“mente para continuar a ser útil”). Analisei a questão recentemente e não se trata disso.

  2. Rerere says:

    Ok , isso ja me aconteceu , o ChatGPt ja me pediu desculpas , depois de ter inventendo artigos da lei que nao diziam nada do que ele dizia que diziam ….nao ha problema , verifico sempre com 2 ou 3 IAs o que ele diz .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.